Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 23 de abril de 2013

Rússia lança projeto de sistema de ICBM instalado em vagões ferroviários

RT-23 Molodets

O Instituto de Termotécnica de Moscou (MIT) iniciou um programa de pesquisa e desenvolvimento para a criação de um novo sistema de míssil balístico rodoviário, informou o vice-ministro da Defesa da Rússia, Yury Borisov.

Um protótipo de um novo sistema poderia ser implantado em 2020, disse uma fonta da indústria bélica russa.

Os novos mísseis pesarão a metade dos seus análogos soviéticos retirados de serviço, permitindo que eles se encaixem em um vagão de trem, acrescentou a fonte.

A União Soviética dispunha de sistemas de mísseis balísticos instalados em vagões ferroviários, mas retirou de serviço em cumprimento do tratado sobre a redução de armas estratégicas ofensivas (START) assinado em 1993.

Na União Soviética, o desenvolvimento de sistemas balísticos em vagões ferroviários ficava a cargo do Yuzhnoye Design Bureau, na Ucrânia. Esses sistemas eram dotados com três lançadores e doze mísseis RT-23 Molodets (SS-24 Scalpel na classificação OTAN). O Exército Soviético dispunha de um total de 32 lançadores móveis instalados em vagões ferroviários. O último lançador foi retirada de serviço em dezembro de 2005.

Os sistemas de mísseis estratégicos instalados em vagões ferroviários são os únicos de seu gênero, uma vez que podem estar até 1.500 km de suas bases, durante vários meses em regime autônomo.

O Instituto de Termotécnica de Moscou foi quem desenvolveu os mísseis balísticos (ICBM) Bulava, RS-24 e Topol.


Um comentário:

  1. Satanais! ICBMs disparados de trens!!! os Russos não brincão mesmo. Não divido se disserem que exista um sistema semelhante na Rússia só que subterrâneo ou seja METRO ou algo do tipo.

    ResponderExcluir