Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 28 de março de 2014

Por que o Irã está construindo uma réplica de um porta-aviões americano?

Irã está construindo um mock-up de porta-aviões de propulsão nuclear americano, possivelmente para usá-lo para fins propagandísticos, pelo menos é o que disse supõe uma reportagem do The New York Times.

A belonave está sendo construída no estaleiro de Gachin, perto de Bandar Abbas, no Golfo Pérsico. Analistas de inteligência americanos observaram que o Irã estava construindo um porta-aviões no verão passado depois que analisaram fotos de satélite das instalações militares iranianas.

O navio tem a mesma forma e estilo distintos dos porta-aviões americanos da classe Nimitz da Marinha Americana, bem como o número "68" pintado perto da proa, em clara alusão ao USS Nimitz (CVN-68). Mock-up de aeronaves também podem ser visto no convés de voo .

As autoridades americanas disseram que o mock-up não tem sistema de propulsão nuclear e tem apemas dois terços de um porta-aviões da classe Nimitz, cerca de 332.8 metros de comprimento. Oficiais de inteligência não acreditam que o Irã é capaz de construir um porta-aviões verdadeiro.

"Com base em nossas observações, este não é um porta-aviões funcional, é uma grande barcaça construída para se parecer com um porta-aviões", disse o comandante Jason Salata, porta-voz da V Frota da Marinha Americana, no Bahrain, no Golfo Pérsico do Irã .

Os analistas de inteligência acreditam que o navio é algo que o Irã poderia rebocar para o mar , ancora-lo e posteriormente explodi-lo - enquanto filmam para usar como propaganda. O Irã usa embarcações constantemente como alvos testes de mísseis, os quais são filmados e exibidos nos canais de televisão locais.

VEJA TAMBÉM: Irã está planejando construir porta-aviões

3 comentários:

  1. Gente com dinheiro sobrando é outra coisa!

    ResponderExcluir
  2. que falta faz uma computação gráfica

    ResponderExcluir
  3. Para isso: "A Guarda Revolucionária do Irã realizou nesta quarta-feira (25) exercícios aéreos e navais de larga escala nas águas estratégicas no Golfo, nos quais dezenas de lanchas invadiram uma réplica de um porta-aviões dos Estados Unidos, que também foi atingido por um míssil.
    O exercício, chamado de Grande Profeta 9, foi realizado no Estreito de Ormuz, através do qual um quinto do petróleo do mundo transita."

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/02/ira-destroi-replica-de-navio-americano-em-exercicio-militar.html

    ResponderExcluir