Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 24 de novembro de 2012

Os americanos temem as minas iranianas, afirma almirante iraniano

Navio americano simula a detonação de uma mina submarina
O comandante da Marinha do Corpo dos Guardiões da República Islâmica (IRGC), o almirante Ali Fadavi, disse recentemente que a poderosa presença iraniana em águas do Golfo Pérsico e as minas submarinas fazem a Marinha Americana ter medo.

Depois de mostrar o poder iraniano durante a guerra com o Iraque (1980-1988), “nossas minas deixaram um impacto tão grande sobre os americanos que eles ainda vivem com medo das minas”, disse Fadavi.

Ao falar da importância do Golfo Pérsico para os EUA, Fadavi disse que os Washington olham para a região como plataforma de hegemonia sobre o mundo devido as suas ricas reservas de energia, e acrescentou: “Mas hoje, como a presença forte e poderosa da República Islâmica do Irã, os EUA não pode agredir (a região) e agora estão se sentido um pouco a pouco paralisado e idefeso”.

Em resposta à retórica de guerra dos EUA e seus aliados, as autoridades iranianas, em muitas ocasiões, disseram que não planejam uma guerra convencional com os EUA. Ao contrário, eles planejam empregar o que é conhecido como a guerra assimétrica, em que as forças mais fracas usam meios não convencionais para superar o poder de um adversário forte.

A guerra assimétrica é especialmente apropriada para o Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, uma vez que são muito estreitos para os navios de guerra americanos manobrarem. Em face disso, os iranianos estão enchendo ás aguas da região com minas, minisubmarinos e lanchas rápadias, meios esses que estão entupidos com mísseis antinavio e de cruzeiro.

Segundo alguns relatos, acredita-se que o Irã tem cerca de 3.000 minas submarinas. Algumas estimativas creem que o Irã tem 5.00 minas, mas ninguém sabe o número exato, afinal, o Irã jamais divulga todo o seu poderio bélico.

Seja qual for o número de minas iranianas, é certo que o Irã tem o 4º maior arsenal de minas submarinas do mundo, atrás apenas de Rússia, EUA e China.

A mina EM-52 provavelmente é a mina mais perigosa do Irã, essa mina usada com as minas EM-11 e EM-31 podem levar o caos para os meios de superfície dos inimigos iranianos.

“A capacidade do Irã em implantar um grande número de minas em um curto período de tempo continua a ser um aspecto critico da capacidade indicada para negar o acesso das Forças Americanas ao Golfo Pérsico, impedir ou interromper o transporte através do Estreito”, advertiu em março o especialista em guerra naval do Center for Strategic and International Studies in Washington, Anthony Cordesman,.

O Irã tem centenas de mísseis anti-navio, incluindo 300 C-201 e 200 C-801, mísseis Noor, assim com centenas de mísseis de cruzeiro ao longo da costa do Golfo Pérsico. Isso sem contar os outros mísseis de cruzeiro anti-navio que podem ser lançados por aviões.

“É notável que os EUA nunca tiveram sucesso em atingir as plataformas de lançamento de mísseis de cruzeiros iranianos durante a Guerra do Golfo, apesar de terem sido implantados ao longo de uma área litorânea muito menor”, diz Cordesman.

21 comentários:

  1. E dizem tbm q os Persas adquiriram os torpedos Skival dos Ucranianos e c essas minas...e tb de bom p segurar à eskadra iankSS. Espero q nunca seja necessário isso. Sds.

    ResponderExcluir
  2. Esa Noticia nao e bem vinda para o pobre do EXTREME

    ResponderExcluir
  3. -
    -
    .... quem disse mesmo ?... ah general iraniano...sei !!!
    -
    qualquer marinha...séria...no mundo teme minas........fato !
    -
    agora achar que as mesmas irão deter a US Navy... melhor voltar para cama e acordar para vida.. !
    -
    a realidade é uma só......a Marinha EUA é infinitamente superior a todas as marinhas do mundo...em serviço possuem somente ....11 Porta-Aviões...
    -
    será que Irã poderá usar camelos para uma "sofisticada" divisão de lança misseis móvel ????...kkkkkk... seria furtivo ??? rs...sorry peoples... não resisti a piadinha...
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eles podem usar isso tudo ao mesmo tempo... e no estreito de hormuz. Acha que têm capacidade financeira para tal? O pense um bocado.

      Excluir
    2. Eles usarem 11 porta-aviões no Golfo Pérsico? Duvido! Se os EUA atacasse o Irã com porta-aviões, a primeira coisa que eles iriam fazer é tirar os porta-aviões de perto, afinal seriam presas faceis para os iranianos.

      Os EUA podem ter a mais poderosa marinha do mundo, mas ela não é infinitamente superior a todas. Veja que os navios americanos, por exemplo, não tem o poderio bélico dos navios russos. E não sei se você sabe, mas navios americanos tem as piores defesa antiaérea dos países mais poderosos do mundo.

      Excluir
    3. Em diversas oportunidades submarinos russos e chineses já se aproximaram de porta-aviões da US Navy sem serem detectados...o pessoal fala dos porta-aviões como se fossem armas invenciveis.
      Mesmo que os EUA tenham 11, 15, 20 porta-aviões eles não serão todos deslocados para um único ponto...cada frota tem sua cota de navios...os navios do pacifico não vão largar o Japão e Coreia do Sul para ir para o Oriente Médio por exemplo...

      Tem gente ai que poderia pesquisar aqui no blog mesmo uma matéria sobre um submarino russo que esteve recentemente no golfo do méxico.

      Excluir
  4. A marinha iraniana é pequena mas suficiente para barrar o acesso do golfo até mesmo para a marinha americana. Mas em um outro cenário a US navy posicionaria seus porta aviões no mar da arabia e dali lançaria ataques aos barcos e submarinos do irã enquanto a Usaf atacaria de bases na Arabia saudita e o Iraque ou até mesmo de solo americano ou Europeu usando seus bombardeiros intercontinentais.Portanto o Irã precisa de caças de superioridade aérea e misseis de quinta geração. Sem isso essa hipotética guerra vai ser mais um passeio americano.

    ResponderExcluir
  5. -
    -
    falo em poderio militar.... já dizem que eu falei que irão usar Porta-Aviões em massa... SANTA PACIÊNCIA BATMAN... rs
    -
    SE atacarem o FARÃO com misseis......MUITOS... para que se expor se é muito mais fácil crivar o inimigo de misseis...
    -
    só lembrando que o raio de ação de um NAv ..é de 800km.. já misseis ...adeus camelada islâmica..kkk
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você entende por "raio de ação"? Até aonde eu sei, o alcance de um porta-aviões como o USS Ronald Reagan é ilimitado.

      Os EUA sempre usam seus porta-aviões em guerras, mesmo usando mísseis de cruzeiro, no Irã não seria diferente. Isso faria os porta-aviões americanos a serem usados entrar no raio de ação dos mísseis iranianos.

      Você não disse que os EUA usariam todos seus porta-aviões, mas deixou claro a quantidade de porta-aviões americanos como forma de tentar humilhar a Marinha Iraniana. Do que adianta ter 11 porta-aviões se eles todos não serão usados?

      E sinceramente, eu estou perdendo a paciência com seus comentários pejorativos acerca do Irã. Sinceramente, palavras como "camelada islâmica" é algo que me irrita. O Informante é um espaço culto, deixe esse linguajar pra lá.

      Excluir
    2. -
      -
      ok.. você. esta correto.. as vezes extrapolo no pejorativo..
      -
      sim eles usarão NAv..se houver ataque....mais não seriam loucos de deixar os mesmos em posição de serem atacados...
      -
      face ao que o general iraniano mencionou...as minas...como se as mesmas fossem uma forma de deter qualquer ataque dos EUA contra o Irã...ledo engano...a USA Navy fará parte do ataque..não constituirá o todo...até penso que poderá entrar no cenário..bem depois do mesmo começar...
      -
      lembrando mais uma vez.....que os EUA estão se tornando auto suficientes em petróleo / gás (2017)... Oriente Médio = estabilidade ..não será um problema de segurança nacional para os EUA...
      -
      ps...Rússia sua grana fácil (extorquindo a Europa) vai secar - deve ser por isso que esta correndo para atualizar seu exército... !!!
      -
      XTREME

      Excluir
    3. O fato deles usarem os porta-aviões perto do Irã por si só colocam os mesmos em risco, afinal eles precisam estar em uma distância considerável do Irã para que seus caças possam ser utilizados. Como os caças americanos, caso do F-18 E/F Super Hornet, não tem grande "Combat radius", isso fará os porta-aviões americanos alvos de alto risco. O caça americano citado, para se ter uma ideia, tem raio de combate de 722 km para missões de interceptação.

      A Marinha Americana e os bombardeiros americanos são entram em combate primeiro.

      A Rússia pode ser o país mais poderoso do mundo, seja em economia ou poderio bélico. O que falta na Rússia é caçar os corruptos. Não fique pensando que a Rússia é um país pobre.

      Excluir
    4. -
      -
      Toda a Economia da Rússia é fortemente vinculada a combustíveis fosseis...
      -
      segundo últimos estudos ... o preço da energia nos EUA será 40% mais barata que na Europa...
      -
      se os europeus "chutarem a Rússia" (fornecedor de petróleo/gás)... a mesma entra em recessão...
      -
      face o Irã... creio que vão atacar com misseis....NAVIOS..bem longe da costa Iraniana...incursão área...MUITO depois...
      -
      XTREME

      Excluir
    5. A riqueza enérgica da Rússia é algo que alavanca a economia daquele país. Mas a Rússia tem muito mais que os países mais ricos do mundo, ou não? Uma coisa é certeza, um país rico em energia como a Rússia não passará necessidades. Uma coisa é você sabotar o Irã e a Venezuela, outra é sabotar a Rússia.

      Excluir
    6. -
      -
      o Oriente Médio...será em breve ...área de interesse da China..os EUA não precisarão mais do petróleo de lá...quero ver no que vai dar...
      -
      a Rússia atrelou (na marra) o preço do gás vendido aos europeus ao custo do barril do petróleo no mercado mundial...com abundância futura do mesmo... ou baixam e muito .. ou perdem o cliente...
      -
      fora armas e petróleo/gás... a Rússia exporta o que ???
      -
      o Brasil com seu pré-sal... bemmm.....vislumbro que o maior mercado para o mesmo ..será ...os brasileiros..rs...adeus pro álcool..bem vindo efeito estufa...gasolina vai ficar barata...o pré-sal não será ...digamos... a galinha dos ovos de ouro...que muitos sonham...
      -
      lembrando que a Argentina é rica em xisto......o mesmo que alavancou os EUA a serem uma Arábia Saudita...rs
      -
      Venezuela ... vai passar uma aragem bíblica.... só vive de petróleo..vai vender para quem...mais barato para os chineses (logística) comprarem dos árabes...
      -
      ... "a caravana passa é os cães ladram...." ditado árabe !
      -
      XTREME

      Excluir
    7. Como podemos perceber, você não domina o assunto "economia russa". Antes de começar a falar o que a Rússia exporta, eu gostaria de lembrar a você que ninguém pode prover energia para a Europa como a Rússia. A Rússia não perderá os seus clientes!


      A Rússia exporta: Armas, minerais, materiais químicos, aeronaves, veículos especiais, componentes eletrônicos, navios, motores, equipamentos de transporte ferroviário, equipamentos de telecomunicações, maquinário agrícola, tratores, equipamentos para a construção civil, instrumentos medicinais e científicos, alimentos, materiais têxtil...

      Excluir
    8. -
      -
      como ambos sabemos... a internet tem muito mais dados que nos dois.......rs
      -
      Rússia ainda mantém um nível elevado da dependência da situação nos mercados de commodities. A locomotiva da economia russa continua ser a indústria de petróleo e gás, que estimula o desenvolvimento de outras indústrias...
      -
      http://www.russobras.com.br/economia.php
      -
      face a prover energia para Europa...
      -
      dizem que o sec. XXI será do gás natural substituindo o petróleo..ok a Rússia tem vastas reservas de gás natural... mais com o mesmo se tornando abundante os preços sofrerão significativa queda......
      -
      XTREME

      Excluir
    9. Que país rico em energia não faz disso um grande negócio? Você acha que Israel, que tem uma economia baseada no intelecto de seu povo, tivesse muita energia para dar e vender, ela não iria ter uma economia baseada nisso?

      A Rússia pode se dar ao luxo de ter uma economia baseada na sua riqueza energética, outros países não. A economia russa só passa por momentos de sufoco porque quer e por causa da corrupção.

      Excluir
    10. -
      -
      mais é isso mesmo que estou falando...
      -
      nenhum país pode basear grande parte de sua economia em algo que não pode ser produzido.....Fato !
      -
      ou a Rússia investe massivamente em inovação.....ou sofrera as consequências futuras.. !!!
      -
      XTREME

      Excluir
  6. -
    -
    face a defesa ou não dos navios EUA... o que penso é ...
    -
    se qualquer nação afundar um NAv EUA.... no mínimo rola uma retaliação tático nuclear..
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discussões acerca de geopolítica devem ser embasadas em fatos e não em suposições como essa.

      Excluir
  7. Mt bom o papo, continuem...está mt bom. Do jeito q eu gosto e sei. Sds.

    ResponderExcluir