Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Guerra da Ossétia: Rússia traiu o Irã e Israel traiu a Geórgia

Acima o UAV Elbit Hermes 450, um dos modelos israelenses comprados pela Geórgia
Um acordo de trocas entre a Rússia e Israel em 2008 fez com que militares russos obtivessem os códigos secretos das aeronaves não-tripuladas israelenses vendidas à Geórgia, em contrapartida, Israel recebeu de mão-beijada informações classificadas dos sistemas de mísseis antiaéreos russos em poder da República Islâmica do Irã, assim revela documentos publicados pelo Wikileaks.

Segundo os documentos, os israelenses forneceram à Moscou códigos de "data link" em troca a Rússia forneceu códigos dos sistemas de mísseis Tor-M1, que o Irã comprou junto a Rússia em 2005, assim afirma uma carta atribuída a empresa de inteligência privada Stratfor.

A Stratfor teria obtido essas informações de um informante desconhecido. O que se sabe é que esse informante era um ex-policial mexicano. O informante revelou para a Stratfor que a Geórgia tentou comprar novos UAVs de uma empresa privada mexicana, na esperança de substituir os UAV israelenses, um mês antes da guerra de cinco dias com a Rússia.

As autoridades georginas também procurou comprar munições adicionais para helicópteros, mas o negócio não evoluiu porque o fornecer Idra foi aconselhada a não firmar o negócio, uma vez que isso traria complicações políticas entre México e Rússia.

Segundo os documentos, os georgianos estavam desesperados atrás de um fornecedor e estavam dispostos a pagar a mais pelos sistemas comprados. Isso mostra o quão frenética foi a busca por sistemas de defesa em junho ao saber que a guerra se aproximava.

A Geórgia tentou vender os UAVs “comprometidos” para o Azerbaijão, mas não se sabe se o acordo fora concluído.

16 comentários:

  1. Essa notícia me parece um pouco inconsistente,fornecer os códigos de sistemas de defesa de um aliado em troca de codigos de UAV'S da Geórgia. É no mínimo amadorismo,pois sistemas como os UAV'S da Geórgia não poderiam fazer tanto estrago assim nas fileiras russas. Isto está me parecedndo,entrigas entre agências de espionagem.

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanhei a guerra da Ossétia antes delas os acontecimentos. A Rússia sempre "brigou" com Israel e Ucrânia por terem vendidos armas para Ossétia. A raiva da Rússia sempre foram os UAVs israelenses, pois a Geórgia poderia vigiar a Ossétia do Sul e a Abkhazia. Um dos maiores problemas das Forças Rússia era a mobilidade das tropas na guerra moderna. Sem UAVs, as tropas estavam vulneráveis. Os UAVs israelenses usados pela Geórgia prejudicou tanto a Rússia que a Rússia comprou alguns deles meses depois para estudá-los. Veja:

    "Depois de comprar UAVs israelenses para testes e ver pequenos fabricantes nacionais desperdiçando dinheiro público na projeção e fabricação de UAVs de qualidade não satisfatória, o Ministério da Defesa da Rússia decidiu aportar uma bela quantia para uma grande empresa que será capaz de desenvolver e produzir UAVs nacionais."
    http://codinomeinformante.blogspot.com/2012/01/russia-destinara-us-160-milhoes-para.html

    ResponderExcluir
  3. espero q nao seja verdade, pois começo a desacreditar da credibilidade dos russos caso isso se confirme...

    ResponderExcluir
  4. Essa informação não é muito relevante. Acho que a Russia não iria trair o Irã por causa de um código UAV´s. Russia é uma potência militar e poderiar projetar um UAV´s de ponta se quiser..

    ResponderExcluir
  5. Desde quando os russos são confiáveis? Não viram que eles deixaram Cuba a sua própria sorte? A Rússia é um país que segue a risca a premissa: "Estados não tem amigos, estados tem interesses."

    A Rússia começa a deixar o Irã à própria sorte, afinal a Rússia não quer ter mais um país na região para compartilhar a hegemonia. A prova que a Rússia se bandeou para o lado do ocidente foi não entregar os sistemas S-300 ao Irã.

    A Rússia tinha uma guerra com a Geórgia, naquela altura o Irã não interessa mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estourando um conflito torço muito para que você queime a lingua. Reiteradas vezes a Rússia disse qual sua posição acerca desse conflito. Recentemente, os russos atualizaram um radar na Síria que cobre Israel, Jordânia, Iraque, golfo de aqaba e norte da arábia saudita para dar a Teerã um alerta precoce de que os EUA ou Israel se aproximam de um ataque.

      Uma das tantas rodadas de sanções da ONU (assinada pela Rússia e China) proibiam a venda de armamentos a Teerã, razão pela qual não foram entregues os S-300.

      Dizer que a Rússia bandeou para o lado do ocidente é uma análise infantil, hitoricamente inapropriada que compromete a lucidez deste blog.

      Excluir
    2. Pavel concordo contigo. Essa análise de Michael é meio infantil mesmo. A Russia não vendeu os mísseis S-300, porque a ONU proibiu. Mesmo assim, a Russia continua fornecendo tecnologia para o Irã em segredo.Muitas armas que o Irã vem desenvolvendo tem ajudas da Russia.

      O nosso amigo Michael anda assistindo muito a Rede Globo...

      A Russia é parceiro de longa data do Irã e nunca abandonou o Irã.

      Excluir
    3. E não abandonará. Mesmo com as sanções a Rússia tentou enviar os S-300 através do navio Arctic Sea, em 2009, mas infelizmente o Mossad estava no encalço e conseguiu estragar a festa.

      Excluir
    4. Meu caro Michael Medeiros. e posivel que naquela epoca a Russia tenha tido esa conduta de Interesses ,Mais pelo momento Noticias que vem dela e ate aqui mesmo no BLOG Mostra uma Russia revendo as perdas e seus efeitos caso da Libia e 1 grande exemplo. do pq Urso nao ta de brincadeira com a Siria e o Iran ,neses dias . sds

      Excluir
    5. Está claro para você que a Primavera Árabe, bem como a derrocada do regime de Muammar Khaddafi é recente, enquanto o incidente que é tratado na notícia é datado de 2008?

      Excluir
    6. Meu caro Michel Medeiros. Esa notica por certo e de 2008. porem quis me referi aos dias atuas , tanto que me referi naquela epoca justamente pra mostra conciente diso, e que muitas coisas mudarao no jogo da clientela ,de influencia e poder no Oriente Medio
      SDS

      Excluir
    7. Essa notícia é atual, pois só foi liberada pelo Wikileaks agora. Naturalmente os documentos falam de uma situação que acontecera em 2008. Vocês demoraram para perceber isso, hein?

      Excluir
  6. A Rússia não tentou mandar nenhum sistema S-300 por qualquer navio que seja. O Mossad não poderia barrar um carregamento de armas russo para o Irã, pois isso seria ilegal e Israel não tem bala para fazer isso.

    ResponderExcluir
  7. A próxima vez que a alguém não manter a polidez, terá o direito a livre expressão cerceado, ouviu "Anonymous" que me chamou de infantil? Eu acompanho todo telejornal e leio quase todos os principais jornais do país, mas nenhum canal de TV faz a minha cabeça. Você me chamou de infantil, mas mostra total desconhecimento sobre as sanções impostas ao Irã. A Resolução 1929 do Conselho de Segurança da ONU impede o fornecimento de armas ofensivas ao Irã, tal como mísseis, submarinos de ataques, caças e etc. O S-300 é uma arma defensiva, portanto, não está descriminada nessa resolução. Até os próprios americanos disseram que a Rússia poderia cumprir seus contratos com o Irã, pois o S-300 era sistema defensivo.

    ResponderExcluir
  8. Pavel, veja bem: A notícia diz que a Rússia entregou os segredos do Tor-M1 para Israel em 2008. De lá pra cá muita coisa mudou. A Rússia percebeu que não poderia abandonar o Irã porque corria o perigo de ser cercada pela OTAN. De lá pra cá ocorrera a Primavera Árabe e a história do escudo antimíssies. Isso fez a Rússia rever a sua postura. Mas de 2008 até final de 2010 a Rússia fez o jogou do Irã. Essa minha opinião não compromete a lucidez do blog e fico muito a vontade para criticar a Rússia em algo pois está explicito que eu sou um simpatizante da Federação Russa. E quem disse que a Rússia estava fazendo o jogo do ocidente foi justamente o Irã e não eu.

    ResponderExcluir
  9. É a informação que eu estava procurando sobre direito civil. Obrigada!

    ResponderExcluir