UCAV Yi Long |
A China revelou durante o Airshow China 2012 (China International Aviation & Aerospace Exhibition) pela primeira vez o Yi Long, uma aeronave não-tripulada de longo alcance com capacidade de ataque (UCAV por sua sigla em inglês).
O Yi Long foi revelado ontem, terça-feira (12), e segundo os chineses o mesmo é mais baratos que os análogos americanos e israelenses em cerca de US$ 1 milhão.
O Yi Long começou a ser desenvolvido pela empresa chinesa Chengdu Aircraft Industry Group em 2005 e seu primeiro voo de testes aconteceu em 2008. Ademais, até terça-feira passada, o UCAV só havia sido apresentado por meio de um mock-up.
O Yi Long tem aplicação militar e civil, dizem os fabricantes. Na aplicação civil, o UCAV pode ser usado geofísicos ou pós-desastres para pesquisas.
A aeronave mede 9,34 metros, tem uma envergadura de 14 metros e pesa pouco mais de uma tonelada. Ele tem um teto de serviço de 5,300 metros e um alcance de 4,000 km, e uma autonomia de pouco mais de 20 horas.
Fotos divulgadas na internet mostram que o UCAV chinês em configuração semelhante ao MQ-9 Reaper americano, com um motor na configuração “pusher”, uma calda em “V”, e uma fuselagem configurada para reduzir a assinatura de radar.
Foi possível ver o UCAV chinês dotado de misseis e um sensor eletro-óptico acoplado à fuselagem, na parte dianteira da aeronave.
Os chineses disseram que o UCAV já entraram no mercado internacional, mas não forneceram maiores detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário