O Ministério da Defesa da Rússia ordenou que se começasse o desenvolvimento e implementação de equipamentos de artilharia sobre rodas, os quais substituirão os sistemas de lagarta.
O primeiro obuseiro sobre rodas russo será mostrado na REA-2013, em Nizhny Tagil.
Segundo o representante da KAMAZ, Oleg Afanasiev, o novo obuseiro será desenvolvido com base no chassis do KamAZ-6560. Para que esse chassis pudesse suportar um canhão poderoso, ele foi modernizado e seu motor foi redesenhado.
"Esse é o mesmo chassi do Pantsir-S1. Ele atende as exigência dos militares. Essa plataforma é de série, por isso não há problema com sua produção", disse Afanasiev.
Ele acrescentou que a plataforma de protótipo "Koalitsiya-SV" foi enviada para a JSC Motovilikhinskiye Zavody", empresa fabricante de sistemas de artilharia na Rússia. Lá, os dois obuses serão conectados nos chassis e os testes se iniciarão. Uma vez concluídos, o primeiro lote dessa nova plataforma de artilharia será adotada pelo Exército Russo. A expectativa que os testes serão concluído até o final de 2015.
A princípio foi informado que o canhão é totalmente automático, ou seja, é recarregado e disparado remotamente. A tripulação do Koalitsiya-SV fica em um compartimento reservado protegida contra projéteis e estilhaços.
pelo que li só servira mesmo... sobre rodas.. para lançamento em dado ângulo..
ResponderExcluirrodas .. por se moverem face a um movimento horizontal x diagonal... não serviriam para todo tipo de disparo.
resumindo..as lagartas são mais eficazes..para tanques de guerra...