Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Irã apresenta seu caça "invisível" ao mundo, o Qaher 313

52 comentários:

  1. Uma coisa é comprar caças estrangeiros por bilhões de dólares. Outra coisa é produzí-los às dúzias se tens tecnologia nacional.
    Se o Irã tiver, digamos 100 desses, eu digo que NINGÚEM irá atacá-los. As perdas de vidas e equipamentos seria intolerável.
    Quem tem uma Aeronáutica forte é quase invencível no seu território.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Juliano, por favor, leia a matéria deste magnífico site especializado em defesa. Esse "caça"não passa de um engodo iraniano, impossível em concepção de voar. http://www.defesanet.com.br/ho/noticia/9538/Ira---Qaher-313--Melhor-Isso-Que-Nada
      Vamos parar de bater palmas para maluco dançar, gente.

      Excluir
    2. Pra começo de conversa: O DEFESANET nunca foi especializado em nada. Naquele site eu só respeito um colaborador desse site, o Alexandre Beraldi, que fala de armas leves. Hoje eu posso lhe dizer que apesar do Informante só ser mantido por mim, o Informante hoje é o melhor site de defesa, geopolítica e história militar do país.

      Aposto que se esse caça fosse sueco, o DEFESANET faria um texto super baba ovo, afinal a SAAB patrocinar esse site, não é mesmo?

      Em contrapartida, pessoas que escrevem para grandes sites de aviação elogiam o caça iraniano e falam que ele seria ótimo para atacar a US NAVY:
      http://www.businessinsider.com/irans-new-indigenous-fighter-qaher-313-david-cenciotti-2013-2

      Excluir
    3. Esse DEFESANET aí? http://www.apublica.org/2012/03/alunos-de-clouseau/

      Excluir
  2. Com embargo ou não, eles estão desenvolvendo seus próprios meios. Aqui vamos seguindo a modernização dos F-5, o nosso super tucano é composto quase na sua totalidade por material americano, não podemos nem vender o mesmo sem pedir permissão para os EUA.

    ResponderExcluir
  3. Juliano, suas ponderações são exatas. E sobre severo embargo os Persas produzem caças de 1ª linha, essas sanções já deveriam estar sendo aplicada ao estado judeuss. Esse CS/ONU tem dois pesos e meias medidas;( e o BRASIL brigando p entrar p esse clube de monstros ) Deus p meus amigos ainda q errados e os diabo p o meus inimigoa ainda q certos. E espero q o BRASIL se espelhe e medite e q n EMBRAER ou outra , faça um caças de 4,5+ geração capaz de atravessar o país, = ou melhores q os Su-35 "S" Rússos ,já está passando da hora ainda q frankstein.A FAB precisando de novos caças de atake e interceptação. A segurança do n país só agradece. P Ontem. Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      Você fugiu da escola ?

      Excluir
    2. O Brasil não precisa de presa para se rearmar. E outra: Por que o Brasil tem que desenvolver um caça que atravesse o país, sendo que não há nenhum caça no mundo que faz isso?

      Excluir
  4. Como deu erro no envio da mensagem no tópico sobre minas iranianas vou perguntar aqui uma dúvida sobre algo que li lá, foi dito que o Irã tem veículos não tripulados em formato de tubarão, qual AUV seria essa? Nunca ouvi falar fiquei curioso, e falaram também que rebeldes líbios desenvolveram armas por controle remoto quais foram e se usaram foi com qual sistema? Acho que foi vc Michel que citou sobre isso se não engano lá no tópico. Aproveito completo a pergunta tem como alguma arma ser controlada a distância sem GPS ou todas necessitam automaticamente do GPS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Irã tem robôs anfíbios em formato de atum melhor dizendo. O nome eu não sei, pois eu não vi nenhuma notícia sobre isso, só fotos.

      Nunca soube que os rebeldes sírios desenvolveram armas controladas por controle remoto? Veja: http://www.youtube.com/watch?v=Nl9h6adqz7M

      Lógico que tem formas de controlar sistemas à distância, por internet e por rádio são dois exemplos.

      Excluir
  5. Juliano
    Vc acha que alguém está protegido dos EUA se desenvolver 100 aviões de combate mesmo que stealth? Cara os EUA tem mais de 10 MIL aviões em sua força aérea. Dizer que tem ou não tecnologia stealth não quer dizer que seja para todos, UAVS americanas foram stealth contra a Líbia mais não foram no Irã onde foram detectadas e hackeadas. Contra países como EUA, Rússia e China ninguém vai ter tecnologia stealth que não seja detectada, se o Irã provou que tem tecnologia para detectar UAV americana stealth pq os EUA não teria tecnologia para detectar avião stealth do Irã? Perdas humanas e materiais ninguém quer ter em regiões pobres como Líbano ou faixa de Gaza, agora o Irã tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, mais de 200 bilhões de barris cada barril custa mais de 100 doláres, só de petróleo o Irã tem 20 e cacetada de TRILHÕES de dólares, tem alguma dúvida que os EUA, França e Grã-Bretanha exitariam em perder dezenas de milhares de soldados para se apoderar de tamanha riqueza? O que são sejamos racionais e imparciais, o que são dezenas de mihares de soldados mortos comparado a se apossar de dezenas de trilhões de dólares? Se a OTAN vai ou não um dia conseguir dominar o Irã pode ser até discutido mais que vão invadir futuramente a vão isso é fato ninguém se iluda, e ás sanções já trabalham para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os EUA não tem 10 mil aviões, de onde você tirou isso? A USAF tem menos de 5.500 aeronaves, desses 2.402 são caças de combate. É inegável o poderio aéreo americano, mas você já viu eles irem à guerra sozinhos?

      Cem caças furtivos aliados a outros modelos de 4ª ou 4,5ª geração são suficiente para intimidar os EUA.

      A tecnologia furtiva russa é diferente da ocidental. A linhas furtivas dos aeronaves russas é diferente e ainda os russos podem envolver suas aeronave em um campo de plasma, coisa que ninguém faz no mundo.

      Os americanos nunca foram especialistas em contra-medidas, logo ninguém tem notícias de que eles são capazes de detectar um objeto furtivo.

      O Irã recebeu sistemas de guerra eletrônica e treinamento da maior potência nessa área, a Rússia. Creio que nesse campo os iranianos estejam a um passo dos americanos.

      O Irã tem isso a seu favor: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/10/russia-forneceu-ao-ira-equipamentos.html

      Excluir
  6. Contra Israel pode ser até que o Maher 313 passasse desapercebido dos radares de Israel, não sei se Israel domina tecnologia stealth pelo menos nunca ouvi falar de Israel ter domínio sobre essa tecnologia, mais contra os EUA que dominam amplamente a tecnologia stealth duvido que fosse bem sucedido o Maher 313.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os americanos podem até dominar a tecnologia "stealth", mas essa já foi desdenha pelos russos em um documentário exposto somente aqui, no Informante. Veja: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/01/russia-invisivel-cacada-ao-invisivel.html

      Veja que o pai das aeronaves furtivas americanas é um russo.

      Excluir
    2. Michel Medeiros mais isso depoi de 32 anos com esse aviao voado em territorio russo que eles conseguiu abater um
      imagina oque os americanos nao tem hj .

      Excluir
  7. *Qaher 313, eu confundi o nome acima

    ResponderExcluir
  8. Irã está cuidando da sua soberania. Todos nós sabemos que os EUA estão interessado em dominar a riqueza do Irã a qualquer custo. Esse negócio de arma nucleares é desculpa perfeita que os EUA e seus capachos conseguirão para aplicar sanções. Irã deve continuar fazendo suas bombas nucelares a qualquer custo.Se não, o que aconteceu com Iraque e Líbia pode acontecer com o Irã.

    O caça do Irã pode não ser um dos melhores, mas o país está em busca de perfeição, pois batalha e investe. Diferente dos Brasil que parou no tempo. Nem foguete brasil consegue mandar pro espaço.


