Mergulhadores de combate da Frota russa do Mar Negro |
A Ucrânia vai permitir que a Rússia modernize sua Frota do Mar Negro, disse nesta terça-feira o ministro da Defesa da Ucrânia, Mykhaylo Yezhel.
Conversas sobre os detalhes do acordo estão em andamento.
O contrato vigente sobre o aluguel da base da Criméia de Sevastopol de 1997, impede a Rússia de aumentar o número de navios de combate ou modernizar o armamento da base.
Entretanto, a Ucrânia concordou em 2010 em estender o contrato de aluguel da base até o ano de 2042, mas a maioria dos navios de guerra da Frota do Mar Negro estão desatualizado.
“A média da vida útil de um navio de guerra é de 25 a 30 anos. É natural que (os atuais) navios sejam substituídos, e que é objeto de negociações”, disse Yezhel.
Durante sua visita à Ucrânia em 19 de outubro, o ministro de Defesa da Rússia, Anatoly Serdyukov, disse que substituição de armamento e outros equipamentos militares é um dos principais empencilhos nas negociaões.
A Frota do Mar Negro deverá receber um total de 15 novas fragatas e novos submarinos convencionais até 2020, mas dentro dos limites do acordo de 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário