Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 5 de março de 2014

Irã constrói túnel de vento hipersônico para testar mísseis e outros aparatos especiais

O Irã construiu seu primeiro túnel aerodinâmico hipersônico para testar mísseis e outros aparatos especiais, assim informou ontem (4) a agência iraniana Tasnim.

O túnel fora construído pela Universidade Imã Hussein, em Teerã, sob a supervisão da Guarda Revolucionária da República Islâmica.

O túnel permitirá analisar as condições aerodinâmicas de objetos estáticos simulando velocidades de até mach 8 (cerca de 9.800 km/h).

Isso fará com que o Irã guarde com maior facilidade os segredos de seus mísseis. Anteriormente o Irã teria que testar seus mísseis no exterior. O custo dos testes agora também será menor.

30 comentários:

  1. Aproveitando que o assunto é Irã, o Irã em breve poderá ser testado, Israel vem claramente provocando ao Hezbollah, mesmo o Hezbollah quieto na dele em relação a Israel, Israel lançou dois ataques contra o Hezbollah dentro de menos de uma semana, o mais recente foi na Síria próximo ás colinas de Golã, e ai é que vem, se estourar uma nova guerra entre Hezbollah e Israel, qual será a posição do Irã? O Hezbollah mesmo sendo uma força paramilitar e política, faz parte da lista (?) de ´´terroristas´´ considerados pelos EUA & UE com seus métodos absolutamente parciais de avaliação, em um período do qual o Irã vem evitando problemas para melhorar ás relações econômicas, e no mínimo duvidoso esses ataques de Israel ao Hezbollah, seria coincidência demais não haver algo mais por trás de suposta segurança. Se o Irã financiar abertamente um grupo que é taxado de terrorista pelos EUA & UE, estaria ai um pretexto para manterem o Irã isolado, e Israel pode ser usado como um cão de guarda para isso,o resto mídia serviçal se encarrega de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, o Irã vai auxiliar o Hizbollah do mesmo modo que fez em 2008.

      Excluir
  2. todos que forem contra as vontades do imperialismo americano são "convencidos" a se comportarem de forma diferente. Quando não atendem a este pedido, são taxados de terroristas. Bem simples.

    Irã apesar de todos os problemas e sanções está fazendo avanços tecnológicos incríveis na área militar.

    E aqui no brasil?? não temos túneis de vento, mas temos milhões de cabeças-de-vento, funk, pagode, carnaval, copa, políticos corruptos, população miserenta escorada no vale-tudo em troca de voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a bobagem que o senhor escreveu. Por que você não procura se informar do assunto? Ao contrário do que você pensa, o Brasil investe em ciência, tecnologia e pesquisa sim. O nosso veículo hipersônico, aonde você acha que está sendo ensaiado? Nos EUA? Alemanha? França?

      Leia:
      http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/conheca-um-tunel-de-vento-hipersonico/

      Excluir
    2. Michel, você tem que ser menos ríspido nas suas respostas, mesmo o blog sendo seu.

      Acima coloquei a minha opinião, se não concorda com ela pelo menos RESPEITE-A.

      O que eu fiz foi um COMPARATIVO entre um país como o Brasil, que tem a faca e o queijo não mão, mas não os usa de maneira adequada, e o Irã, cheio de embargos de todos os lados e mesmo assim superam estas barreiras.

      Claro que o Brasil tem pesquisa e tecnologia, mas não temos nem 10% do que poderíamos ter com nosso PIB, nossa capacitação industrial, nossos investimentos privados.

      O que estou dizendo é que nossos governos (todos eles) e nossos políticos nada fazem para melhorar nossa situação, e o povinho, que deveria ser o mais interessado em mudar isso, só quer saber de carnaval, pagode, cerveja, futebol, novela e BBB.

      Entendeu agora, Michel??

      Falei alguma coisa errada?? Não concorda com alguma coisa que escrevi acima?

      Excluir
    3. Eu sempre serei ríspido com que criticar a República Federativa do Brasil a toa. Você não fez comparação, você foi leviano ao afirmar que não tínhamos túnel de vento.

      O Irã corre perigo e está na região mais volátil do planeta, por isso que eles tem que correr, nós não. Mas ainda sim em ciência e tecnologia eles perdem e perdem e feio para nós. No que tange a tecnologia militar, talvez eles esteja a nossa frente em UAVs e mísseis, o resto somos superiores.

      Excluir
    4. Sim Michel, se você quer ser evasivo nas suas respostas pra poder se achar o certo e continuar criticando, fica a vontade, afinal o blog é seu.

      O que você ainda não entendeu é que estou COMPARANDO dois países extremamente diferentes como Brasil e Irã, e mantendo as proporções, eles são melhores que nós sim.

      Excluir
    5. Pouco me importa a sua opinião, desde que ela seja respeitosa, ela será publicada aqui. Eu não só leio os comentários parar ver ser não palavrões, ofensas... Se não fosse isso eu não lia. Pouco me importa também sua comparação e não vou debater suas convicções, eu estou aqui pra informar e debater com certas pessoas determinados temas.

      Você disse: "E aqui no brasil?? não temos túneis de vento..."

      Ou seja, você afirmou que o Brasil não tem túnel de vento, quando tem há anos, bem antes dos Iranianos. Já estão desenvolvendo motores scramjet, que é o futuro. Embarcamos nas pesquisas de velocidade hipersônicas bem antes dos iranianos.

      Iranianos melhores? Não é o que diz esse ranking de produção científica:
      http://www.scimagojr.com/countryrank.php?area=0&category=0&region=all&year=2012&order=it&min=0&min_type=it

      Excluir
  3. Desde quando foi fundado o Hezbollah sofre ataques de Israel.O Irã auxilia o mesmo alem de ter participado de sua fundação.Existe uma velha maxima que diz"Nunca faça a vontade do inimigo"o Irã usa essa maxima ao extremo.Se fosse esse o caso o Irã teria guerreado com Israel em 2006 ou retaliado os diversos bombardeios a Siria recentemente.A guerra só acontecera se Israel ou algum aliado atacar o Irã.Então certamente haveria uma retalijção coordenada entre Hezbollah,facções palestinas e provalvemente Siria.Já o Irã dificilmente atacaria Israel se o mesmo agredir a Siria de maneira contudente.O Hezbollah poderia fazer o serviço instigando Israel a abrir uma 2°frente direcionando-se ao Libano e inflamando o ambiente no O M.Creio que o Irã usa de uma tática por demais pragmatica já que sabe que numa guerra total com Israel e seus aliados teria mais perdas do que ganhos.É óbvio que todos perderão,pois os prejuizos para ambos os lados será desalentador.Creio que dificilmente o Ocidente fará guerra ao Irã,mas se fazer as consequências serão terriveís para todos os beligerantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pesquisar um pouquinho. Procura saber o que o Hizbollah fez com a fragata INS Hanit.

      Excluir
    2. Vai dizer q o Brasil tem CAPACIDADE de fazer uma coverta dessas q nem Israel faz? Vai sonhando, o Brasil ainda está gatinhando nas armas pra vê se manda mais do q a Venezuela, até a Venezuela está mais forte do q o Brasil, Israel é potência.
      http://en.wikipedia.org/wiki/INS_Hanit

      Excluir
    3. Antes de falar bobagem, procure pesquisar. O Brasil tem a corveta Barroso de projeto nacional. No quesito Marinha, a Marinha Brasil é infinitamente superior a de Israel.

      Excluir
    4. Michel, me desculpe amigo, mas você anda dando espetadas no pessoal que comenta no seu blog sem motivos. Nós que aqui comentamos queremos participar, mas ver o "dono" do blog alfinetando que só falamos bobagens é lamentável.

      O que falaram ali em cima é VERDADE, a marinha de Israel é MELHOR QUE A DO BRASIL SIM SENHOR, e isso é mais que provado. Nosso porta aviões é uma SUCATA ambulante, nossos subs são poucos e são de modelos antigos, apesar de alguns ainda estarem sendo montados. Nosso SUBNUC está no papel ainda.

      Pega mais leve Michel, posta aqui um comparativo entre Marinha de Israel e a Brasileira. Não em quantidade de barquinhos, porque barquinhos nós temos muito. Mas veja a quantidade de fragatas, navios, subs, e suas tecnologias embarcadas.

      Nem quero comparar nossas força aérea e exército com eles, porque daí a covardia vai ser demais. Israel possui 550 jatos de última geração, sempre sendo modernizados. Possuem 500 tanques também de última geração, e sempre sendo atualizados com tecnologia israelense.

      Antes de afirmar que falamos bobagens, primeiro se informe melhor.

      Lembre que seus leitores e comentaristas são os clientes do seu blog. Senão um dia o "Senhor MICHEL" vai ficar postando notícias pra ninguém e comentando pra si mesmo.

      Abraço.

      Excluir
    5. Você acha que eu vou ver alguém fazer chacota do Brasil sem motivos e eu vou me calar. Um diz que o Brasil não tem túnel de vento, outro diz que o Brasil não constrói corvetas. Tenha santa paciência!

      Pra começo de conversa: A Marinha Israelense é uma marinha de águas rasas, a do Brasil é uma marinha de águas azuis. Só por aí vemos que nossa doutrina é superior. Isso sem contar que eles não constroem quase nada.

      Como pode alguém falar que a Marinha Israelense é mais poderosa que a nossa, sendo que eles não têm fragatas, nós temos 10, eles tem 3 corvetas, nós temos 6, temos um porta-aviões, eles nenhum, temos 41 navios patrulha, Israel acho que não tem nem 10, submarinos temos 5 eles 3. Me diz aonde ele são superiores, pois os números provam o contrário.

      Você fala que nosso submarinos são antigos, gostaria de lembra-los que os nossos submarinos foram modernizados é baseado na mesma classe que o nosso.

      Nosso submarino nuclear não está no papel, ele está sendo construído. Israel nem tem um projeto nacional se quer. Aliás, não tem nem capacidade de montar submarinos.

      Ué, por que você não compara você para eu vir com o contra-argumento?


      Gostaria de lembra-lo que caças de última geração são caças de 5ª geração, coisa que Israel não tem.

      O tanque hebreu é uma falácia, o Hizbollah e o Hamas já provaram isso.

      Eu não preciso me informar, só me manifesto nos assuntos que domino ou que tenho um bom embasamento.

      Eu não tenho clientes, pois ninguém paga pelas notícias. Fique sabendo que a audiência do blog só cresce.

      Excluir
    6. Bom Michel, já vi que você realmente não quer ser contraposto, mesmo quando não tem razão, e usa de seus comentários pra chacotar os demais.

      Vamos lá:

      Nosso porta aviões é uma grande piada, pra sua informação não serve pra nada além de treinamento de nossos marujos. Vá se informar melhor, no Rio de Janeiro a própria marinha apelidou o nosso PA de Opalão, porque só gasta combustível e faz uma fumaceira toda quando é ligado. Só sai da baia e volta rapidinho pro porto.

      Caças de 5a geração onde? quem tem? nós?? estão onde? me mostra uma foto deles?? São caças AINDA NO PAPEL, NUNCA VOARAM, e ainda vão ter que chegar aqui meu amigo. Acho que você quis dizer que temos os BICUDOS F-5, esses eu sei que temos, já fiz treinamento com eles pois fui do exército AntiAéreo. São utilizados para escolta somente, ou abater teco-teco com cocaína.

      E se é pra comprar de prateleira, qualquer um que tem dinheiro pode comprar, principalmente israel ok?? Opa, esqueci, Israel tem seu próprio jato de combate, com projeto dos anos 70 ainda, baseado no Mirage.
      Sim nós temos o AMX, com certeza é um bom avião.

      Eu sabia que você ia comparar quantidade, porque realmente seu argumento está errado.

      Tudo que temos aqui em nossa marinha é quantidade, mas a qualidade dos poucos equipamentos israelenses é melhor e muito superior.

      Eles possuem 6 subs com tecnologia alemã, da mesma origem dos nossos sim. Por eles operarem em águas rasas, não são em nada melhores ou piores que nossa marinha.

      As corvetas israelenses tem mais mísseis instalados nelas que toda nossa marinha junta. São mísseis de última geração para defender as corvetas de mísseis anti navio. Nós temos o quê mesmo? .50 ??

      Aprenda a reconhecer que você errou em dizer que escrevemos besteiras aqui, tem gente que entende tanto quanto você, e com visões diferentes.

      E, ao contrário do que você pensa, não estou fazendo chacota do Brasil, sou nacionalista ao extremo. Por isso não fecho meus olhos para ver em tudo que ainda temos que melhorar.

      Excluir
    7. Hum... Até que enfim apresentou um argumento. Vamos lá...

      Não posso chamar nosso porta-aviões de piada, pois ele foi comprado para aposentar o Minas Gerais e manter a doutrina dos nossos pilotos. Com vontade política ele voltaria ativa e com todos os problemas sanados. Nós podemos questionar nosso porta-aviões, e os israelenses que não tem um? Sempre operamos porta-aviões. Porta-aviões é sinônimo de Marinha poderosa, a Marinha Israelense nunca terá esse status, pois é Marinha de águas rasas.

      Se você quer que eu desprenda meu tempo contigo, por favor, não comece a fazer confusão, pois eu não gosto e não tenho tempo para desenhar.

      Você disse que Israel tem caças de última geração, eu lhe corrigi, pois Israel tem bons caças, não nego isso, mas eles não tem caças de última geração. Afinal os caças de última geração são os caças de 5ª geração. Caças de 5ª geração nunca voaram? Quer dizer que o F-22 Raptor, o PAK-FA T-50, o J-XX nunca voaram?

      Bom, eu não vou debater mais com você, pois você já deu mostras que não sabe do que fala. “Eu já fui do Exército Antiaéreo”. Oxi, o que é isso?

      Não, não. O IAI Nesher é uma cópia descarada do Mirage 5. E o Kfir é uma espécie de Mirage IIIBJ. O

      O Brasil não compra mais armas de prateleira, pois o END diz que toda arma que o Brasil comprar, terá que ser feita a transferência de tecnologia. Israel não tem mais caças de combate de origem israelense, ela não opera mais caças nacionais. Logo não tem mais.

      Eles possuem 6 submarinos? Sabia que o estaleiro de Kiel era rápido, mas não tão rápido assim (risos). Eles tem 3 submarinos apenas, outros 3 foram encomendados. O Tannin e o Rahav não entraram em serviço ainda e o outro está sendo construído ainda. E outra, não disse que os submarinos israelenses de origem alemã eram ruins e você novamente fez confusão. Eu falei que nossa Marinha era de águas azuis, ou seja, uma Marinha com uma doutrina superior a doutrina israelense. O que eu disse dos submarinos é que temos mais unidades, fabricamos submarinos e os nossos são mais modernos que os israelenses porque foram modernizados. Aprende a compreender um simples texto.

      Pera aí: Você está falando da corveta propriamente dita ou das armas? Pensei que você estava falando apenas dos navios. Não sei se você sabe, mas a nossas corvetas também tem mísseis. Nossas corvetas estão dotadas com mísseis MM-40 Block II ou MM-40 Block III, versões do míssil naval mais efetivo do mundo. Viu como você não conhece o armamento do seu país, avalie o equipamento de Israel. Só pra você ter ideia, os mísseis que Israel utiliza nas suas corvetas não são de última geração, são as versões mais antigas do Harpoon, mísseis que nossa Força Aérea tem. Aliás, os nossos são das últimas versões do Harpoon.

      Bom, ficou claro mais uma vez que quem falou besteira fora você, "o soldadinho do Exército Antiaéreo". Você nem sabia que as Barroso portavam mísseis anti-navio...kkkkkkkkkk

      Você é um embuste!

      Excluir
    8. Michel, cara, você ofende demais pra defender seus comentários, não precisa isso "amigão". Aprenda a debater sem ofender.

      Desenhar?? Desenhar porque, você acha que eu não entendo?? Eu entendo textos sim, não não entendo tamanha falta de educação em falar com alguém.

      Você falou em porta aviões, que são "simbolos de status" de qualquer marinha. Realmente, foi mais para isso que foi adquirido pelo Brasil. Mas infelizmente não é viável, tem custo altíssimo, e não há jato de 4ª geração ou mais que consiga operar nele. Isso não é ser antipatriota ou coisa alguma, estou falando a verdade pura. É pra status? Então tá bom, ele é bem grande, faz bastante fumaça e come um dinheiro enorme todos os anos da nossa marinha.

      Exército antiáereo meu amigo, é a artilharia antiaérea brasileira, função do exército. Se você não sabe disso, porque faz chacota? Eu servi na Artilharia Antiaérea do EB sim, porquê? Poderia ser na Marinha, como antiaérea também, qual o problema?

      As "Barroso" que você tanto defende como sendo uma grande coisa, realmente são o de melhor que a MB possui, nada mais.

      E te informo que os mísseis que Israel leva nas suas corvetas não mais versões dos Harpoon, acho que você deveria dar uma estudada melhor, ok? A primeira corveta Israelense já está com o Sistema de Mísseis Barak 8 instalado, as demais estão sendo modernizadas com este sistema.
      Mas não estou te ofendendo, só estou dizendo que esta informação já mudou.

      Embuste é ter um blog e não aceitar opiniões, informações, e discutir coerentemente quando o que for postado estiver errado.

      Seu blog é bom, pena que você se comporta como uma criança mimadinha.

      Excluir
    9. A partir do momento que você só faz eu perder meu tempo, fala mal do nosso países, eu serei ríspido. Ríspido é uma coisa, mal educado é outra.

      Vejo que você não pode sustentar seus argumentos e foi pesquisar. Eu conheço as dificuldades da Marinha, não precisa você postar notícias, basta argumentar.

      Exército antiaéreo é um termo que jamais existiu no Exército, por isso depreciei o que você falou. Eu tenho amigos no 2º G A AAE e eles nunca falaram comigo como um civil, ou seja, como você faz.

      Não, a Marinha cobrou o Foch para manter a operacionalidade da sua aviação naval e por incrível que pareça ele gerou uma economia a força. Sim, ele passou muito tempo em manutenção e isso tem que ser melhor apurado. Mas ainda sim, temos um porta-aviões para projetar poder, já Israel..

      Eu defendi as Barroso como as suprassumo das corvetas? Não! Só as comparei com as Israel. Por falar em Israel, nós temos um desenha furtivo de uma fragata e Israel?

      Quem precisa estudar melhor é você cidadão para não confundir míssil antiaéreo com mísseis anti-navio. Quer dizer então que Israel tirou os Harpoon (mísseis anti-navio) de suas fragatas e no seu lugar os mísseis antiaéreos Barak 8 em seu lugar? É, estou vendo que precisa estudar.

      Você não posta mais aqui embuste!!!

      Excluir
  4. Caro Michel.
    Em nenhum momento desmereci as capacidades do Hezbollah e muito menos seus feitos que inclusive você nos relatou através de suas postagens.Apenas interpretei em meus humildes comentários, impressões baseadas na minha visão dos fatos.Acredito que o Irã como principal representante da corrente xiita do islã,se reserva para um embate de grandes proporções.O Hezbollah faz muito pelo libano e pela comunidade xiita e se não fosse sua determinação e capacidade o sul do Libano seria quintal de Israel.Talvez eu esteja equivocado em relação ao Irã e aliados sendo que sou mero espectador.Aceito críticas pois elas tem dupla finalidade-corrigir e ensinar.Torço pela paz e torço pelos que tem coragem de resistir e enfrentar a opressão e injustiça.

    ResponderExcluir
  5. Israel é potência?Talvez tenha sido um dia mas hoje em dia sua potência vai só até a fronteira iraniana e olha lá.Além fronteira, só na garupa dos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade. Israel não ataca o Irã pois prefere fazer isto aliado aos EUA porque desta forma os outros países árabes não sairiam tão afoitamente no combate a Israel.

      Eles tem sim força e armas para atacar qualquer país inimigo, mas atacar uma aliança inimiga faria um grande estrago nas suas forças, além de mísseis que iriam chegar em Israel.

      A guerra dos seis dias foi uma dura lição para a aliança árabe, Israel aprendeu com isso na vitória esmagadora, mas com certeza alguns países aprenderam muito com a derrota.

      Israel sabidamente é portadora de armas nucleares, estimam-se mais de 20 ogivas em mísseis de médio alcance, suficiente para atingir seus principais inimigos na região.

      O que Israel sabe é que se usar este tipo de armamento, a cobrança da comunidade internacional vai ser dura, como seria para qualquer país que fizesse uso destas armas. São cartas na manga para quando Israel comprove que foi atacado de alguma maneira covarde, onde se justifique uso nuclear. Por este motivo Israel não admite um Irã nuclear, pois qualquer ataque a um país árabe com nukes poderia ser contra-atacado da mesma forma pelo Irã, de maneira "justificada". Imaginem Israel com 2 ou 3 vizinhos inimigos com mísseis nucleares?

      Israel só precisa do apoio americano pra guerrear com um inimigo por vez, nada mais que isto.

      Excluir
  6. Voltando a questão iraniana todos sabem que o desejo mais ardente dos dirigentes israelenses é provocar o Irã de maneira a sofrer um ataque que justifique uma intervenção dos EUA E OTAN.Isso é notório.Israel sabe que não pode atacar o Irã sózinha sem sofrer graves consequências.Mas até neste quesito-provocação-Israel tem sido cauteloso pois o maior temor dos EUA é ser arrastado para uma guerra que não é de seu interesse.A questão siria é um grande exemplo de sua hesitação.É ai que o Hezbollah se mostra de grande valia pois sua organização e capacidade bélica funciona como um contra peso no equilibrio de poder no Oriente Médio.Antes de imaginar qualquer hostilidade contra o Irã os estrategistas israelenses terão que olhar atentamente o sul do Libano e vislumbrar a sombra do Partido de Deus no horizonte.

    ResponderExcluir
  7. Israel é potência no seu território apenas. Fora de seu território só vai levar porrada. Israel não consegue derrotar Hezbollha e vai arrumar encrenca com o Irã. Israel só fala grosso porque tem os EUA por trás para lhe da cobertura.

    Imprensa gostam de afirmar que Israel é uma potência militar, eu acho que isso é exagero. Israel tem bom exército para manter sua soberania apenas.
    Israel é muito frágil e não aguenta uma guerra prolonga. Se contra uma guerrilha como Hezbollha já levam pau, imagina contra o Irã.

    Assinado : Hugo Araujo

    ResponderExcluir
  8. Não comento no blog do Michael há vários anos.
    Mas agora lendo esses comentários, de tanta gente ignorante, e acima de tudo arrogante, verdadeiros analfabetos.
    E ainda são anti patriotas, porque falam mentiras sobre o Brasil.
    Também tenho um blog, e esse tipo de gente vai lá, questionar a realidade, que está bem diante dos olhos, mas só para quem deseja enxergar.
    O Michel tem razão em todas as suas respostas nesse post, e quando ele prova que tem razão, os ignorantes ficam com o ego ferido, e ao invés de agir com humildade e admitir sua ignorância, estufam o peito e querem bater de frente, sem razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,

      ignorante é alguém escrever um texto igual a este que você escreveu, isto sim é ignorância.

      Anti patriota é aquele que só fala coisas boas do país, que acha que está tudo certo e esconde o lixo debaixo do tapete. Deixei isso bem claro ali em cima nos meus comentário, sou ultra patriota sim.

      Agora, se só porque você tem um bloguinho você se sentiu ferido e veio defender seu colega, é problema seu.

      O Michel eu tenho certeza que não precisa de ninguém pra ficar defendendo e sentando no colinho dele, até porque eu discuti tudo com ele numa boa, e achei bem transparente ele ter liberado os meus posts, mesmo eu discordando dele em muitas questões.

      Não tenho ego ferido nem de longe, isso é só uma discussão em um blog, assuntos de interesses comuns. Não entro aqui pra fazer inimigos, entro pra discutir e trocar informação.

      Seu post foi realmente irrelevante, não adiciona nada e ainda distorce o que foi falado aqui. Além do que, ainda abre mais discussão sobre um caso já encerrado.

      Nem sei porque me dei ao trabalho de responder isso.

      Abraço.

      Excluir
    2. Pra ficar claro: Você não discutiu nada. Apenas cometeu vários erros.

      Excluir
    3. Se cometi erros, venha com argumentos e os corrija, não venha com suas criancices. Dizer que vai desenhar, que escreveram besteiras, que não sabem nada, isso é ridículo.

      Aprenda a ser gente.

      Excluir
    4. E não é isso que eu estou a fazer? Você só cometeu erros e eu os corrigi. Seja gente e assuma pra você mesmo que não sabe nada sobre o tema.

      Excluir
  9. As Forças Armadas do Brasil estão sucateadas,agora que estão comprando novos armamentos e aviões,antes só ferro velho enferrujado.Antonio.

    ResponderExcluir