Acima o caça russo Sukhoi T-50 PAK-FA alça voou pela primeira vez em 29 de janeiro de 2010 |
Os fabricantes russos de aeronaves devem desenvolver pelo menos dois protótipos competitivos de um caça de quinta geração, disse nessa quinta-feira o vice-primê russo, Dmitry Rogozin.
“Duas variantes do futuro avião de caça devem ser desenvolvidas para incentivar a concorrência”, disse Rogozin em uma reunião com parlamentares russos.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o caça futuro deve possuir todas as características técnicas de um caça de quinta geração, incluindo elementos de tecnologia furtiva, velocidade supersônica de cruzeiro, aviônicos altamente integrados, eletrônica e sistemas de controle de tiro.
Atualmente a Rússia está testando o caça de quinta geração Sukhoi T-50, desenvolvido no âmbito do programa PAK-FA (Sistema de Aviação Futuro para a Força Aérea Tática) pelo gabinete de projetos da Sukhoi. O caça alçou voo pela primeira vez em janeiro de 2010, no Extremo Oriente da Rússia. O público pode ver o caça pela primeira vez durante a MAKS-2011, show aéreo tradicional russo que acontece nas cercanias de Moscou.
Atualmente existe 3 protótipos em testes do T-50. No entanto, está previsto a construção de mais 14 aeronaves para testes até 2015.
O T-50 deverá entrar em serviço em 2016 e substituirá gradualmente os caças MiG-29 Fulcrum e Su-27 Flanker atualmente em serviço na Força Aérea Russa.
Nota: A notícia me pareceu um tanto confusa. Será que o vice-primiê russo quis dizer que a Rússia terá dois modelos de caça de quinta geração em serviço a médio prazo, tal como nos EUA, onde a USAF terá o F-22 e o F-35 ou será que irão desenvolver duas variantes distintas do T-50, onde a Força Aérea Russa escolheria a melhor?!
Se são variantes, deduzo que seja da mesma matriz...
ResponderExcluir-
o mesmo T-50 como plataforma feito por equipes distintas..com soluções diferenciadas..
-
Mas lembre-se que os russos tem um conceito diferente. E eu não consigo entender uma coisa: Se o T-50 é de propriedade intelectual da Sukhoi, vamos supor que a Yakovlev e a Mikoyan desenvolvam variantes mais "interesses" que a Sukhoi, como ficaria a Sukhoi preterida pelo Ministério da Defesa da Rússia? Ele iria aceitar isso?
ResponderExcluirola infor. eu lembro q a russia tem 2 ou 3 fabricas diferentes q fabricam versoes diferentes do msm caça. como por exemplo, tem uma fabrica q faz o su30mki [indiano] e outra q produz o su30mkk [chines]. tem um artigo q explica isso la no areamilitar.
ResponderExcluirmas concordo, o texto esta confuso msm, ela da motivos pra pensar q se sao duas variantes do t-50, ou q outra empresa -- como a mig -- vai entrar no pareo do pak-fa.
abraços.
Você está enganado. Ao que parece, as versões do Su-30 não pode ser comparadas com essa notícia. Uma coisa é a Índia e a China fabricarem sob licença o Su-30, outra é ter duas variantes do T-50 de diferentes fabricantes russos.
ResponderExcluirola infor. discordo de vc. como disse, tem no area militar um artigo muito interessante sobre as fabricas russas. la, sukhoi, migs, yakolovs, funcinam no meu ponto de vista mais como okbs do q como fabricas em si.
ResponderExcluirvou deixar link de um artigo, q nao é o artigo q cito aq, mas cujo final defende oq estou falando:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/Aer.aspx?nn=39&P=100&R=FA
aq uma parte do que me referi:
"Fabricantes:
As várias versões do Su-27 também têm fabricantes diferentes, dividindo-se normalmente da seguinte forma:
Na KnAAPO de Komsomolsk-am-Amur na Sibéria fabricam-se:
Su-27, Su-33 e estuda-se o Su-35 monolugar.
Na fábrica de Irkutsk fabricam-se:
Su-27UB ( bi-lugar ) e Su-30MK (bi-lugar) e o Su-30MKi (para a India)
Em Novossibirsk são fabricados:
Su-34."
la msm no areamilitar tem um artigo q informa melhor oq estou dizendo.
ps: acabei de achar o artigo. aq o link
http://www.areamilitar.net/analise/analise.aspx?NrMateria=36&p=3
de qlqr jeito a noticia das duas variantes é meio confusa, e como nao sou especialista na area, apenas alguem q curte aviação, é provavel que eu esteja redondamente enganado.
rs
abraços e boa leitura.
A construção de caças na Rússia se tornou confusa com a criação da Corporação Unidade de Aviões. Sinceramente não sei como como ficou a propriedade intelectual depois da criação dessa empresa estatal.
ResponderExcluirola infor. concordo contigo, eu tbm nao sei.
ResponderExcluirnao tenho a menor ideia de como eles dividem as coisas por la; parece ser bem diferente das ocidentais, como a LM, a EMB...
por isso essa noticia me deixou tao confuso.
pra mim elas trabalham so como okbs do governo, assim como a mig hoje parece ser uma empresa realmente estatal.
ps:okbs se nao m falha a memoria, eram centro d pesquisa dentro do governo. alguns por acaso viraram a mig, a sukhoi... tem um antiga okb q virou a Myasishchev, q fabricou bombardeiros como m-4 bison, e se nao me engano tbm, este genio chamado Myasishchev fez outros varios projetos, inclusive ajudou e muito na concepção do lindissimo tu-160.
e tem tbm o caso das okbs especilizadas no espaço, q eram 2 ou mais, nao recordo quantas, isso muito, muito antes da roscomos; tem ate uma historia interessante com o genio sergei korolev e outro especialista na area, Chelomei, q substitiu korolev de forma nao tao genial, depois da morte do ucraniano.
abraços infor, mas assim, continuo ainda muito confuso com essa noticia.
ps²: infor ja ouvi falar dessa Corporação Unidade de Aviões, mas sei pouquissimo a respeito. vc poderia m dar um link ou falar mais sobre ela?
ResponderExcluirabraços
Tô sem tempo para responder, mas não melhor hora eu respondo ou melhor, tento.
ResponderExcluirrs, ok infor.
ResponderExcluirabraços e bom carnaval.