A empresa aeronáutica russa Irkut desenvolverá um caça de ataque leve a partir do caça de instrução avançada e ataque Yakovlev Yak-130 "Mitten", comentou uma fonte da indústria bélica russa citada por jornal russo Izvestia.
Esse novo caça terá uma versão de exportação para consolidar a posição da Irut no mercado internacional, onde caças de ataque têm muita procura.
Segundo o Izveztia, o sistema de controle de fogo do novo caça terá uma mira equipado com um sistema óptico infravermelho capaz de detectar alvos em condições meteorológicas complicas, tanto de dia como a noite.
A aviônica embarcada do novo caça estará orientada ao uso de armas de alta precisão guiadas a laser ou por satélite. O caça também poderá fazer uso de armas não-guiadas muito provavelmente.
Os aviões de ataque leves são muito requisitados por países em desenvolvimento por serem relativamente baratos. Eles custam no máximo US$ 15 milhões e são de fácil uso. Os caças mais requisitados da atualidade é o caça ítalo-brasileiro AMX International, o britânico BAE Hawk e o tcheco Aero L-39 Albatros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário