Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Netanyahu ordenou 'pré-ataque' ao Irã, revela documentário


Decisão de 2010 foi barrada pela cúpula da defesa israelense, que temia que preparativos levassem à guerra; revelação foi ao ar ontem

Numa discussão acalorada em 2010, o comando da defesa israelense brecou a ordem do premiê Binyamin Netanyahu de iniciar os preparativos para atacar o Irã.

Foi o auge das tensões entre o escalão político e o militar sobre o tema e provavelmente o mais próximo que Israel esteve de cumprir suas ameaças de lançar uma ofensiva para deter o programa nuclear iraniano.

A revelação foi ao ar ontem na TV israelense, em um documentário que reconstitui a reunião de 2010 do gabinete de segurança do país com fartos ingredientes de drama e intriga de sobra.

Com base em relatos de integrantes do reduzido gabinete de sete pessoas, o programa "Uvda" (fato, em hebraico), conhecido pelo cuidadoso jornalismo investigativo, mostra como Netanyahu bateu de frente com comandantes do Exército e o chefe do Mossad (serviço secreto).

Segundo fontes próximas a Meir Dagan (então chefe do Mossad) e Gabi Ashkenazi (na época comandante do Exército), Netanyahu ordenou que o sistema de defesa entrasse em modo "F +", código para estado de pré-alerta para um ataque, no caso, ao Irã.

Ashkenazi teria imediatamente se oposto à decisão, alertando que, mesmo sem um ataque, o alerta poderia levar à guerra. "Não é algo que se faz a menos que haja certeza de que terminará com uma operação militar", disse, segundo o programa.

Para Ashkenazi, o risco de entrar em estado de pré-alerta sem planos imediatos de ataque era incentivar o inimigo a tomar a iniciativa.

O chefe do Mossad foi mais longe, acusando Netanyahu e o ministro da Defesa, Ehud Barak, de tentar "roubar" uma permissão do gabinete para a ação militar. "Vocês podem estar tomando uma decisão ilegal de abrir uma guerra", alertou Dagan.

Entrevistados no programa, Netanyahu e Barak não entraram em detalhes sobre a reunião, e disseram a decisão final sobre uma operação militar é do governo.

Netanyahu rejeita a alegação de Teerã de que seu programa nuclear tem fins pacíficos. Em campanha pela reeleição, terminou a entrevista dizendo que "enquanto for primeiro-ministro, o Irã não terá armas nucleares".

SEM COOPERAÇÃO
O diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Yukio Amano, disse ontem que o Irã não está cooperando com uma investigação sobre possíveis projetos para o desenvolvimento de armas nucleares no país.

"O Irã não está oferecendo a cooperação necessária para termos completa segurança de que não há material e atividade nucleares não declarados", disse à Assembleia Geral, em Nova York.

Amano afirmou, contudo, que a AIEA está "fortemente comprometida" em intensificar o diálogo com Teerã.

11 comentários:

  1. Só uma pergunta:Os nefastoSS SSioniSStraSS podem ter armas nucleares e os outros ñ?!?! Pq?E o q a tal da AIEA está fazendo p acabar c o arsenal dos ditos cujos judeuSS? Dois(2) pesos ,uma(1 ( medida )? Sds.

    ResponderExcluir
  2. -
    -
    armas nucleares são para os "fortes".......Irã não é....rs
    -
    se o Mitt Romney vencer nos EUA.... so restara camelos na infantaria iraniana...kkk
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode melhorar seus comentários?

      Excluir
    2. Ele (xtreme), não tem cérebro para isso
      Ass: PM Hilton

      Excluir
  3. O XTREME deve estar em casa com um pom pom gritando: Romney, Romney, Romney, Romney, Romney, kkkkk. Até parece que é o presidente americano que diz que país será ou não atacado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -
      -
      a questão é... como esse ou aquele eleito ajudara no caso de ataque por parte de Israel...
      -
      com Obama a ajuda sera "morna".....
      -
      pelas projeções da CNN... vai vencer o "mole" do Obama...
      -
      XTREME

      Excluir
  4. Ñ acredito q essa foi a reunião final antes do suposto ataque q se faria ao IRÃ. Sem o sim dos EUA, nunca iSSrael teriam condições de levar o plano adiante por motivos militares mais q sabidos, e ainda, as consequência políticas, e as posteriores retalições de toda ordem seriam insuportáveis tanto p/iSSrael como p/seus Padrinhos. Pode ter acontecido uma reunião final c/a pré-condição de um SIM dos EUA e, aí sim, já estar tudo pronto p/mais essa aventura militar do Ocidente Maravilha. Mas o q parece no momento é q a AIPAC e o governo dos EUA começaram a degradar a imagem do Bestanyahu para afastá-lo e pq as condições financeiras-EUA ñ suportariam, no momento, qq aventura militar. Penso q esse cara deve levar um sossega leão e cair fora, pq nem a Rússia tem (nunca teve) intenção de destruir iSSrael. Acorda Bestanyahu pois a bola da vez é a Ásia, China, e a grana dos EUA, além de curta, estará voltada p/conter o poderio chinês q vem aí e com certeza é muito mais importante p/os EUA. iSSrael vcs sempre foram cabo guerra, bucha de canhão, blackwater de farda e ñ é possivel q vcs ñ acordaram p/isso.

    ResponderExcluir
  5. Tanto se falam de Israel daqui e dali, até parece que Israel é capacho dos EUA, em quantas guerras Israel entrou junto dos EUA? Nenhuma, ai vc vai e confere quantas guerras juntos dos EUA entraram: Grã-Bretanha, Canada, Austrália entre muitos outros, incluindo indiretamente a própria Alemanha com suas supostas missões de paz... depois falam que Israel que é capacho dos EUA? Essa é boa né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os EUA sempre ajudaram Israel desde a guerra de Yom Kippur, e antes disse países como a Inglaterra e França ajudavam Israel contra os árabes. Você precisa pesquisar melhor a história de Israel.

      Excluir
    2. EUA sempre ajudou, mais á questão que Israel não é tão pucha saco quanto outros, os EUA fala temos um inimigo a milhares de km que está escondido em cavernas,. derrepente se criam dezenas de países enviam tropas, gastam um dinheirão porque o todo poderoso EUA diz que tem inimigo escondido e perigoso lá nos quintos dos infernos, onde a maioria dos militares desses países pelo menos soldados mal sabem quem vão combater, essa é a diferença de Israel para os pucha sacos de plantões dos EUA espalhados pelos 5 continentes mais principalmente na Europa, em parte da Asia, mais Austrália, Nova Zelândia, Canadá e monarquias árabes que agora para puxarem o saco dos EUA se dizem defensores da democracia.

      Excluir
    3. Os americanos nem sempre ajudaram os israelenses. Eles sempre vendiam armas para os árabes para serem usadas contra os israelenses, afinal os árabes tinha o petróleo, algo que sempre os americanos quiseram. Se falar que os americanos lutavam com os soviéticos pela influência nos países árabes.

      Os EUA só começaram ajudar Israel depois da Guerra de Atrito, com o Rogers Plan.


      Israel é puxa-saco dos EUA, sim! Tão é verdade que sempre ficam pedindo para que os EUA vendam essa ou aquela arma, financiam políticos americanos pró-Israel...

      Os EUA é membro da OTAN e qualquer agressão contra um país da OTAN é uma agressão a Aliança Inteira. É por isso que os EUA vão com a OTAN para todas as guerras.

      Engraçado que Israel na Guerra do Golfo e na Invasão do Iraque torcia os dedos para a OTAN atacar e os EUA teve que prover a segurança aérea do estado hebreu, não? E agora faz o mesmo, ao tentar levar os EUA para a guerra com o Irã.

      Excluir