    Edson Dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil não parou no tempo. Tanto a FAB como a Embraer tem projetos de caça de quinta geração. O Irã sabe onde o seu calo aperta, do mesmo modo o Brasil. O Brasil não tem inimigos e não precisa correr para se rearmar. A austeridade é a chave para uma nação soberana.

      Excluir
  9. http://mod.ir/sites/default/files/images/f313.17.jpg << Mostra detalhe interno da construção do Caça.
    Construção diga de passagem muito ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Irã vai exportar esse caça, logo não precisa ficar cuidando da estática. Veja o cockpit do caça mais moderno russo e veja que ela é mais simples e rústico do que os caças ocidentais, sobretudo o Raptor, mas todos sabem que o caça russo é superior. E outra: Lembre-se do primeiro protótipo do PAK-FA T-50, ele parecia que tinha sido construído com sucata.

      Excluir
  10. É admiravel a persistencia deles em sobressair, apesar dos embargos! O Brasil deveria se mirar nesse modelo e se conduzir da mesma forma, empreender como faziamos antigamente, quando criamos o AMX e muitos outros projetos bem sucedido em diversas areas, e graças a isso teremos no futuro um submarino nuclear, por exemplo!

    ResponderExcluir
  11. Desta nao estava à espera, tenho de admirar o Irão, eles sao bem desenvolvidos mesmo apesar das sanções. o michel poderia mostrar aquele video do irao que pos no facebook aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele em que eu até comentei no facebook e voçê respondeu que o irao esta se a tornar um grande pais, mostra o desenvolvimento cientifico do irao, com crescimento de 1000% nessa área, metade da população usa net, etc. nao me lembro do novo do video.

      Excluir
  12. Gente vamos colocar a mão na consciência dá pra ver que o "caça" acima referido nada mais passa de: um demonstrado de tecnologia ou um simples avião de treinamento. Dizer que essa pipa é a salvação do Irã é um pouco demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEHHEEHEHEH esculachou o aviãozinho do Irã

      Excluir
    2. Quer dizer que Irã apresenta um caça furtivo para treinamento de seus pilotos? De onde você tirou isso? Se isso é um caça de treinamento, imagine como será a versão de combate do mesmo.

      Excluir
  13. Esse aviãozinho não deve fazer ser capaz nem de derrubar um de nossos AMX, percebe-se só de olhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sites especializados em aviação estão a elogiar o caça iraniano, por que você, que aposto que não é especialista na área desmerece a façanha iraniana. Lembre-se que os iranianos são descendentes dos persas. Nem preciso falar quem foi os persas, né? E na boa: Acho que nem israelenses e americanos são capazes de derrubarem um piloto experiente da FAB em um F-5 no dogfight.

      Excluir
    2. Eu sempre achei interessante as pessoas (do Brasil) na net falarem que o Brasil tem os melhores pilotos do mundo. Por quê? Que história militar o Brasil tem utilizando a força aérea se não derrubando aviões de traficantes nas fronteiras ou bombardeando pistas de pouso no meio da floresta?

      Não é uma crítica, só nunca vi em nenhum forum militar gringo mencionarem o Brasil como tendo os melhores pilotos.

      Excluir
    3. A experiência de combate conta e conta muito, mas ela não é um fator preponderante em guerras. Veja o exemplo dos pilotos israelenses, que tinham experiência e treinando inferior aos árabes, mas que sempre se sobressaíram. As técnicas de combate nas melhores e maiores Forças Aéreas são praticamente as pessoas, cabe o piloto colocá-las em prática ou não durante um combate. Nossos pilotos sempre que participaram de jogos de guerra sempre dão uma aula. Os franceses e americanos são sempre vitimas dos F-5. Você nunca viu pilotos estrangeiros elogiarem os pilotos brasileiros? É meu caro, uma pena que você não tem o hábito de pesquisar. Se você pesquisasse o que os pilotos americanos falaram dos pilotos brasileiros do 1º GAV e do 14º GAV no Red Flag em Nellis de 2008 você não teria levantando essa questão. Os pilotos brasileiros estão entre os mais capacitados do mundo. O fato de possuímos equipamentos inferiores fez com que nós nos superássemos e inovássemos.

