Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Índia suspende o desenvolvimento do seu caça de 5ª geração, o AMCA, em favor do Tejas

A Índia suspendeu o projeto de um caça de 5ª geração nacional, o AMCA (Advanced Medium Combat Aircraft), o qual vinha sendo desenvolvido desde 2006, informou ontem (21) o jornal indiano.

O Ministério da Defesa da Índia tomou essa decisão para se concentrar no desenvolvimento de outro caça nacional, o Tejas, o qual está sendo desenvolvido desde 1983.

A Força Aérea Indiana já conta com 40 caças Tejas. O protótipo do Tejas fez seu primeiro voo em janeiro de 2001. Espera-se que a Força Aérea Indiana encomende mais 180 caças, enquanto a Marinha Indiana encomende outras 50 aeronaves.

A Índia tinha esperança de fazer o AMCA voar pela primeira vez  em 2020 e introduzi-lo nas Forças Armadas em 2022.

Fontes do jornal indiano indicam que o AMCA não tem um radar confiável e apresenta mais de 100 deficiências técnicas. Assim, o mesmo é incapaz de voar sem o controle e apoio terrestre e necessita de serviços de manutenção de três dias entre uma missão e outra quando o normal é uma manutenção prévia de 30 minutos.

Definitivamente a Índia não é sinônimo de austeridade, tampouco de gasto racional em defesa.

2 comentários:

  1. Está certa a Índia, vc olha o Tejas e parece uma mistura de Mirage 2000 com F1, um delta, esse tipo de modelo tem feito sucesso em guerras a décadas, ninguém vai reinventar a aerodinâmica, quanto ao recheio eles compram tudo em kits no estrangeiro e fabricam parte deles.
    Duvido que a montaEr que já fez o AMX não fizesse a mesma coisa por aqui e rápido.

    ResponderExcluir
  2. Ela esta certa mesmo. Se eles queriam mesmo um caça de 5ª geração nacional, que aplicassem os US$ 7 bilhões que investiram no FGFA no AMCA.

    ResponderExcluir