Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os "príncipes" da nova China


O 18º Congresso do Partido Comunista Chinês (PCCh), que começa no próximo dia 8, entronizará os chamados príncipes ("taizidang") à frente do destino da China durante os próximos dez anos. São os filhos dos fundadores da República Popular e de outras personalidades relevantes da China comunista. Seus pais, quase todos, sofreram os desmandos da Grande Revolução Cultural (1966-1976), mas assim como Deng Xiaoping (1904-1997) - o chamado arquiteto da reforma e promotor do avanço econômico que transformou a China na segunda potência mundial -, foram reabilitados no final da décadas de 70, o que facilitou a carreira dos filhos.

Xi Jiping, que na próxima semana substituirá Hu Jintao como secretário-geral do PCCh como príncipe herdeiro, encabeça a longa lista de filhos da nomenclatura que, por razões dinásticas, ocupam os cargos de maior responsabilidade do partido, do Estado, das regiões, dos bancos, finanças, grandes empresas estatais e inclusive algumas das maiores empresas privadas da China.

Parece incrível que em um país de 1,35 bilhãode pessoas possa haver uma conexão entre os dirigentes de duas províncias separadas por milhares de quilómetros - e no entanto com frequência ela existe. O PCCh, com 82 milhões de membros, teceu uma extraordinária rede de contatos que se forjam desde a mais tenra infância, pelos laços entre as famílias, as escolas, a universidade e locais de trabalho. É a malha invisível do nepotismo que impregna todos os setores da realidade chinesa.

As ativas redes sociais, lideradas por Weibo - uma espécie de combinação de Twitter com Facebook -, revelam o crescente mal-estar pelos privilégios dos príncipes. Em 2010 o "Diário do Povo", o órgão de difusão do PCCh, ecoou esse descontentamento ao indicar que 91% dos participantes de uma pesquisa consideraram que "todas as famílias ricas da China procedem da política". E em um fórum organizado pelo mesmo jornal em março passado o ex-auditor geral chinês, Lin Jihua, afirmou que "muitos dos problemas de corrupção são organizados através dos filhos e filhas". Segundo Lin, o rápido enriquecimento dos dirigentes e de seus filhos é "o principal motivo de descontentamento entre a população".

A reclusão dos líderes máximos no Zhongnanhai - a Cidade Proibida comunista, situada justamente ao sul da antiga residência dos imperadores em Pequim - facilitou desde a fundação da República Popular, em 1949, a endogamia dos dirigentes. Seus filhos brincaram juntos nos jardins de Zhongnanhai. Depois os meninos foram para o elitista instituto masculino número 4 da capital, e mais tarde rapazes e garotas voltaram a se reunir nas prestigiosas universidades de Pequim e Qinhua (também em Pequim), e Fudan em Xangai. Casados entre si, seus filhos estudam em Harvard, Cambridge e outras importantes universidades internacionais.

Conhecido como o "príncipe vermelho", Bo Xilai, agora expulso do PCCh e à espera de ser julgado por abuso de poder, subornos, relações impróprias com diversas mulheres e ocultamento do assassinato de um homem de negócios britânico por sua esposa, Gu Kailai (condenada em agosto à pena capital, com dois anos de suspensão da pena), é um dos mais claros exemplos do poder destas sagas. Filho de Bo Yibo, um dos "oito veneráveis" (entre os quais se inclui Deng Xiaoping), sua primeira mulher também é princesa, viveu em Zhongnanhai, acumulou enorme riqueza e os dois filhos de seus dois casamentos estudaram nos EUA, o primeiro em Columbia e o segundo em Harvard.

No país dos "guanxi" (contatos), os bancos de maior êxito da China têm especialistas dedicados a traçar as árvores genealógicas de dirigentes, ex-dirigentes e altos funcionários em nível central e regional para organizar suas carteiras de clientes. A informação publicada por "The New York Times", em outubro pasado, de que a família do primeiro-ministro Wen Jiabao acumulou uma riqueza superior a 2,1 bilhões de euros, mostra como se desenvolvem essas corruptas relações de poder.

Segundo "The Sydney Morning Herald", se Wen Yunsong, o filho do primeiro-ministro, dirige um dos fundos privados de ações de maior êxito, o filho de Wu Bangguo - presidente da Assembleia Popular Nacional e o oficial número 2 do PCCh - deixou o Merrill Lynch para dirigir um fundo de investimentos ligado à companhia estatal de energia nuclear. A filha de Li Chanhun, chefe de propaganda do partido, trabalha em uma filial de investimento do Banco da China e vários bancos estrangeiros contrataram parentes de Wang Qishang, que, tudo indica, no conclave que começa na próxima quinta-feira chegará a membro do Comitê Permanente do Birô Político, a direção colegiada da China.

Não são os únicos. O filho de Zhu Rongji (primeiro-ministro de 1998 a 2003) dirige a China International Capital Corp. e colocou ao seu lado a filha de Shang Fulin (supervisor da Bolsa da China de 2002 a outubro de 2011). A neta de Hu Yaobang (secretário-geral do PCCh de 1982 a 1987), Janice Hu, é a presidente para a China do Crédit Suisse. Na realidade, a lista de príncipes e princesas à frente das mais poderosas instituições e empresas é quase tão ampla quanto o número destas.

Para esse fabuloso entramado de "guanxi", onde nepotismo e corrupção andam de mãos dadas, contribui em parte a própria mentalidade chinesa. Depois da destituição em setembro passado de Ling Jihua como diretor do Escritório do Comitê Central (o gabinete do chefe de Estado para assuntos internos do PCCh), o professor da Universidade de Pequim Zhang Ming reconheceu em declarações à agência de notícias alemã DPA que é prática habitual na China cobrir de atenções as famílias dos políticos para influir na tomada de decisões. "Ling Jinhua foi diretor do Escritório Geral do Comitê Central e, mesmo que não pedisse, as pessoas dariam dinheiro a seu filho", disse o professor, referindo-se ao escândalo da Ferrari do filho do político degradado. A polícia cibernética bloqueou toda a informação sobre o acidente com uma Ferrari em que o motorista (Ling Guo) morreu e duas garotas que estavam no carro ficaram gravemente feridas. Ling foi enterrado em segredo para não prejudicar a imagem de seu pai, que finalmente caiu não só porque seu filho dirigia uma Ferrari, mas também porque estava ligado ao ex-ministro das Ferrovias Liu Zhijun, expulso do PCCh em 28 de maio porque durante os oito anos em que esteve no cargo (2003 a 2011) favoreceu empresas de amigos e familiares e desviou para suas contas pessoais centenas de milhões de euros dos fundos para a construção da ampla rede de trens de alta velocidade.

A entrada na Bolsa de Hong Kong da China Railway Construction Corp. (4,6 bilhões de euros), administrada pelo Macquarie Group, foi conseguida depois da vertiginosa ascensão nessa financeira australiana de Raymond Sun, casado com a filha de Fu Zhihuan, ministro das Ferrovias de 1998 a 2003.

Não é de estranhar o enorme mal-estar da maioria dos chineses contra os abusos e a imunidade de que gozam os "taizidang". Privilégios que também tentam se atribuir os filhos das autoridades locais.

Mas o Partido Comunista Chinêsé só coisa de príncipes. Diante dessas elites dinásticas se erguem os "tuanpai", os filhos do povo, que através da Liga da Juventude escalaram passo a passo os degraus do PCCh até o Comitê Permanente do Birô Político. Com o apoio de Hu Jintao, em fim de mandato, e com Li Keqian à frente, tentarão conseguir no 18º Congresso vários dos nove assentos - estuda-se reduzi-los para sete - do órgão máximo de poder.

Os candidatos ao Comitê Permanente:

- Xi Jiping. O príncipe herdeiro tem 59 anos e é um reformista de consenso que se transformará na próxima semana em secretário-geral do PCCh, e em março em chefe de Estado. Químico de profissão, governou várias províncias antes de 2007, quando foi enviado a Xangai para pôr na linha o município mais desenvolvido e emblemático da China. É casado com a famosa cantora do Exército Popular de Libertação Peng Liyuan.

- Li Keqiang. Este advogado de 59 anos está entre os chamados "tuanpai", os dirigentes do PCCh de origem humilde que subiram ao poder através da Liga da Juventude. Era o candidato de Hu Jintao para sucedê-lo, mas os príncipes (a facção elitista) o impediram. Em março se transformará em primeiro-ministro. Defende uma maior distribuição da riqueza do país e oferece apoio aos mais frágeis. Seus críticos indicam que lhe falta dureza para enfrentar o mundo das finanças.

- Wang Qishan. Com 64 anos, é considerado chave para promover no coração do partido a remodelação do mercado financeiro chinês, diante de uma reforma profunda do sistema produtivo. Foi durante anos negociador máximo com os EUA e foi quem organizou em 1998 a maior reestruturação bancária da China.

- Liu Yunshan. Com 65 anos e chefe do aparelho de propaganda, é também um "tuanpai" próximo de Hu Jintao. Se subir, manterá sua política de controle da informação e da Internet com dezenas de milhares de censores e policiais cibernéticos.

- Liu Yandong. Única mulher do atual Birô Político (24 membros), se transformaria na primeira a ocupar um lugar no Comitê Permanente. Muito trabalhadora, sua idade (67) é um inconveniente.

Um comentário:

  1. A revolução cultural que a China teve citada no texto, foi um exagero tão grande q chegou ás raias do absurdo,em um dos atos absurdos de Mao Tse-Tung, chegou a ser proibido na China o Beisebol por ser um esporte americano (logo o Beisebol que é o esporte mais popular em Cuba e na Venezuela também é o esporte mais popular),chegava a demência o fanatismo comunista na China na época. A China tinha q rever á imagem do Mao-Tse Tung que nem tinham revisto a do Stalin na URSS, o que eles fizeram foi muito, mais muito além do que querer manter á ordem, eles se excederam demais ao extremo. Se a China hoje chegou ao nível que chegou, graças a terem sepultado na prática o ridículo comunismo, afinal é a maior piada a China se chamar de comunista hoje em dia, e povão manipulado, cai em tudo em rsrs.

    ResponderExcluir