      Excluir
    4. #fato: Os pilotos Brasileiros da FAB foram considerados os melhores na Segunda Guerra Mundial, e o são até hoje independente da tecnologia que dispõe! Concordo com voce Michel Medeiros! O revanchismo patético e estupido dos exilados pelo Governo Militar e hoje mandatários do poder terem sucateado as Forças Armadas não afetou a capacidade dos nossos pilotos! Helena Pugliesi helenapugli@hotmail.com

      Excluir
    5. Sinceramente eu nunca vi nenhum documentário do Discovery Channel afirmar que os pilotos brasileiros eram os melhores pilotos da Segunda Guerra Mundial. Eu como grande fã da Luftwaffe, jamais poderia concordar com tamanho sacrilégio. Não houvera melhores pilotos na Segunda Guerra Mundial que (na ordem): Alemães, Soviéticos, Ingleses, Americanos, Japoneses, Finlandeses e Sul-Africanos. A Força Aérea Brasileira só fez missões de bombardeiro, nós não tivemos nenhum ás na Segunda Guerra Mundial.

      Excluir
  14. Típico do brasileiro. Come cuzcuz mas arrota caviar. Nem Mockup o Brasil tem. Tudo vendido para empresas estrangeiras, do que estão rindo? ...

    ResponderExcluir
  15. Está toda gente a falar do novo caça iraniano como se altera-se consideravelmente o resultado de um futura provável guerra, é bastante obvio que se houver guerra o irão perde-a, claro que não o podemos subestimar, mas também não podemos subestimar os EUA nem muito menos a OTAN, a minha previsão é que vai haver mesmo uma guerra entre irão e EUA e irá ser sem duvida das maiores guerras que já houve no mundo e por esse mesmo motivo a NATO vai ajudar os EUA nem que seja passado um tempo, e aí quando a NATO entrar na guerra o Irão não irá ser destruído, irá ser exterminado, com o gigantesco poderio militar da NATO. Quer tenha caças de ultima geração ou não, a NATO é muito superior que qualquer outra aliança ou pais, quer em numero (retirando a china) como em qualidade em todos ramos, força aérea, exercito e força naval. as guerras não são ganhas só pelo "ar" embora ajude consideravelmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer um caça furtivo na mão do Irã não altera consideravelmente a guerra? Já imaginou se o Irã afunda ao menos 2 porta-aviões americanos, cada um com 90 aeronaves de caças fixas? Isso no mar e já pensou se os americanos entram no Irã por terra? Nossa! Aí eles quebram de vez e Rússia, China, Brasil e Índia assumiram a vanguarda do mundo. Eles não atacaram o Irã ainda por conta disso. Eles viram que perderam força e viu os BRICs ganhar força com depois da guerra ao terror.

      Excluir
    2. Claro michel mas não estou a falar só dos EUA mas sim da NATO, claro que os BRIC estão a crescer mas ambos sabemos bem e o mundo também que quem continua actualmente no topo a nível militar e economico é a NATO, por exemplo a europa está MUITO fragilizada economicamente e continua a ser a maior economia do mundo, isso já diz alguma coisa, e ainda mudará muita coisa, não sei se já viste mas a europa e os EUA estão a ponderar fundir as suas economias, a europa e os EUA ainda são gigantes e destacados mesmo estando nesta terrivel situação, os EUA continuam a ser a super potencia mundial, França e Reino Unido mantêm as suas posições, Alemanha, Polonia, Suecia, aumentam seus gastos militares, tanto os EUA como França e UK continuam a ser potencias nucleares, a Russia não quer problemas com o ocidente, pelo contrario querem muito melhorar as suas relações com a europa, só não fazem mais por causa dos EUA. Temos escudo antimissil, e mais temos bases militares em todos os pontos do mundo, e os BRIC têm? se têm aposto na Russia. Claro que poderiam afundar dois porta-avioes michel, eu acho bastante provavel isso acontecer e acho que de facto vai acontecer, mas isso é muito relativo, os porta avioes nunca andam sozinhos andam sempre com fragatas multifunçoes a escoltalos, e nas aguás do irão não irá ser excepeção, pelo contrario estarão protegidos até aos dentes. O ocidente está enfraquecido de facto michel os BRIC estão a crescer e ainda bem que lutam pelo crescimento dos seu países e o povo dos mesmo deviam ter orgulhos nos seus países, mas a Europa e os EUA estão longe de ser águas passadas, com isto todo dos BRIC, eles farão de todo para crescer novamente a níveis muito sgnificativos, é essa a natureza dos ocidentais, querer ser mais que todo mundo, eu sou ocidental e apoio essa ideia, desde que não seja á custa de destruir outros povos que não têm culpa ninhuma por causa de petroleo...
      Cumprimentos.

