Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Irã enriquecerá muito provavelmente urânio a 50% para a propulsão de navios de guerra e submarinos


Submarino convencional iraniano da classe Kilo participa de manobras navais no Golfo e no Mar de Omã
Em setembro de 2012, o diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, Fereydoon Abbasi Davani, descartou a hipótese de seu país construir navios e submarinos movidos a energia nuclear, mas ontem (16), o governo iraniano disse que poderia começar a enriquecer urânio ao nível de pureza de 50%, urânio esse que seria utilizado em mini-reatores nucleares, os quais seriam utilizados para a propulsão de navios de guerra e submarinos iranianos.

“No momento, nós não temos nenhum plano para enriquecer urânio a níveis de pureza de 20%, mas quando se trata de certas necessidades, por exemplo, de alguns navios e submarinos, para que nossos pesquisadores tenham uma presença mais forte debaixo d’água, teremos que fazer motores pequenos que devem ser alimentos por combustível de 45 a 56% de urânio enriquecido”, disse ontem Fereydoon Abbasi Davani, acrescentando que “nesse caso, vamos precisar desse combustível”.

Esta não é a primeira vez que o Irã anuncia que goza o know-how técnico para enriquecer urânio a níveis de pureza superiores a 20%. Abbasi havia anunciado em julho de 2012 que o Irã tinha posse do conhecimento técnico para produzir  combustível nuclear necessário para as embarcações mercantes e submarinos.

"Nós temos a capacidade de produzir combustível nuclear para navios e submarinos", disse Abbasi.

Em julho do mesmo ano, senadores iranianos haviam declarados que alguns deputados iranianos estava discutindo um plano para usar combustível nuclear em navios da Marinha Iraniana e pediu para o governo ordenar o enriquecimento de urânio aos níveis necessários para ser usados em navios e submarinos de propulsão nuclear.

Oficiais militares iranianos também já havia informado que o país está projetando um submarino movido a nuclear.

No mesmo mês, um alto comandante da Marinha Iraniana sublinhou as altas capacidades do Irã na concepção e fabricação de diferentes tipos de submarinos, e anunciou o movimento do país para a fabricação de submarinos de propulsão nuclear.

À época, o almirante Abbas Zamini ressaltou deu a conhecer o plano da Marinha Iraniana para a fabricação de submarinos super-pesados movidos a energia nuclear, e afirmou: "Neste momento, estamos nas fases iniciais de produção de submarinos atômicos".

Leia também: O Irã iniciou o desenvolvimento de um submarino nuclear

3 comentários:

  1. Mas seus mini-submarinos não serão abandonados , muito pelo contrário é tendência mundial, mais barata, mais furtiva, menos tripulação, apesar de menos armamentos e menos alcance , o que na verdade não é problema para doutrina defensiva de costa.
    E continua minha campanha pelos minis-subs BR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esper aí, nao sao só o irao e coreia do norte que fazem isso?

      Excluir
    2. Quem disse que mini-submarinos são mais furtivos? Você tem que estudar mais, cidadão. E outra, você acha que os mini-submarinos iranianos tem uma assinatura acústica menor que um Type 214? É claro que não.

      Submarinos de pequenas dimensões para marinhas modestas. Marinha grande não quer uma arma dessa. Ela é muito importante para o Irã, Coréia do Norte e países com um litoral raso. Para o Brasil, o interessante são armas de dissuasão.

      Excluir