Militares russos das Tropas Aerotransportadas (VDV) exibem o uniforme russo durante a Parada da Vitória, na Praça Vermelha, em 2011 |
O novo uniforme do Exército Russo conta com vestimentas de inverno desenhadas para regiões com condições climáticas extremas como Ártico, informou hoje o diretor de Vestuário do Ministério da Defesa da Rússia, o coronel Andrey Podoprigorin.
Um soldado vestido com essas vestimentas "pode dormir sobre a neve durante quatro horas" na zona do Círculo Polar Ártico sem correr nenhum risco para a saúde, assegurou Podoprigorin.
Segundo Podoprigorin, o uniforme de inverno foi projetado levando em conta a experiência dos "vizinhos do norte", e inclusive supera o traje adotado pelo Exército Finlandês no que tange a resistência frente as temperaturas muito baixas e o isolamento térmico.
O novo uniforme, que foi testado em condições climáticas extremas, protege o soldado de temperaduras de até 40 graus centígrados negativo e inclui um traje de proteção frente a radiação de micro-ondas para o contingente da algumas unidades de comunicação.
O ministro da Defesa da Rússia, Anatoliy Eduardovich Serdyukov, anteriormente informou que o novo uniforme em geral está a gosto dos soldados, segundo um pesquisa realizada em março passado, mês que termina a primeira temporada de inverno e período que o novo uniforme foi testado, disse Podoprigorin.
“No geral, a maioria dos pesquisado avaliaram positivamente”, disse Podoprigorin.
Segundo a pesquisa, dois terços dos soldados que participara da pesquisa afirmaram que o novo uniforme é resistente frente ao frio e a umidade. Não obstante, o restante disse que não abriga o corpo o suficiente nas zonas de frio extremo.
O novo uniforme do Exército Russo foi desenvolvido entre 2007 e 2010 por um grupo renomados de designers de moda russo, com a colaboração de técnicos da indústria têxtil e do Ministério da Defesa, entre vestuário de gala, do dia-a-dia e de inverno.
O uniforme de inverno custa 2.443 rublos (US$ 78,03), já o preço de verão é de 996 rublos (US$ 31,81). Em regiões de frio extremo, os soldados recebem também trajes de pele, valenki (calçado tradicional russo) e luvas de pele.
Veja também: Exército Russo exibirá novo uniforme durante a Parada Militar do Dia 9 de Maio
Nenhum comentário:
Postar um comentário