Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Rússia fornece mísseis para a defesa aérea da Síria


O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que a transferência de sistemas de mísseis antiaéreos da Rússia para a Síria é um fator de desestabilização para a segurança de Israel.

Kerry disse que os EUA têm manifestado preocupação sobre o fornecimento de baterias de S-300 para a Síria, o que poderia significar problemas para a segurança de Israel.

Kerry fez essa declaração em Roma, após o Wall Street Journal reportar que a Rússia estava se preparando para fornecer mais armas para o regime de Bashar Assad.

De acordo com o Wall Street Journal, que cita dados israelenses, a Síria pagou US$ 900 milhões por 4 baterias de S-300. Agora a Síria negocia um novo pacote para o fornecimento de 6 lançadores e 144 mísseis operacionais, cada um com alance de mais de 200km. A primeira remessa poderia chegar à Síria em até 3 meses e concluído o fornecimento até o final do ano. O novo acordo também prevê que especialistas russos treinem os militares sírios.

De acordo com a inteligência americana, a Rússia começou a enviar sistemas antiaéreos modernos à Síria em 2008, quando na ocasião forneceu sistemas Pantsir-S1 (SA-22 Greyhound). A Síria tem 36 veículos desse tipo.

Em 2009, os russos começaram a atualização dos sistemas SA-3 e SA-26 Pechora-2M.

Os EUA estão particularmente preocupados com a modernização dos mísseis SA-5 Gammon. Os mísseis SA-5 Gammon poderiam abater os aviões americanos que voam a partir da base da OTAN no Chipre, base essa que foi muito importante para a zona de exclusão aérea na Líbia e seria para a Síria caso fosse preciso.

Comentário do Informante: Quando Israel comprar armas ofensivas sob a argumentativa de defesa pode, mas a Síria não pode comprar sistemas de defesa unicamente para defesa que isso representa ameaça para Israel. Lógico que os mísseis antiaéreos sírios representam ameaça à Israel, afinal Israel terá que pensar vários antes de invadir o espaço aéreo sírio e realizar ataques. 

4 comentários:

  1. Como são hipócritas esses americanos-sionistas de uma figa,
    Israel pode comprar tudo quanto é tipo de aparato militar ofensivo
    e ai inclui desde bombas de penetração passando por caças e submarinos de
    capacidades nucleares. Mas nisso os americanos não bradam.... como são hipócritas,
    Israel pode e outros países não...Lamentável...

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Erinaldo..

    Parece que somente israel tem direito de se defender. OS EUA não mostram mesma preocupação quando Israel agride seus vizinhos de forma covarde.

    ResponderExcluir
  3. A Rússia também reclamou no caso dos Patriots emprestados para Turquia, no caso da Georgia, vendas para Azerbaijão etc. È normal um país reclamar do outro em casos de vendas armas sensíveis para áreas dentro da influência.

    ResponderExcluir
  4. Quando a Russia defende a Síria, esta também defendendo-se.

    ResponderExcluir