Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

41 anos de ROTA

Acima o inconfundível e intimidador braçal da ROTA
A Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), da Polícia Militar de São Paulo, completou seu 41º aniversário. Uma solenidade foi realizada na tarde de sexta-feira (14/10) na sede do Batalhão Tobias Aguiar, na Avenida Tiradentes.

Criada em 1970, a Rota é formada por policiais do 1º Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os policiais são responsáveis pelo patrulhamento tático nas regiões onde os índices criminais são elevados. A Rota possui um policiamento especializado e preparado para todo tipo de ocorrência, independente das circunstâncias e da situação.

Historicamente, a Rota surgiu da necessidade de um policiamento reforçado, com mobilidade e eficácia de ação. Foi incumbido então, à 2ª Cia de Segurança do 1º Batalhão Policial Militar, da Tropa de Choque, iniciar o patrulhamento ostensivo motorizado no centro de São Paulo.

Surgiu então o embrião da ROTA, a "Ronda Bancária", que tinha como missão reprimir e coibir os roubos a bancos e outras ações violentas praticadas por criminosos. Em 15 de outubro de 1970, este “embrião” passou a denominar-se Rodas Ostensivas Tobias Aguiar, a Rota. Foi instalada na sede do Batalhão Tobias de Aguiar a central de comunicações com a finalidade de apoiar as viaturas em serviço.

Viaturas e Equipamentos
As viaturas são equipadas com rádio transceptor para maior agilidade nas operações da Polícia Militar com a Base Aguiar ou com as viaturas no policiamento. As viaturas contam com rádios e Hts Digitais, tudo coordenado pela Central de Operações da Polícia Militar (COPOM).

Além destes equipamentos, a unidade, como Batalhão de Polícia de Choque, possui materiais de choque para emprego em missões emergenciais de Controle de Distúrbios Civis. Tais equipamentos têm utilidade tanto para proteção individual como para dispersão de manifestações quando necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário