Submarino portador de mísseis K-535 Yuriy Dolgorukiy, navio insígnia da classe
Borey
|
O Ministério da Defesa da Rússia prevê a aquisição de 10 submarinos estratégicos da classe Borey e 10 submarinos nucleares multifuncionais do Projeto Yasen, em marco do Programa Nacional de Armamento de 2011-2020, informou uma fonte militar ao jornal russo Kommersant.
Segundo a fonte, o Ministério modificou seus planos iniciais que previam a aquisição de 20 submergíveis, 35 corvetas e 15 fragatas, assim como a colocação em serviço de 8 submarinos estratégicos da classe Borey que portarão novos mísseis balísticos Bulava.
Agora o Ministério da Defesa propõe adquirir 10 submarinos da classe Borey e outros da classe Yasen, fabricados pelos estaleiros “Svemash”. Além disso, se prevê a aquisição de 6 submarinos de ataques convencionais da classe Project 636 Varshavyanka.
Segundo o jornal russo, seis dos 20 submarinos pertencerão ao Project 636 Varshavyanka, submarinos esse que são construídos pelos estaleiros Admiralteyskie Verfi (Saint Petersburg), de Leningrado.
Por outro lado, o número de fragatas a serem comprados foi reduzido de 15 para 14. Serão 8 fragatas do Estaleiro do Norte e seis do estaleiro Yantar, de Kaliningrado.
O Programa Nacional de Armamento prevê também a comprar de seis pequenos navios porta-mísseis da classe Buyan, fabricados pelo Estaleiro Zenenodolsk e seis grandes navios de desembarque Ivan Gren, fabricados pelos Estaleiros Yantar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário