Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Obama recebe hoje o provável sucessor do presidente chinês


Economia e militarização devem estar na agenda da visita de Xi Jinping

Xi Jinping

O presidente americano, Barack Obama, recebe hoje o vice-presidente chinês, Xi Jinping, provável sucessor de Hu Jintao como dirigente máximo do país. A visita é tida como uma apresentação da nova liderança do país asiático em meio a crescentes divergências entre as duas maiores economias do mundo.

Caso Obama seja reeleito e Xi confirmado como líder chinês, em processos no segundo semestre, eles terão quatro anos de convívio para lidar com temas como a militarização do Pacífico e disputas comerciais.

A China tem sido um dos temas principais da campanha eleitoral americana, na qual é caracterizada como o grande vilão da crise econômica ao roubar empregos por meio de práticas desleais, como salários baixos.

Segundo o "New York Times", Obama deve focar em temas bilaterais recorrentes, como barreiras a investimentos americanos, manipulação cambial e aumento de exportações americanas. Em 2011, os EUA tiveram um deficit de US$ 295 bilhões no comércio com a China.

A economia também está no topo da agenda chinesa. A comitiva de Xi inclui 500 empresários. A expectativa é de que haja anúncios de compras de produtos americanos, o que dará um verniz positivo à visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário