Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Exército Indiano prefere o T-90MS ao Arjun

T-90MS

Generais do Exército Indiano interromperam momentaneamente o projeto do tanque nacional indiano “Arjun” em favor de um contrato de US$ 1.8 bilhão que prevê a importação de 354 tanques de batalha T-90MS da Rússia, escreveu no último dia 27 de outubro o principal jornal econômico indiano, o Business Standard, que citou fontes do Ministério da Defesa do país asiático.

O Diretório de Blindados recomentou organizar os testes do Arjun no Estado de Punjab, mas essa iniciativa foi negada, supostamente, por indicação do Diretório de Operações Militares, entidade que tem mais influência direta com os comandantes do Exército.

Porta-vozes do Exército Indiano negaram que o Diretório de Operações Militares esteja obstruindo os testes com o Arjun.

A Índia planeja comprar da Rússia 354 tanques de batalha T-90MS para equipar seis regimentos blindados do Exército Indiano e duas brigadas, os quais se dividirão na fronteira com a China.  Os novos blindados se somarão aos 1.657 T-90S e 2.414 T-72M, também de fabricação russa, que já estão implantados na fronteira com o Paquistão. Atualmente o Exército Indiano tem apenas 128 tanques Arjun em serviço operacional, fora outros 118 encomendados.

O periódico qualifica de “inexplicável” o crescente respaldo aos tanques russos que em alguns parâmetros cedem ao Arjun.

Representantes do Exército Indiano argumentam que o Arjun, que pesa mais de 60 toneladas, é muito pesado para os solos de Punjab, Jammu ou Caxemira. O Arjun deveria ser usado nos desertos do Rajastão.

A DRDO e as unidades que já se dotaram do Arjun refutam esse argumento: “Graças a uma largada mais ampla, o maior peso do Arjun se distribui sobre uma área superior. Sua pressão nomina sobre o terreno é menor que a do tanque russo, assim ele pode se movimentar facilmente em Punjab, considera S.Sundaresh, supervisor chefe dos projetos de pesquisa e desenvolvimento para veículos armados na DRDO.

O Ministério da Defesa da Índia realizou em 2010 um teste comparativo entre Arjun e o T-90, mas nunca publicou o resultados oficias. Fontes citadas pela imprensa indiana em março de 2010 afirmaram que o Arjun é superior ao T-90 em várias características.

O T-90MS é uma versão modernização do modelo T-90S que a indiana comprou da Rússia em 2001. Se supõe que o tanque russo é muito apropriado as baixas temperaturas de Ladakh, Sikkim e Arunachal Pradesh onde os indianos planejam implantar duas brigadas blindadas. O Arjun foi projetado especialmente para aguentar o calor das planícies indianas, enquanto o T-90S demonstrou mais de uma vez que opera mal em condições de altas temperaturas.

8 comentários:

  1. Eu nao sei se esse Arjun é assim superior, acho que a única vantagem que tem é o motor mais potente, de resto nao parece ter nada de mais em relação ao t-90ms que é derivado de um design ja muito usado e testado antes, e é mais confiável. Essa das temperaturas nao sei. Os militares indianos sao muito confusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que há muita falácia acerca do Arjun. Não conheço um país que tenha uma arma excelente e compra armas da mesma categoria de outro país de qualidade inferior.

      Eu tenho certeza que o T-90MS é superior a qualquer Arjun, desde blindagem, sistema ópticos, armamentos...

      Excluir
    2. E ainda os indianos precisaram da ajuda penso que de alemães, vide do design do prjecto do leopard 2a4, e o arjun tb tem um missil anti-tanque israelita ou alguma coisa mais de origem israelita, embora a nova versao tenha mais componentes doméstico e um design diferente de torre (bem, essa versao nem ainda existe oficialmente). Mas só uma coisa michel, algo que nunca consegui saber, sabe qual é a blindagem normal do tanque t-90 (não a reactiva). Matérias que ja vi do t-90 e nada sobre isso.

      Excluir
    3. A blindagem do T-90 é a mesma do T-72, blindagem de aço, laminada, materiais compostos, blocos ERA.

      Excluir
  2. -
    -
    Em um país corrupto como a Índia... quem garante que realmente optaram pelo mais capacitado ou o que mais $$$ vai dar......FATO !
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá por um pais ser corrupto nao quer dizer que eles nao escolhem a melhor arma a ser usada. Isso nao quer dizer nada.

      Excluir
    2. -
      -
      354 tanques.....que vão se somar a outros 4071 também russos.... essa conta sempre fecha em russo..(resta saber a percentagem de propina por unidade e como vive os que decidem a compra na Índia)... rs
      -
      é mais barato ..a longo prazo.. sempre comprar dos russos...ou elevar o nível técnico do fabricado pela Índia .. ???
      -
      XTREME

      Excluir
  3. Tanks Rússo, caças Rússos, submarinos AkulaII (Alugado) Rússo....esse material bélico Rússo devem ser uma droga. Só os n dirigentes sabem disso. sds.

    ResponderExcluir