Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mulheres etíopes denunciam a administração forçada de contraceptivos em Israel


"Se seu médico esconder de você os efeitos secundários do medicamento que está lhe receitando e você não tem outra maneira de averiguar, seu direito de decisão está sendo infringido", diz Orit Isaschar, porta-voz da Associação Israelense para os Judeus Etíopes. Orit coordena uma das ONGs de direitos humanos que há poucos dias enviou uma carta ao Ministério da Saúde exigindo a suspensão imediata da administração de injeções de Depo-Provera – um poderoso contraceptivo de longa duração – em mulheres de origem etíope, que supostamente desconheciam seus efeitos secundários (dores de cabeça, sangramento abundante e osteoporose) e que aparentemente não foram informadas sobre a existência de outros métodos alternativos. O uso extensivo do Depo-Provera "gera fortes suspeitas de que estamos falando de uma política deliberada para controlar a natalidade nesta comunidade", dizia a carta enviada às autoridades.

O escândalo veio a público quando cerca de trinta delas ofereceram seu depoimento em um programa de televisão que tentava dar uma resposta à queda de mais de 20% na taxa de natalidade desse grupo étnico, segundo um informe da organização Isha L’Isha. "Disseram para nós que pessoas que davam à luz muitas vezes sofriam. Tomávamos a injeção a cada três meses. Nós não queríamos", contou diante das câmeras uma das etíopes que chegou a Israel há oito anos.

A maioria dessas mulheres, que são acolhidas nos chamados "centros de absorção", já recebiam – de acordo com seus próprios testemunhos – o anticoncepcional injetável nos acampamentos que a Agência Judaica administra na Etiópia, passagem obrigatória antes do translado para Tel Aviv. "Descobrimos que 57% das mulheres que iam para as consultas para receber o Devo-Provera eram etíopes e que uma vez em Israel continuaram com as injeções", comenta Hevda Eval, porta-voz do Isha L’Isha. "Suspeitamos que havia motivações étnicas para reduzir seu número de filhos porque sua taxa de natalidade é maior que a do resto", diz.

O Ministério da Saúde de Israel e a Agência Judaica afirmam desconhecer a prática de injeções com Depo-Provera. Mas os ativistas não acreditam. "É impossível que não soubessem", denuncia Orit Isaschar. "Estamos falando de anos e de milhares de mulheres afetadas, como é possível acreditar que ninguém soubesse?", conclui a porta-voz da ONG.

4 comentários:

  1. Isso é outra crime contra a humanidade...nossa.
    E a onu assiste a isso sem poder fazer nada? sem fazer sanções??

    Michel obrigado por essa noticia.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente um tapa na cara da Humanidade. Discriminação entre os Judeus simplesmente porque os Judeus etíopes tem cor escura. Racismo no mais alto grau. E o fato de estarem esterilizando forçosamente as mulheres cabe ação no Tribunal Penal Internacional. Se fosse na Alemanha o mundo estaria em um rebuliço.
    Como é em Israel, silêncio. Tomara que não.

    ResponderExcluir
  3. A maioria dessas mulheres, que são acolhidas nos chamados "centros de absorção", já recebiam – de acordo com seus próprios testemunhos – o anticoncepcional injetável nos acampamentos que a Agência Judaica administra na Etiópia, passagem obrigatória antes do translado para Tel Aviv. "Descobrimos que 57% das mulheres que iam para as consultas para receber o Devo-Provera eram etíopes e que uma vez em Israel continuaram com as injeções", comenta Hevda Eval, porta-voz do Isha L’Isha. "Suspeitamos que havia motivações étnicas para reduzir seu número de filhos porque sua taxa de natalidade é maior que a do resto", diz.======= Então, onde estão às tais instituições q punem os Africanos, árabes, latinos...o tal do TPI/CS/ONU?!?! Se fazem isso com os seus, imaginem c o pobres dos Palestinos....Enkanto os iankss forem marionetes dos judeuss nada irá ocorrer contra os mesmo, tipo sanções = ou piores q às impostas aos Persas. Vão continuar marginalizando, massacrando às minorias e os palestinos, e nada, absolutamente nada irá ocorrer contra os mesmos. Quem viver verá.Trágico.Sds.

    ResponderExcluir
  4. iSSrael, dr. Mengele manda lembranças que deverão ser entregues pelo senhor Goebbels. ONU hein! EUA hein! OTAN hein! CCG hein! Parabéns iSSrael pelas notas 10 em DESUMANIDADES.

    ResponderExcluir