Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 3 de março de 2014

O que a Turquia tem haver com a Crimeia?

Que está acompanhando a crise na Ucrânia pela página do blog no Facebook com certeza viu que a Turquia tem o direito de participar das discussões sobre o futuro da Crimeia, e porque não da Ucrânia? Agora eu explico por menor o que a Turquia tem tanto a ver com a Crimeia.

Tudo remonta a Guerra russo-turca (de 1877-1878). Quem não sabe, essa guerra foi desencadeada pela Rússia contra o Império Otomano, uma vez que a Rússia queria o cotrole dos Balcãs e também queria acesso ao Mar do Mediterrâneo. Com o resultado da derrotada do Império Turcos, algumas tratos foram assinados depois dos acontencimentos. Um deles foi o Tratado de Küçük Kaynarca, assinado em 19 de abril de 1783.

Dentre os 28 artigos, destaca-se, para nós, a parte que faz referência a Península da Crimeia: Segundo o tratado, ratificado por Catarina, a Grande, a Península da Crimeia deixava de ser de posse do Império Otomano e passava a ser do Império Russo. Porém, a península não poderia se tornar independente, tampouco ser “repassada” a outro país, do contrário a península teria que ser automaticamente devolvida à Turquia.

Com a queda da URSS em 1991, logo a Ucrânia se tornou independente e como Nikita Khrushchov tinha repassado a Crimeia à República Socialista Soviética Ucraniana em fevereiro de 1994, o novo estado ficou com a península. A Turquia chegou mencionar o referido tratado para reaver a Crimeia, mas o então presidente do país, Halil Turgut Özal, preferiu ficar com a promessa dos ucranianos de que os tártaros viveriam em paz.


5 comentários:

  1. O título correto do artigo seria:

    "O que a Turquia tem a ver com a Crimeia?"

    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cidadão; Haver tem haver com relação. Antes de criticar, estude.

      Excluir
    2. Essa é a história:
      https://br.rbth.com/blogs/2014/03/25/afinal_a_crimeia_e_de_quem_24799

      Excluir
    3. Corretíssimo. Muitos não sabem a diferença entre “a ver”, que seria o emprego correto,; e “haver”, verbo.

      Excluir
  2. Os turcos se acham donos dos balcãs, donos das terras romanas. O sultão turco queria ser declarado imperador romano depois que conquistou Constantinopla, a capital do Imperio Romano. Exigia vassalagem da Europa na qualidade de imperador romano. Constantinopla deve ser simbolo do direito de posse que os turcos acham que tem sobre os Balcãs. Pena eles não terem deixado a Russia acabar com o Imperio Otomano.

    ResponderExcluir