      Excluir
    3. "é essa a natureza dos ocidentais, querer ser mais que todo o mundo" até hoje sempre o conseguiram e acabam sempre por o conseguir.

      Excluir
  16. É muita baboseira nesses comentários,essa ultima então. O irã afundar 2 porta-aviões americanos foi demais até para mim que sou ante-americano é difícil imaginar. Esse michel só pode está de brincadeira ou tomou todas...Só a Russia é capaz de fazer frente aos americanos com danos irreverssíveis para ambos...Fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessao que quiser fazer comentários em MEU BLOG tem que ser uma pessoa polida, que saiba respeitar os comentaristas, sobretudo o editor do blog. Eu cansei de ver pessoas se reportando a minha sem o minimo de respeito. A próxima vez que você falar que falei uma baboseira, o faça com argumentos. Eu falei sobre o afundamento de 2 porta-aviões americanos no campo das hipóteses, você não percebeu isso?

      O Irã está investindo em submarinos, minas navais, lanchas-lançadoras de mísseis e torpedos para atacar os navios americanos no Golfo. Todo mundo que estuda a guerra naval sabe que colocar um porta-aviões no Ormuz é louca, uma vez que a belonave não pode manobrar com facilidade e isso faria ela uma presa fácil para os iranianos. Oficiais da Marinha Americana mais recatados já disseram que o Irã não teria poderio para destruir dois porta-aviões americanos somente, mas sim toda a 5ª Frota americana. Quem afirmou isso foi um almirante que me fugiu o nome. Inclusive já postei essa notícia aqui.

      O almirante William Joseph Fallon, quem foi chefe do USCENTCOM disse certa vez que apresentaria sua demissão caso foi ordenado que a 5ª Frota atacasse o Irã. Ele faria isso pois sabia que as chances do Irã destruir a mesma são grandes. Eu jamais falo coisa sem nexo! Eu jamais falo coisas sem estar embasado! Por tanto, a próxima vez que você quiser falar que eu falei besteira, apresente argumentos, não falácias!

      Excluir
    2. Veja o que o almirante Fallon já falou sobre a guerra naval com o Irã:
      http://en.wikipedia.org/wiki/William_J._Fallon

      Excluir
  17. Quero ver voando de verdade, nada de linha reta com uma péssima qualidade de imagem!

    Primeiras impressões:

    - Não lembro de ter visto avião stealth com asas tão pequenas e cuja seção da ponta é inclinada para baixo.

    - O cookpit é extremamente pequeno e seu painel mais ainda, sem grandes visores ou mostradores.

    - Até mesmo o assento do piloto é extremamente pequeno (aliás….que assento é este ??)

    - Os canards são aparentemente fixos….. e desproporcionais para o tamanho total do avião.

    - O 313 tem um conjunto de duplas asas…. estranho…. asas menores na parte frontal e pouco maiores na parte mais atrás…. com as bordas duras nas da frente e viradas para baixo nas de trás….

    - Entradas de ar extremamente pequenas…..

    - O “bico” do avião é muito pequeno, não parecendo haver aí nenhum tipo de radar….

