Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ministro da Defesa destaca importância do apoio do Congresso para a Defesa Nacional

Celso Amorim

Em seminário realizado ontem na Câmara, o ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou a importância do apoio do Congresso na implantação de estratégias de segurança nacional. Segundo ele, o governo não pode tomar decisão que não esteja amparada pela sociedade.

Amorim, que participou de seminário promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre “Defesa Nacional e Pensamento Estratégico Brasileiro”, ressaltou a importância, por exemplo, de apoio dos parlamentares para a continuidade da destinação de recursos para os programas das Forças Armadas.

Ao falar sobre Defesa e Orçamento, o ministro citou iniciativas que precisam de apoio, como a construção do submarino nuclear; a criação de uma segunda esquadra; e mais investimentos em equipamentos modernos de mobilidade para o Exército. Amorim disse ainda que o Brasil precisa renovar a frota com aeronaves de combate, fortalecer o Centro de Defesa Cibernético e reorganizar a indústria nacional de Defesa. De acordo com ele, “a possibilidade de conflito armado não pode ser descartada”. Portanto, observou, os riscos de ameaça exigem medidas preventivas.

Na avaliação do subchefe de Inteligência Estratégica do Ministério da Defesa, major Brigadeiro Roberto Carvalho, não há ameaça de conflito bélico nos próximos 30 anos. A preocupação, afirmou, é com atentado terrorista durante a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de Futebol. Já o professor André Martin, da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que a Otan e os Estados Unidos são ameaças à soberania dos outros países. “Tropas da Otan tomaram Cabo Verde”, lembrou.

Orçamento - O ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, ressaltou a importância de a sociedade entender que é necessário ter dotação no Orçamento para cuidar da Defesa Nacional. Ele disse que, quando o cronograma de liberação de recursos para as Forças Armadas não é cumprido, a execução dos programas fica desestabilizada. “É preciso que os deputados entendam a necessidade de destinação de recursos para as Forças Armadas executarem seus programas”, afirmou.

Presidente da comissão, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) sugeriu a criação de um grupo de trabalho para propor fontes de recursos para projetos das Forças Armadas. “Precisamos dar passos longos para reaparelhar as Forças Armadas”, disse.

Um comentário:

  1. Na avaliação do subchefe de Inteligência Estratégica do Ministério da Defesa, major Brigadeiro Roberto Carvalho, não há ameaça de conflito bélico nos próximos 30 anos. A preocupação, afirmou, é com atentado terrorista durante a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de Futebol. Já o professor André Martin, da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que a Otan e os Estados Unidos são ameaças à soberania dos outros países. “Tropas da Otan tomaram Cabo Verde”, lembrou.==== Fato. Temos de reequipar n FAs , comprar mt caças p a n FAB tipo multitudo, ou então a n gloriosa EMBRAER passe a produzir os mesmos p as condições e caracteristicas dimensionais do BRASIL;drones, pelo menos uns 27 subs convencionais,+ de 5 subNucks mt subs robotizados de atake, os satélites geoestacionários....pois esses são os n "mui amigos", estaremos preparados p eles?

    ResponderExcluir