Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

NPO Saturn testará em 2014 novo motor para o PAK-FA T-50

PAK-FA T-50

A empresa russa especializada na produção de motores aeronáuticos, NPO Saturn, começou os preparativos para começar os testes de bancada do novo motor para os caças de 5ª geração PAK-FA T-50.

Segundo o chefe do departamento de projetos Lyulka, empresa que integra o grupo NPO Saturn, Yevgeny Marchuk, disse ao site de informação técnica russo “e-mash” que os testes do novo motor começará em 2014.

“O protótipo do motor pode ser fabricado em dois anos e em seguida começarão os testes de bancada. Se trata de um motor completamente novo, por isso demoramos tanto para desenvolvê-lo”, explica Marchuk. Segundo o engenheiro, o peso especifico (a relação entre o peso de uma substância e seu volume) da nova planta propulsora será 30% superior ao AL-41F (o chamado “Artigo 117””, disse Marchuk.

Espera-se que o custo de manutenção do novo motor durante todo o ciclo de sua vida útil seja quase um terço mais barato do que o do motor AL-41F1S, bem como os custos de sua produção.

“O novo motor para o caça multifuncional de 5ª geração PAK-FA, conhecido como fase segunda ou Tipo 30, será significativamente diferente do Artigo 117,  que é utilizado atualmente. No entanto, esse último se instalará nos primeiros caças PAK-FA de série até que seja desenvolvido o Tipo 30.

Segundo com dados preliminares, o motor AL-41F1  se distinguirá por seu maior empuxo e por economizar combustível. Segundo informes sem confirmação oficial, a planta propulsora será capaz de produzir um empuxo de 107 kN em voo de cruzeiro e 176 kN em pós-combustão.

Hoje o empuxo máximo (em pós-combustão) de cada um dos motores turbofan (turnorreator de dois fluxos) AL-41F1  que são usados nos caças Su-35S é de 85 kN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário