Kh-35E Uran |
Rússia e Vietnã são planejando começar em 2012 a produção em conjunto de um modificado míssil anti-navio, revelou nessa quinta-feira o responsável pelo Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar, Mikhail Dmitriyev.
“Nós estamos planejando construir fábricas no Vietnã para a produção local da versão do míssil Kh-35E Uran (SS-N-25 Switchblade), um projeto similar como a produção em conjunto entre Rússia e Índia do míssil BrahMos”, disse Dmitriyev.
O Uran é um míssil anti-navio subsônico que pode ser lançado de helicópteros, navios de superfície e bateria de defesa costeira. Tem um alcance de até 250 km e carrega uma ogiva altamente explosiva de 145 kg.
A BrahMos Aerospace Ltd, criada em 1998, fabrica mísseis de cruzeiro supersônico russo baseado no desenho dos mísseis 3M55 Yakhont (SS-N-26), fabricados pela NPO Mashinostroyenie.
O míssil BrahMos tem um alcance de 290km (180 milhas) e pode carregar uma cabeça guerra acima de 300 kg (660 libras). O míssil é efetivo contra alvos relativamente baixo (menos de 10 metros) e tem uma velocidade máxima de Mach 2,8, o que é cerca de três vezes mais rápido que os mísseis americanos do tipo Tomahawk
Tanto as versões mar e terra foram testas com sucesso pelo Exército e a Marinha da Índia e ambos já está em serviço em ambas as forças.
Brasil poderia entrar nesse projeto também...
ResponderExcluirO Brasil já possui uma certa experise no tema. Estamos desenvolvendo um míssil de cruzeiro muito superior a esse míssil anti-navio da era soviética. Devemos participar de parcerias inovadoras.
ResponderExcluir