Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 3 de maio de 2013

EUA atualizam sua maior e melhor bomba anti-bunker de olho no Irã

Um bombardeiro Boeing B-52 Stratofortress lança uma MOP em testes em 2007

O Pentágono está atualizando a sua maior bomba anti-bunker com a finalidade de convencer Israel de que os EUA tem a capacidade de impedir que o Irã obtenha uma bomba nuclear se a diplomacia falhar, assim informou o jornal americano The Wall Street Journal.

Se trata da bomba GBU-57A/B Massive Ordnance Penetrator, desenhada para penetrar fortificações subterrânea.

Várias vezes, nas últimas semanas, os funcionários do governo americano, em uma tentativa de demonstrar a capacidade dos EUA, exibiram um vídeo secreto da Força Aérea Americana para os militares israelenses e pessoas do governo de Israel, o qual mostram testes com uma versão anterior da bomba e explicaram que mudanças foram realizadas para melhora-la.

A nova versão do que é a maior bomba convencional do Pentágono (a mesma pesa 14 toneladas), teve os seus fusíveis aperfeiçoados para aumentar o seu poder de escavação, os sistemas de orientação são novos para aumentar sua precisão, bem como equipamentos de alta tecnologia para evadir-se das defesas iranianas.

A princípio a bomba foi melhorada para ataque a usina de enriquecimento de Urânio de Fordow, que fica na província iraniana de Qom.

Segundo o The Wall Street Journal, as mudanças realizadas na MOP refletem uma análise detalhada do que seria necessário para destruir a usina de Fordow. O fusível do detonador da bomba foi modernizada especificamente para resistir ao impacto com chapas de granito e aço que cobrem as instalações nucleares.

Outra mudança importante na bomba foi no sistema de orientação da mesma. Segundo fontes, a precisão é um muito importante porque se os EUA decidirem atacar o Irã realmente, a Força Aérea Americana pode ter que disparar mais de uma bomba no mesmo lugar para destruir completamente a central de Fordow.

8 comentários:

  1. Cruzes, a bomba é do tamanho do caça no fundo.

    ResponderExcluir
  2. É meio bizarro. Teerã vai acrescentar novas fortificações e mais fundas e proteger suas instalações nucleares rs!

    ResponderExcluir
  3. Els são " mt espetos" e os Persas são mt burros....são uns tontos.Quem viver verá. Sds.

    ResponderExcluir
  4. Caro Michel, fale alguma coisa sobre a diferença entre esse arrasa quarteirão dos EUA e uma bomba à vácuo que a RÚSSIA diz ser mais potente. Não acredito que a RÚSSIA também não tenha nada parecido ou igual a GBU-57A/B Massive Ordnance Penetrator. Tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GBU-57A/B Massive Ordnance Penetrator é uma bomba de penetração, enquanto a a bomba à vácuo russa, a bomba convencional mais potente do mundo, é uma bomba a ser usada em operações de saturação.

      A Rússia não tem uma bomba tão pesada como a americana, mas a Rússia possui um maior leque de bombas de penetração do que os EUA. Isso você pode ver nesse documentário:
      https://www.youtube.com/watch?v=oSBmglBxHqw

      Excluir
    2. Como funcionam as bombas anti-bunker? Quero dizer, o que faz com que elas tenham tanto poder de penetração?

      Excluir
    3. Mísseis ou bombas anti-bunker tem um motor mais potente, o que permite uma maior penetração para uma cabeça de guerra montada em uma bomba ou míssil anti-bunker. Para alcançar a máxima penetração, a cabeça de guerra pode ser constituída somente de um projétil de alta densidade. Tal ogiva tem energia transporta mais energia do que uma ogiva com explosivos químicos (energia cinética de um projétil de em hipervelocidade).

      Excluir
  5. Pode pesar a tonelada que for, acho impossível conseguir penetrar numa das montanhas do Irã. Só se explodirem inteira com armamento nuclear.

    Se não bastasse isto ainda tem aquele concreto a base de quartzo e fibras que usam pra fortificar ainda mais a estrutura.

    ResponderExcluir