Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 6 de março de 2014

Chetniks ressurgem na Crimeia


Grupo nacionalista sérvio Chetniks, que ficou conhecido mundialmente por combater o Império Otomano e por ter ajudado a defender o país dos nazistas na Segunda Guerra Mundial, chegaram na Crimeia com o discurso de estarem ali para defender os irmãos russos dos fascistas ucranianos e dos países da Europa Ocidental. Em tempo, a postura desse grupo é admirável em vários momentos da história, mas eles se esquecem que já apoiaram o fascismo de Slobodan Milošević.

14 comentários:

  1. "fascismo de Slobodan Milošević????????"
    Este caso é muito mal contado pelos lados de cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fascismo. Você já viu o que prega a ideologia fascista, se viu pode ver que ele seguia a risca muito essa ideologia, a começar que era autoritário e apelava pela unidade em torno do estado, tal como fazia Mussolini. Mas enfim..

      Excluir
    2. Foi uma generalização muito grande sua, porque se todo nacionalista autoritário for visto como fascista então o mundo está repleto deles. O partido socialista da Servia partido que foi liderado pelo Milosevic, se auto-denomina de centro-esquerda, tudo bem que auto-denominações de partidos não quer dizer muito, o partido Rússia Unida do Putin se declara de centro-direita, i é claramente um partido de direita, o conservadorismo deles não tem ser encaixado em qualquer definição centrista. No entanto um partido para ser fascista tem que ter como características: extrema direita (os fascistas sempre foram radicalmente contra qualquer coisa que cheire a esquerda) e o imperialismo,já se pregavam o imperialismo como fortalecimento da nação (retórica nacionalista de Mussolini amplamente defendida por Hitler também que foi outro de extrema direita), isso foram características chaves, eu sou professor de história, eu conheço o tema afundo, o Milosevic não tem como ser em hipótese nenhuma definido como fascista, é o oposto da política que ele teve. Se for generalizar e chamar todo nacionalista autoritário de fascista, daqui a pouco vai sobrar até para extrema esquerda do Nicolás Maduro rsrs.

      Excluir
    3. Veja bem, você está a subestimar a minha inteligência. Do jeito que você fala, até parece que eu sou um papagaio de pirata que sai repetindo as coisas sem o menor discernimento. Saiba, antes de tudo que eu não falo nada sem pensar, sobretudo aqui no blog, pois hoje eu sou formador de opinião.

      Primeiramente, o fascismo, diferente do nazismo, sionismo, socialismo e comunismo, não tem uma definição exata e até hoje estudiosos debatem sobre essa ideologia. Se você estudar a fundo o fascismo, inclusive sua ideologia, verás que ele existe bem antes da esquerda ou direita e muito antes do Mussolini. Note que no Brasil houvera um movimento similar ao fascismo, o Ação Integralista Brasileira, que em alguns pontos é diferente do fascismo de Mussolini. Só por aí percebemos que o fascismo não tem somente uma vertente. Nesse aspecto, comparo a grosso modo, com o comunismo, que passou a ser diferenciado pelas idelogias de Marx, Lênin, Stalin, Mao...

      Roger D. Griffin, um dos maiores estudiosos do fascismo não descreve a ideologia assim como você fala. Segundo ele, a base do fascismo se baseia no ultranacionalismo populista.

      Excluir
    4. Eu conheço o trabalho de Roger Griffin, sei bem do estudo dele acerca do fascismo e sobre fanatismo político e religioso, sei do livro dele natureza do fascismo que ele escreveu há uns 20 ou 20 e poucos anos atrás, ele mesmo não nega o sentimento anti-esquerda nato no fascismo,isso por si só é uma grande diferença da política de Milosevic. A definição do Roger é questionada por muitos por ser vaga, pq vejamos ultranacionalismo populista, é uma característica da Coreia do Norte, um país comunista de estilo stalinista, alguém vai considerar a Coreia do Norte fascista? Se um fascista visse alguém falar que a Coreia do Norte é fascista, ia dar maior briga hehe, China é ultranacionalista e populista, o Irã também é considerado por muitos ultranacionalista e populista, e os três países que falei não tem nada haver com fascismo e são odiados pelos próprios fascistas.
      Então sem desmerecer o trabalho do Roger que é muito bom inegavelmente, mais ele como muitos estudiosos querem recontar a história, tem historiadores que negam o holocausto também, eu posso citar nomes de historiadores famosos, afinal estou no ramo de história há muitos anos. Tem muitos estudiosos querendo recontar história por ai. Fascismo vem de uma palavra italiana fascio, que quer dizer aliança, então pela definição dela poderia se encontrar mil e um significados, mais o que se viu de real de fascismo na política? Um regime de extrema direita com pilar no imperialismo, o resto é debater teoria, ai teoria cabe tudo, tem historiadores que negam que a URSS fosse comunista pq segundo eles a URSS deturpou Marx, alguém vai negar que a URSS era comunista? Não, então teoria acerca de um assunto é uma coisa, o que aconteceu na história sobre esse assunto foi outra. Regimes políticos muitas das vezes são híbridos, entre ficar com teoria de historiador A ou B e teorias tem aos montes, prefiro com o que a história mostra do fascismo.

      Excluir
    5. Qual foi a parte que você não entendeu que o fascismo é mais velho que a esquerda?

      Parece que você não conhece o trabalho de Roger D. Griffin. Se conhecesse, saberia que a visão dele sobre o fascismo não tem nada de vaga. Não é porque a argumentação dele parte de que essência do fascismo surge do ultranacionalismo populista que sua visão é pequena. Aliás, o primeiro livro dele sobre o fascismo tem 250 páginas. Ah, ia me esquecendo: ele tem 7 livros sobre o tema.

      Não! A Coréia do Norte não se encaixa na definição de Griffin, pois ela não respeita a propriedade privada. Sem conta que ele crê que as elites tem papel fundamental em um estado fascista. Ele tem fala da modernidade modernista, coisas que a Coréia do Norte não tem.

      A China é populista aonde? Não adianta você pegar os exemplos de países de esquerda e confrontar com a ideias do fascismo moderno, digamos assim. O fascismo é mais antigo que a esquerda.

      Obviamente que você não pode desmerecer o trabalho de Griffin, você não o conhece, pois deixou claro.

      Ué, eu admiro os revisionalistas, ainda mais aqueles apresentam documentos. Não nego o holocausto, mas que ele não foi como foi, isso é fato. Isso sem contar que foi orquestrado pelos próprios judeus.

      Não! A palavra fascismo provém da palavra do latim fasces e não tem nada a ver com a aliança.

      O que se viu do fascismo na política? Ué, pergunta para os romanos que morreram e que era contra o regime.

      Se você está debatendo história, problema é seu. Eu estou debatendo história.

      Excluir
    6. Vc fala demais dos outros sem conhecer, no mundo presencial e não virtual vc poderá ter sérios problemas um dia! Eu sou formado em História, eu conheço o trabalho dele a fundo, eu li livros dele, eu li todos os textos do blog dele, participei de debates em faculdade sobre ele, como vc tem a ousadia em dizer que eu não conheço a obra dele? Vc se diz um formador de opinião? Eu provo que sou professor de história formado, provo ás escolas que eu dei aula então eu sou formador de opinião. Sobre a Coreia do Norte, aonde eu disse que a Coreia do Norte tem um trabalho de propriedade privada e que tenha modernidade modernista? Eu falei unicamente que a Coreia do Norte é populista e ultranacionalista. Eu citei a palavra original do Fascismo na Itália, fascismo foi um fenômeno italiano, uma das características foi o anti-comunismo então não venha dizer que é anterior a esquerda pq não é, tanto o Fascismo e o Nazismo tiraram proveito do medo anti-revolução comunista, isso é algo básico conhecido por qualquer universitário de história. Benito Mussolini utilizou ideologias anteriores a ele, mais o fascismo praticado politicamente e tendo esse nome foi criação dele.

      Excluir
    7. Vai querer me persuadir com ameaças? Não tenho medo de você e de nenhum humano, cidadão. Acho melhor você parar com as ameças, do contrário eu poderei denunciá-lo.

      Por que você se vale do argumentum ad hominem ao invés de debater o tema com extrema educação?

      Quer dizer que você, sem embasamento, pode falar que eu estudei mal Slobodan Milošević, mas eu não posso falar, com embasamento no que você já escreveu que você não estudou um dos maiores do argumentista do fascismo?

      Pouco me interesse aonde você lecionou e ainda bem que não fui seu aluno, do contrário não passaria na sua matéria por discordar de você e seus influenciadores.

      Eu não disse que você disse que a Coréia do Norte respeita a propriedade privada. O que eu disse é que seu exemplo não se aplica na definição de Griffin de estado fascista. E pra mim a Coréia do Norte está longe de ser nacionalista, vide eles cultuarem a imagem de Kim Il-sung e Kim Jong-il e não a nação. E também concluí que um estado fascista, segundo Griffin, não pode parar no tempo como a Coréia do Norte.

      Lógico que o fascismo foi um fenômeno italiano, a Itália é herdeira do legada romano.

      Okay! Já que você não mudará de opinião e nem eu e ambos já fizeram suas réplicas e tréplicas, dou por encerrado o tema. Só lembre-se: Não vou tolerar ameaças!

      Excluir
  2. É lógico que definições de partidos não tem como ser muito levado a sério, já se existem muitos formas de políticas híbridas, Milosevic adotou esse tipo de política híbrida, mais bem diferente do fascismo.

    ResponderExcluir
  3. Caro Michel,

    Tô contigo e não abro! Estou a disposição também! Manda o professor de Estória, não é História, definir um regime como o dos EUA. Mentem/Imprensa Estatal=só falam o que os governantes querem=fingem serem particulares/Ameaçam os mais fracos/Destroem aqueles que lhes fazem oposição/ .... . Enfim, que regime é esse? É muito fácil falar do Bigode, Mussolini, Sadam, Mao, etc. E os presidentes dos EUA que invadem outros países desde 1848. E aí qual é a definição do regime???? Vamos! Porque existe o GAFE-globo-abril-folha-estadão aqui, para defender que regime? Gaiato, vai se criar! Quer dizer que você estudou História! Onde? rsrsrsr...

    Um forte abraço Michel.

    ResponderExcluir
  4. Boa analise Richard, hoje se vê muita besteira na internet. Até colocar colocar que nazismo e comunismo são irmãos colocam e cheios de arrogância.

    ResponderExcluir