sexta-feira, 24 de maio de 2013
Indonésia está interessada em comprar o porta-aviões espanhol "Príncipe de Asturias"
Desde que a Armada Espanhola retirou o porta-aviões "Príncipe de Asturias" de serviço, em fevereiro passado, o mesmo vem atraindo muitos interessados em sua aquisição.
O Príncipe de Asturias (R-11) encontra-se nesse momento atracado no arsenal de Ferrol, aguardando um comprado e ao mesmo tempo, segue os trabalhos de retirado do seu material útil.
Os planos anteriores, para aquele que foi a jóia da coroa para a Armada Espanhola por 30 anos, era o desmantelamento do Príncipe de Asturias (R-11), mas o Ministério da Defesa da Espanha abriu a possibilidade de venda.
Cada dia que passa, aumentam o número de países interessados no Príncipe de Asturias (R-11). Em abril passado, o jornal espanhol "La Voz de Cádiz", informou que países árabes e asiáticos tinham interesse no Príncipe de Asturias (R-11). Porém, não mencionou quais países desejam ter o porta-aviões.
Uma delegação da Marinha da Indonésia chegou à Ferrol no final de março para visitar o Príncipe de Asturias (R-11) e conhecer de perto suas capacidades. No entanto, seu governo descartou a compra. Se esse país comprar o Príncipe de Asturias (R-11), o mesmo entrar para o seleto clube dos países detentores de porta-aviões. Na Ásia, somente China, Índia e Tailândia operam esse tipo de belonave. A Tailândia opera o porta-aviôes HTMS Chakri Naruebet, que é quase idêntico ao Príncipe de Asturias (R-11). O porta-aviões foi construído entre 1994 e 1996 em Ferrol e foi entregue à Armada da Tailândia em 1997.
O Ministério da Defesa da Espanha colocou à venda, no mês passado, o Príncipe de Asturias (R-11) por somente €68 mil. Para efeito de comparação, o porta-aviões brasileiro São Paulo (A12) comprando junto à França em 2000 por cerca de US$ 12 milhões. O potencial comprador poderá assinar um contrato à parte para a modernização do Príncipe de Asturias (R-11), com a Navantia. Uma frofunda e custosa modernização foi o que acarretou na baixa do Príncipe de Asturias (R-11) na Armada Espanhola.
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Brasil?
ResponderExcluirCaro demais a reforma e depois a manutenção, e a Marinha já foi privilegiada com submarinos e o progarma nuclear, ao meu ver é melhor submarinos que porta aviões no momento, depois há outras aquisições antes, Prosuper nem começou.
ResponderExcluir"""Programa de Obtenção de Meios de Superfície (Prosuper), que prevê a construção no Brasil de cinco fragatas de 6 mil toneladas cada uma, de cinco navios-patrulha oceânicos de 1.800 toneladas e de um navio de apoio logístico de 24 mil toneladas.
Esse pacote deve exigir investimentos de cerca de € 5 bilhões."""
Uma pergunta, que tipos de aviões poderão ser usados neste porta aviões? os sea harriers não são mais fabricados(pouso vertical). será que se pode operar com f18, mig 29, ou rafale?
ResponderExcluirEsse não era o único porta-aviões que a Espanha tinha?
ResponderExcluirTomara que algum outro país que não seja o Brasil,compre esse navio logo,pois CHEGA de sucata em nossas forças armadas ! Por favor não vamos cooperar com a poluição dos mares !
ResponderExcluirConcordo inteiramente .
ExcluirAo que parece a mentalidade da Marinha está mudando, recusaram algumas banheiras velhas do reino unido, graças a Deus.
Mudando de assunto,mas falando de geopolitica ainda...
ResponderExcluirTenho lido bastante sobre a possibilidade da Russia entregar os misseis S-300 a Siria, seria possivel no momento da entrega Israel destruir tais baterias de misseis? e caso Israel fizesse isto (destruir algo em mão ainda dos russos), Israel teria peito de encarar a Russia? Viajando um pouco mais, Israel tem poderio belico para encarar a Russia?
Israel não tem legalidade para isso. Se Israel atacar qualquer navio mercante russo, eu aposto que Israel sofreria retaliações russas.
ExcluirEu pensei nele na MB, não acho tão velho, mas a modernização realmente desfaz o encanto ainda mais que a própria Espanha descartou...
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