    - O piloto fica sentado com a cintura acima da lateral do avião…. e esta a menos de 1,5 metro do final do bico do avião…

    Tá muito estranho isso aí, e a menos que o Irã tenha inovado em TUDO, inclusive armamento (pelo tamanho minusculo do avião), pra mim tão pagando embuste.

    ResponderExcluir
  18. A galera aqui tá demais,tá certo em querer defender o Irã,mas daí dizer que isso sj algo extraordinário,grandioso,ultramegaestupendo chega a ser irracional.
    Menos galera,eles sofrem embargos ,estão na alça e na massa de mira DUSAMERICANOS,e que com muito custo conseguem criar e copiar algumas armas;mas dái a dizer que já estão tão capacitados a desenvolver uma tecnologia em que muitos países com muito mais condições e capacidade e sem embargos ,estão correndo atrás,é querer forçar a inteligência alheia, basta ver que é algo grotesco e muito mal feito ,isso não é demonstrador de nada é pura fanfarrice e propaganda pra cegos e alienados,de lá e de qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  19. O caça iraniano é futurista, por isso que não vemos caças com tal desenho. Mas os americanos já trabalharam em caças com asas desse tipo, como o Boeing Bird of Prey.

    Sobre o bico do caça iraniano, é semelhante a um caça americano, se eu não me engano. Eu vi fotos comparativas.

    ResponderExcluir
  20. E daí que eles estão embargados? É justamente porque eles estão embargados que eles estão a desenvolver armas. Veja que eles quiseram comprar Su-30 e S-300 e a Rússia se recusou. E hoje eles estão avançando em passos largos para independência bélica.

    A Alemanha estava embargada antes da Segunda Guerra Mundial e mesmo assim desenvolveu as melhores armas e tinha os soldados mais bem treinados do mundo.

    Eu não vi nada mal feito. Eu quando vi o PAK-FA T-50 pela primeira vez, eu sim tive a impressão de que era algo mal feito. Mas passando-se os dias vi que se tratava do mais poderoso caça do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel, por caso nao viu falar de um exercício militar naval americano em 2002 que simulava uma guerra contra o Irão? li que foi um fracasso, com simulações de grandes perdas marítimias. O nome do exercício é Millenium Challenge 2002.

      Excluir
    2. Em 2002 não havia metade da tecnologia que havia hoje, e muita coisa mudou Fábio...

      Excluir
    3. E também muita coisa mudou no irão, nao te esqueças, nao foram só as grandes potencias que avançaram, o irão ta muito mais capaz que ha dez anos, est a avançar e bem, teve um grande crescimento cientifico (1000% acho que em dez, o maior crescimento do mundo nesse tipo), capturou um drone americano, dos mais avançados do mundo, o que mostra que eles em guerra cibernética tao bem avançados, e houve um relatório em que eles cegaram com um laser um satélite da cia. Eu nao estou a defender o irao, mas sim factos, numa guerra nao ha tipo bons ou maus, e estou-me quase nas tintas para o facto de um guerra poder ocorrer porque sei que consequências graves assim viriam e os paises aprenderiam a lição de nao exagerarem nos interesses, e se essa guerra ocorresse decerto seria uma estupidez. Com a crise em que estamos uma guerra destas nao é opção.

      Excluir
    4. Em 2002 havia metade da tecnologia que havia hoje? Não concordo! Pouco coisa mudou de lá pra cá. A área que mais avançou foi a robótica militar e de aviões não-tripulados.

      O MC02 não posso dizer que foi um fiasco, mas ele não serviu de nada, haja vista a guerra de egos que o tenente-general Lt. General Paul K. Van Riper tivera com o vice-almirante Marty Mayer.

      Excluir
    5. Não se trata apenas de interesses, mas sim da segurança na região, e o Irão devia e irá ser esmagado... tenha ele o que tiver...

      Excluir
  21. Irã sempre dá debate kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, isto sempre acontece quando os enlatados midiáticos são postos em prova. É uma das caraterísticas que difere o homem das ovelhas.

      Excluir