Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Folha de SP: Com 300 militares, fragata parte para missão no Líbano

Trezentos militares brasileiros embarcaram ontem no Rio rumo ao Líbano. O grupo vai participar da missão de paz na ONU no país, mas familiares se despediram temendo conflitos.

Entre os embarcados na fragata União está o 3º sargento Gilson Clemente, que esteve em dois contingentes no Haiti, onde o Brasil lidera outra missão da ONU.

No primeiro deles, em 2006, foi ferido com estilhaços de bala na cabeça durante ocupação da favela Citè Soleil, considerada a mais perigosa no país caribenho.

"A gente está indo em missão de paz, mas preparado para qualquer situação. A família sabe disso. Lá, a gente passa as informações que eles podem saber", disse Clemente, 39. Fuzileiro naval, ele diz que decidiu entrar na Marinha ainda criança, quando assistia a filmes de ação.

"Sempre me via naquela situação. Gosto da área operativa. Vivo como se fosse na guerra. Gosto da guerra, mas para buscar a paz", afirmou.

Sua família assiste apreensiva, mas orgulhosa, à nova partida. "A gente sabe que ele está indo para combate. Mas confiamos que vai voltar bem", disse Valéria Cristina, 38, mulher do militar.

A força marítima da Unifil, nome da missão da ONU, é composta por navios da Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia. É comandada pelo contra-almirante brasileiro Luiz Henrique Caroli. O envio da tropa foi aprovado na semana passada pelo Congresso. A principal missão do grupo é evitar o ingresso ilegal de materiais bélicos no Líbano, em permanente tensão entre grupos pró-Ocidente e a milícia xiita Hizbollah.

"Vamos verificar as embarcações que chegam. Se alguma não colaborar, teremos que intervir de forma enérgica", disse o comandante da fragata, Ricardo Gomes, 43.

É essa possibilidade que assusta a estudante Natasha, 12, filha do cabo Renato Linhares, 38. "Meus colegas de escola perguntam aonde ele vai. Fico com medo, porque ele vai tipo para a guerra."

Ontem, o coordenador especial da ONU para o Líbano, Michael Williams, disse que a missão recebeu ameaças nas últimas semanas, sem dar detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário