Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 20 de março de 2014

Tudo levar a crer que nos enrolaram na audiência do CRE sobre a aquisição do GRIPEN NG

8 comentários:

  1. mais um que gosta da rainha do Hangar???

    Eu duvido de qualquer oferta francesa de transferencia tecnologica. Eles podem ser bons parceiros, mas nao transferem coisa nenhuma.Alias avião ocidental é uma baita bomba, nisso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mais:
      http://blog.agoravale.com.br/fab-reconhece-transferencia-de-tecnologia-para-produzir-helicopteros-na-helibras-3356/

      Excluir
  2. já li faz tempo isso ...helicópteros nao são estratégicos.

    Michel, eu estudei e muito essa area por 20 anos

    Eu duvido de transferência tecnológica, para caças ainda mais ocidentais e em numero de 36... Isso é um fato a ser verificado um dia quem sabe .
    Transferência não é coisa de ocidental ainda mais de item estratégico... A menos claro que sejamos parceiros e vassalos por 50 anos como o Japão; Alias, esse é um dos motivos pelos quais nos afastamos dos Eua nessa area. Eles já sacanearam tantas vezes que perdi a conta. Eles nos sabotaram conscientemente na usina de Angra 1(mais conhecida como eterno pirilampo graças a sabotagem ) por mais de 15 anos... . Nos venderam um sensor IR, fora das especificações pedidas em um acordo de transferência tecnologica firmado ... . Ou seja ele não cabia no míssil... Turbinas de hidrelétricas... nos prejudicaram e foram indelicados conosco até com os poderosos e estratégicos F-5 de 1965. Os franceses são seus aliados, e o Rafale também usa algumas peças americanas e são sujeitos a seu comando(dos Eua).E custa os olhos da cara!!! Ninguem compra. Tá fora da realidade.Os franceses mentem demais quanto ao custo operacional dele. Por mim eu comprava Su-35 e o Rafale, ambos por qualidade tecnica mas os russos deram mancada (os brasileiros também) , e o Rafale... bem digamos que ninguém acredita nos franceses e suas propostas de preço e de transferência tecnológica na area de caças . O rafale também não era muito adequado ao que a FAB precisava. Era a escolha política do Lula que determinou sua escolha. A FAB gostava mesmo é do flanker(Politicamente complicado) e do Gripen que era teoricamente mais barato para tempos de paz e menos complicado em termos geopoliticos e operacionais mesmo com risco de embargo . Escolheu um deles

    A verdade é que a Rigor, nada militar estratégico pode ser ocidental... prefiro passar perrengues logísticos e confusões com os russos ou chineses nessa área... ao menos em guerra que é quando importa , não ficaremos sem suporte deles. Ja o ocidente embarga tudo se não gostar da nossa decisão.Eles fazem isso a toda hora, em guerra com seus agora repentinamente e sem aviso inimigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem: Você disse que ninguém transfere tecnologia militar em outro tópico, só essa notícia refuta o que você prega. A troca de know-how existe desde a Segunda Guerra Mundial.

      Quem disse pra você que helicópteros não podem ser tratados com estratégicos?

      Eu não vou ficar discutindo com você uma coisa que já discuti há meses e com dados e fatos. Acredite no que você quiser, eu acredito nas minhas convicções. Agora, só lembra que o mundo de hoje é diferente, ele é multipolar e a troca de conhecimento é essencial. O que é a tecnologia do Rafale para os franceses, por exemplo, se eles estão desenvolvendo um UAV de combate com inteligência artificial? Essa tecnologia faz o Rafale um brinquedinho. Lembre-se que também que a França precisa desesperadamente de um parceiro garantir a linha de produção do citado.

      E por favor, deixe de falar coisas sem veracidade. Dizer que o Rafale não atendida os requisitos da FAB, quando ele foi o único que passou com sucesso por todos os testes é no mínimo irresponsabilidade de sua parte.

      Excluir
    2. Todos as 3 opções do short list da FAB atendiam aos requisitos da FAB.

      Excluir
    3. Faz muito tempo que a França está integrada totalmente na estrutura da OTAN, que vem a ser uma aliança militar.

      Excluir
  3. Michel existe uma diferença entre transferir para o Canadá membro da OTAN, de transferir para o Brasil. O Rafale é o melhor avião atual francês. E Lógico que a França junto de alguns outros países que seria desnecessário citar, tem ambições quanto a Amazônia brasileira, Amazônia que indiretamente é vizinha da França, já se tem como um dos vizinhos a Guiana Francesa. Eu concordo que a França transfere tecnologia, afinal tem a questão do Helicóptero que vc citou, mais o Rafale trás um poder aéreo bem maior do que um modelo de Helicóptero. Principalmente porque o Brasil diferente do Canadá não está preso a panelinha ocidental, e não digo apenas por não ser membro da OTAN (já se o Brasil se quer está no Atlântico Norte), e sim que o Canadá faz tudo que mandam, acatam sanções sempre contra quem mandam, votam quase sempre a favor dos EUA e UE que atuam claramente juntos na política externa, e quando ocorre alguma rara divergência, é muito provável que seja até para disfarçar, pqe não existe aliança entre tantos países que supostamente sempre beneficia quase 30 países ao mesmo tempo, isso não existe na prática, então é obvio que tem os que mandam e os que obedecem nesse jogo, o Canadá está entre os que obedecem. O Brasil falem o que falar, se mantem neutro, busca ao seu modo ser soberano isso ninguém tem como negar, já o Canadá de soberano só tem fama, diga-se de passagem um país que não tem se quer o seu próprio monarca e faz parte da vasta lista de países da rainha da Inglaterra que supostamente manda nada e ninguém derruba ela em lugar nenhum, mais ai é outra história. A questão é que o Canadá não é Brasil, ninguém vai ter plano nenhum de invadir um fantoche, já o Brasil é outra história contra ambições estrangeiras. E outra questão, o Canadá guerreia sempre pela OTAN, esses Rafales seriam usados exatamente em futuras guerras da OTAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra começo de conversa, os franceses nunca morreram de amores pela OTAN. Sempre a França é a que menos envia tropas para zonas de conflito, isso sem contar que abandonou o comando da OTAN por anos. O fato de Canadá e França serem membros da OTAN, não quer dizer nada, vide esses países terem relações tímidas. E outra, arque-rivais podem ser membro da OTAN, olha o caso da Turquia e Grécia. Os alemães e americanos espionaram a França, mas teoricamente não teriam motivos para isso, não?

      Eu tô olhando aqui, o Exército Canadense, não tem uma arma se quer francesa, o mesmo vale para a Marinha e o Exército. E o Brasil, quantas armas francesas comprou ao longo do tempo? Os franceses nos ajudam com a nossa a arma mais estratégica, o submarinos nuclear, nos vendeu bons submarinos, repassou tecnologia de mísseis, helicópteros... nos vendeu um porta-aviões.

      Sim, o Rafale é o caça mais moderna, mas veja: Nós estávamos negociando o Rafale F3, a França já está testando a versão "F4". Ou seja, a França sempre estará um passo a frente e isso atrelado ao fato da França estar desenvolvendo um UCAV com inteligência artificial, faz com que a França possa ceder a tecnologia do Rafale.

      E por favor, o nome Organização do Tratato do Atlântico Norte só esta no nome, qualquer um pode fazer parte da OTAN se americanos e europeus quiserem. Hoje em dia tem até países do Báltico.

      Excluir