Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Índia compra dois tipos de ATGM da Rússia


Em primeiro plano o míssil 9M119M "Invar-M"
Rússia e Índia assinaram dois contratos para o fornecimento de mísseis guiados (ATGM por sua sigla em inglês) 9M113 Konkurs e 3UBK-Invar para o Exército Indiano, informou hoje uma fonte próxima ao Ministério da Defesa da Índia.

Os mísseis 3UBK-Invar são mísseis antimaterial guiados por laser e dependendo da versão, tem alcance de 10,2 e 14,2 km.

Já os mísseis 9M113 Konkurs são mísseis antitanque guiados por infravermelho. Esse míssil em particular tem 1150 de largura, 135 de diâmetro e tem alcance desde 70 metros até 4 km.

 A fonte informou que ambos os contratos forma assinados na semana passada em conformidade com o que foi decidido pelo Comitê de Segurança do governo indiano.

Anteriormente a imprensa indiano informou que o Exército Indiano planeja adquirir 25 mil mísseis 9M113 Konkurs e 3UBK-Invar para os tanques T-90 que se encontram sem serviço operacional na Índia.

Da quantidade total, 10 mil mísseis serão comprados na Rússia. Os 15 mil restantes serão produzido na Índia sob licença.

As Forças Armadas Indianas planejam comprar no futuro cerca de 10 mil mísseis anti-tanque, também de produção russa, 9M113M Konkurs-M.

Segundo a imprensa indiano, o valor do contrato ascende US$ 240 milhões.

10 comentários:

  1. A Índia já possui tantos mísseis anti-tanques, que já tem o suficiente para destruir todos os tanques de guerra do planeta sem exagero haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do que adianta ter milhares e mais milhares de mísseis se o Exército Indiano é mal adestrado?

      Excluir
    2. O que vc disse é pura besteira. Os indianos tem tecnologia e muitas tropas de elite. É comum, por exemplo, a IAF ganhar competições internacionais. É lógico tem muito lixo militar, mas quem não tem? E não adianta ter o exército mais bem adestrado do mundo e fazer merda (ex: operação serpente gótica).

      Excluir
    3. A Força Aérea Indiana nunca ganhou um exercício aéreo se quer. Ademais, ainda que fosse verdade, o Tejas, caça indiano, tem muita tecnologia estrangeira e não é o suprassumo das aeronaves. Força de elite indiana? Não me faça rir.

      Excluir
  2. E o que adiantaria um exército bem adestrado com arsenal pequeno? Com fuzil e pistolas não se vence ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até aonde eu sei, um país com um número reduzido de armas pode derrotar até que relativamente fácil um país mal adestrado como a Índia. Veja o exemplo das guerras de Israel com os árabes: Israel sempre venceu de forma fácil por ser melhor adestrado. E nos dias de hoje, se você não possuir uma excelente indústria bélica, coisa que a Índia não tem, de nada adianta esse vasto arsenal, que diga-se de passagem é bem obsoleto em alguns aspectos.

      Excluir
  3. Isso de mal adestrado tem muito haver com a ideia que se tem do que seja melhor ou pior, quem derrotou a índia para dizer que os caras não sabem guerrear bem? Porque os soldados mais bem adestrados do mundo da OTAN não acabam com o Talibã e não acabaram com o exercito de Mahadi e os grupos especiais no Iraque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tem nada haver coma ideia de melhor ou pior, de bonito ou feio. O Exército Indiano é pessimamente adestrado, basta ver os vídeos no Youtube de exercícios militares. Além do mais, nas Forças Armadas daquele país impera o sistema de castas, ou hoje, por mais que você seja capacitado, se sua casta foi inferior, você não terá posições de destaques nas Forças Armadas Indianas, principalmente na Força Aérea. Você já viu o que todos os pilotos de caça da IAF tem em comum?

      O que você sabe sobre a Guerra do Iraque? O Exército de Mahdi, era aliado dos EUA. O Exército de Mahdi não existe desde 2008. Na Operation Charge of the Knights o Exército de Mahdi foi destroçado. Desde então não teve muita influência até depor as armas.

      Excluir
    2. 10 motivos pra ver a Índia como potência militar.

      1 - A Índia fabrica armas sim.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Equipment_of_the_Indian_Army
      http://en.wikipedia.org/wiki/HAL_Rudra
      http://en.wikipedia.org/wiki/DRDO_Nishant
      http://en.wikipedia.org/wiki/Indian_Ballistic_Missile_Defense_Program#Prithvi_Air_Defence_.28PAD.29
      http://en.wikipedia.org/wiki/Nag_missile
      http://en.wikipedia.org/wiki/Arjun_(tank)

      Existem sim fabricantes de armas modernas na Índia
      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_modern_armament_manufacturers

      2 - A Índia tem o sétimo maior orçamento militar (detalhe, um soldado indiano custa muito menos do que um americano ou europeu).

      3 - Ok, a Índia não é um grande exportador, mas é disparado o maior importador do mundo. Importa três vezes mais do que a Coréia do Sul (o terceiro maior importador). A cada importação eles adquirem muita tecnologia de ponta.

      4 - Se é pra comparar, se a terceira guerra árabe-israelense fosse hj, o total de forças árabes seriam de 950 milhões de soldados (incluso tropas palestinas), contra 179.000 israelenses. Mesmo assim, a Índia teria mais soldados ativos do que os dois lados somados, e ainda sim seria apenas uma sombra do potencial de mobilização, pois Israel usa 10% de sua população (incluso reservistas) contra apenas 0,3% da Índia.

      5 - Nem sempre qualidade decide um confronto. A URSS venceu os nazistas em Stalingrado fazendo com que um fuzil de meia tigela fosse usado por três soldados, contra a elite bem treinada da Wehrmarcht armada de metralhadoras Sturmgewehr 44. O Vietnam, Afeganistão e Somália tb servem de exemplos.

      6 - A Índia possui sim muitas forças especiais.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Special_Forces_of_India

      7 - Me diga um único "país-baleia" (leia-se USA, Rússia/URSS, China, Índia e Brasil) que foi conquistado na história da humanidade? O último cara q tentou foi Hitler. O problemas de engolir peixes grandes demais é q dá muito trabalho pra digerir depois. Imagine quantos soldados seriam necessários pra patrulhar um país com as dimensões do Brasil e com 1 bilhão de habitantes? Calcule o seguinte: os USA gastaram entre 4 a 6 trilhões de dólares pra dominar apenas 67 milhões de iraquianos e afegãos, imagine na Índia?

      8 - Me diga um só exército com mais de 1 milhão de pessoas que não tenham suas divisões internas? Ok, a Índia tem castas, mas me diga o nome de 5 almirantes negros no Brasil? (eu disse negro, não mulato).

      9 - As vezes vc pode ganhar todas as batalhas e mesmo assim perder a guerra (vitória pírrica). O resultado estratégico final é o que conta. Se vc lutou usando tropas de elite ou camponeses sujos de lama não importa. Além disso, a Índia não tem recursos econômicos, energéticos ou minerais que pudessem tornar essa aventura muito lucrativa.

      10 - Mesmo que as forças armadas indianas fossem as piores do mundo, vc não pode encarar um país com armas nucleares e esperar que nada aconteça. É bom lembrar que eles produzem submarinos nucleares (SSBN) classe Arihant armados com mísseis Agnis V que são capazes de alcançar 10.000km de distância com armas nucleares. Estaria a China disposta a perder Xangai ou os Estados Unidos a perder Los Angeles? Acho q não.

      Excluir
    3. Tudo isso que você falou eu já sei. E ainda sim acho que a Índia não é uma potência desconsiderando as armas estratégicas.

      As armas indianas possuem sistemas estrangeiras. Um país que quer ser potência não pode ser dependente de outros países.

      O soldado custa menos que o soldado europeu ou americano porque não utiliza tecnologias modernas e não é um soldado profissional.

      Um país que é extremamente depende de tecnologia estrangeira não pode se gabar de ser o maior importador de armas.

      Sua comparação entre árabes e israelenses inexiste.

      As armas soviéticas na Segunda Guerra não era tão inferiores assim. Você está a falar com um grande conhecedor do tema. Não se esqueça que a PPSh-41 fez uma grande diferença na WWII.

      Não disse que eles não tinha forças especias, apenas disse que elas não são referência.

      Para a sua informação, a Índia foi ocupada pelos ingleses. Pelo visto você não conhece a história da Índia.

      Quer ver outro país grande que foi conquistado? O Canadá pelos ingleses.

      Você já ouviu falar de "Nuclear Deterrence"? Se você não pode garantir um contra-ataque nuclear, suas armas nucleares não valem de nada. Hoje, a Índia não conseguiria atacar Israel, por exemplo, com seus mísseis. Na prática o Agni-V não existe.

      Excluir