Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Os helicópteros da AvEx

12 comentários:

  1. Michel, uma perguntinha: Qual a patente dos que operam as metralhadoras que ficam ao lado dos helicopteros, como nesse video: http://www.youtube.com/watch?v=dhrcgg8jHDs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Forças Armadas não são como as polícias brasileira, onde um policia de uma determinada patente pode utilizar submetralhadora ou fuzil... Qualquer soldado pode ser um operador de metralhadora, basta provar suas capacidades.

      Excluir
    2. Entendo. É que prestarei o concurso da EsSA este ano e, a princípio, queria aviação, mas descobri que quem pilota é apenas o oficial egresso da aman e o sargento da EsSA serve como mecânico, apenas.

      Excluir
  2. Eles são mecanicos de voo, tambem conhecidos como fiel da aeronave, http://vootatico.com.br/quando-o-mecanico-de-voo-pode-desembarcar-da-aeronave/
    são sargentos especialistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez vi uma reportagem do Otávio Mesquita na AvEx e não foi isso que eu vi.

      E não pegue o que acontece nos EUA para servir de base para nós.

      Veja as operações dos Night Stalkers, eles na aeronave só tem o piloto, co-piloto e geralmente um ou dois operadores de metralhadora que não são mecânicos.

      Excluir
    2. Tem certeza, anonymous? Já mandei uma pergunta para a EsSA mas, por algum motivo, não responderam o que eu pedi (e desde quando algum site governamental responde?).

      Excluir
    3. Entra diretamente no site do Centro de Instrução de Aviação do Exercito:
      Claro o otavio mesquita deve saber muito mais...rsrs
      http://www.ciavex.ensino.eb.br/cursos.html

      Curso de Formação de Sargentos de Aviação:
      O Curso de Formação de Sargentos de Aviação é o único curso de formação que qualifica sargentos combatentes de carreira do Exército Brasileiro fora da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog).
      Atualmente, a formação do futuro Sargento de Aviação está dividida em dois períodos: o básico e o de qualificação. O período básico é desenvolvido no 12º Grupo de Artilharia de Campanha, localizado na cidade de Jundiaí, SP. O período de qualificação é desenvolvido no CIAvEx.

      Excluir
    4. Eu já reparei meu equivoco, não viu?

      Excluir
    5. Desculpe, não vi, de qualquer forma isso demonstra a sua virtude,além do fato da retificação provar o porquê do blog ser uma excelente fonte de consultas.
      Parabéns!
      Se quiser apagar o comentário irônico e desnecessário, esteja à vontade.
      Abraços.

      Excluir
  3. Nas FFAA não existe isso de qq soldado,na FAb não é qq soldado que opera a metralhadora de tiro lateral ddos helis,mas sim sargentos especialistas em material bélico,MB e EB tb têm seus critérios ,mesmo pq serão tripulantes das aeronaves e não meros soldados que serão pegos num dia pra seram artilheiros dos helis.
    No caso do EB o caminho é ESA mesmo,se fossse assim qq alistado seria artilheiro e não é isso que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me precipitei no que disse. De fato não é qualquer um que pode ingressar na AvEx. As tripulações dos helicópteros do EB é composta por sargentos ou oficiais.

      Eu não disse que qualquer um pode ser operador de metralhadora, eu disse que o operador de metralhadora pode ser qualquer pessoa que mostre suas habilidades. No caso da AvEx, o operador de metralhadora pode ser qualquer um, mas tem que ser sargento ou oficial que já tenha provado suas habilidades.

      Agora, na infantaria, qualquer cabo pode operar uma metralhadora.

      Excluir
    2. Em tempo, a abreviatura FFAA é errônea.

      Excluir