Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Militares simulam ações contra ataques a setores estratégicos


Já pensando no Pré-Sal, Forças Armadas preparam estratégia de defesa

Fragata Defensora (F-41)
Uma operação conjunta das Forças Armadas para simular estratégias de defesas a possíveis ataques a setores de valor estratégicos como portos, refinarias, usinas hidrelétricas e as usinas nucleares de Angra dos Reis. A ação, batizada Atlântico III, foi anunciada em entrevista coletiva na Escola Naval, começou no último dia 18 e irá até o dia 30, sob a coordenação do Ministério da Defesa. Cerca de dez mil militares estão escalados para participar de simulações de ataques nos estados do Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A operação será sobretudo no mar, mas também abrange parte do território nacional. Dois navios de escolta, dois de apoio e dois submarinos, além de três navios-patrulha e seis helicópteros da Marinha do Brasil serão utilizados na ação. Comandante da operação, o almirante de esquadra Gilberto Max diz que a proteção das riquezas estratégicas tem grande relação com o Pré-Sal.

- Essa é a nossa terceira operação, e cada vez mais estamos aprimorando nossas práticas de defesa. E o Pré-Sal está inserido nesse contexto. Mas as ações também serão em terra, como a na Reduc, em Duque de Caxias - diz o almirante

6 comentários:

  1. Ótimo,mt bom, assim q tem q ser, treinar , treinar e treinar, e com certeza vai faltar treinamento. Mas, qtos subs , qto ekipamemtos novos p "ajudar" nesse tarefa?O satélites geoestacionários, os dirigiveis p ajudar , as fragatas, mais td...e p ontem. Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você só sabe criticar e o pior: critica sem conhecer a causa. Quem vê você falando até parece que não tem boas fragatas, não tem ótimos submarinos... Dirigíveis para que? Dirigíveis é algo relativo novo na guerra moderna. Não sei por que você se apressa? Satélites temos, só você que não sabe. Nossa doutrina de guerra naval é uma das melhores do mundo, apesar dos pesares.

      Excluir
  2. Cara, vc ñ percebeu q pixar e sem razão, e levantar objeção vazias, sem bases. E no meu caso, tem os parabéns qdo necessário e chamar a atenção qdo n ekipamentos são poucos e ñ mt modernos...ex.: Os caças da n FAB ,os poucos subs q temos..etc,etc,etc. Kero o meus país bem armado, capaz de se defender de qlq irmão caim do norte, sejam eles qto forem. A argentina e a Líbia são exemplo p nós. Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até iria te responder, mas quando li que Argentina e Líbia são exemplos para nós eu resolvi não perder meu tempo.

      Excluir
    2. Minha sorte é que eu só entendo de reformar Jipe e Rural!

      Excluir
  3. Cara, vc está mt certo. sds.

    ResponderExcluir