Da esquerda para a direita: Manmohan Singh, Valérie Trierweiler e François Hollande |
Índia e França concluíram ontem (14) as negociações sobre acerca de um contrato de US$ 6 bilhões para aquisição de mísseis terra-ar de curto alcance.
O acordo foi celebrado durante a visita do presidente francês François Hollande à Índia, onde o mesmo se encontrou com o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.
Essa foi a primeira vez que Hollande realizou uma visita à Ásia desde que chegou ao poder e isso fez Singh dizer que isso demonstra a importância das relações entre a França e a Índia.
"O presidente Hollande e eu trocamos ideias sobre uma série de questões bilaterais, regionais e multilaterais de interesse comum", disse Singh.
Hollande e Singh também discutira à venda de caças Dassault Rafale para a Índia.
"As discussões sobre o contrato MMRCA estão progredindo bem. Concluímos as negociações sobre os mísseis terra-ar de curto alcance, que, uma vez aprovado pelo governo, será co-desenvolvido e co-produzido na Índia", disse Singh acrescentando que os laços de defesa entre a Índia e a França "estavam prontos para chegar a um nível qualitativamente novo."
O projeto para aquisição de mísseis antiaéreos de curto alcance é um co-desenvolvimento entre a Índia e a França, que será realizado pela empresa francesa MBDA e a indiana DRDO, para implatação de um sistema de defesa antiaérea para a Força Aérea e Marinha Indiana.
Hollande viajou à Índia acompanhado de um grande contigente de líderes empresariais franceses, incluindo Eric Trappier, chefe-executivo da Dassault, empresa que está a esperar a assinatura de um acordo para vender 126 caças Rafale para a Índia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário