Submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy |
“Hoje em cumprimento do programa de testes estatais, foi realizado com sucesso um novo lançamento do míssil balístico intercontinental naval Bulava, desde o seu portar regulamentar, o submarino atômico portador de misseis K-535 Yuriy Dolgorukiy”, disse o porta-voz.
Esse foi o lançamento de número 17 do míssil do Bulava e o terceiro somente esse ano. O lançamentos anteriores aconteceram em 28 de junho e 27 de agosto e ambos foram realizados pelo submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy, do Projeto 955 ou classe Borey. Antes os era realizados desde o submarino Dmitry Donskoy (TK-208), pertencente ao Projeto 941U ou classe Akula.
O míssil intercontinental R-30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 na classificação OTAN), é um foguete de três fases instalados em submarinos e de propelente sólido (nas primeiras etapas) e líquido (na terceira etapa). É lançado de um tubo na vertical.
O míssil tem alcance de 8.000 km e pode portar de 6 a 10 cabeças de guerra nucleares, hipersônica independentes, de 100 a 150 kilotons. Cada ogiva é capaz de modificar sua trajetória de vôo.
(Clique na imagem para ampliar o infográfico) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário