Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Força Aérea Brasileira apresenta nova aeronave (P-3AM)

Uma das ferramentas mais importantes e de alto valor estratégico da Força Aérea Brasileira (FAB) começa a ser divulgada para a sociedade. A aeronave P-3AM é a mais recente aquisição da unidade militar e está vinculada ao 2º Comando Aéreo Regional (II Comar), com sede no Recife. O equipamento, lotado na Base Aérea de Salvador, faz parte do esquadrão responsável pela defesa do País no mar, servindo para a aviação de patrulhamento. O P-3AM tem grande importância para o Brasil por causa da sua função. “Nossas plataformas de petróleo, e principalmente com o pré-sal, pode chamar a atenção de outras nações e deveremos estar preparados para qualquer situação”, enfatizou o comandan­te do II Comar, major brigadeiro Luís Antônio Pinto Machado.

A aeronave foi concebida para ataques contra submarinos. A primeira delas foi entregue oficialmente à Base Aérea de Salvador na última semana e outras oito deverão chegar nos próximos meses. Além dos investimentos para aquisição dos nove aviões, que foi de aproximadamente R$ 600 milhões, incluindo as aeronaves, o treinamento e manutenção inicial dos modelos, a FAB também está em fase de implantação de novas estruturas, como a construção de um novo hangar, e aumento de 30% do efetivo do esquadrão responsável. Outro local construído especificamente para servir ao P-3AM é um hangar de lavagem, já que o avião precisa ser lavado sempre após cada voo.

Outros 17 países possuem este modelo em sua frota. Apesar de ter sido construído na década de 1960, o modelo passou por uma modernização até chegar a frota brasileira e está à frente de alguns modelos similares existentes em outros países, como Argentina e Chile, na América do Sul. Algumas características da aeronave chamam a atenção, como as 16 horas de voo sem reabastecimento, voar a uma distância de nove quilômetros do solo e atingir cerca de 600 quilômetros por hora. “Temos hoje aeronaves novas, já que foram pouco usadas pelo fornecedor (Estados Unidos) e são muito operacionais. Atualmente ele é o maior equipamento de enfrentamento a submarinos nas forças armadas no Brasil”, disse o comandante do esquadrão responsável pelo P-3AM, tenente coronel Ângelo Tavares.

O equipamento, segundo o próprio comandante, tem vida útil de cerca de 20 anos. Além da missão de patrulhar os mares, o modelo também será ferramenta importante na busca e resgate em situações de emergência no mar, além de combate a possíveis navios piratas na costa brasileira. Atualmente, as equipes responsáveis pela aeronave passam por treinamento em um simulador, que é restrito aos militares por medida de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário