Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

4º protótipo do PAK-FA T-50 voo pela 1ª vez


Acima o T-50-3 (3º protótipo do T-50) voa pela 1ª vez
O 4º protótipo do caça furtivo russo Sukhoi T-50 voou pela primeira vez nesta quarta-feira em um voo que durou 40 minutos em Komsomolsk-on-Amur, Sibéria, disse a Sukhoi em nota à imprensa.

“O 4º protótipo do PAK-FA fez seu primeiro voo a partir da fábrica Gagarin, em Komsomolsk-on-Amur”, disse a Sukhoi, referindo-se a aeronave pelo seu nome de projeto, um acrônimo para futuro caça de quinta geração tático.

“O voo testou a integridade total dos sistemas da aeronave e seus motores. A aeronave está fazendo tendo uma boa impressão em todas as fases do programa de voo”, disse a Sukhoi.

O T-50 será o núcleo da aviação de combate da Força Aérea Russa, ele representa a quinta geração de caças russos multifuncionais com baixa assinatura de radar (stealth), super-manobrabilidade, capacidade de voo supersônico sem uso de pós-combustão e com um radar X-Band de varredura eletrônica de fase ativa (AESA - Active Electronically Scanned Array).

O primeiro protótipo do T-50 voo pela primeira vez em 29 de janeiro de 2010.

5 comentários:

  1. Meu Caro Michael Medeiros
    e Possivel que aja ainda modificasoes no desenho do T50 ? especialmente na aria da frente?
    Entendo que vc nao trabalha la , mais porem vc tem alguma noticia sobre iso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe a possibilidade sim, mas eu ainda não vi nenhuma mudança visível. A única que pode mudar, creio eu, é a parte dos motores para reduzir ainda mais o RCS.

      Excluir
    2. Quando tiver uma imagem do 4º prototipo poderia mostrar.

      Excluir
  2. Caro,

    Você acredita na entrada do Brasil como parceiro neste co-desenvolvimento desta máquina? Os passos de nossa presidente, vão de encontro com um possível(real) cancelamento. Do FX2 indo para a compra de um caça novo, servindo de guarda para entrada de um 5º geração?. Neste caso o T50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil não vai entrar no projeto de desenvolvimento do PAK-FA T-50 por 3 motivos: O caça está quase finalizado; O Brasil não tem experiência suficiente no setor; O memorando de entendimento entre Rússia e Brasil assinado em 2008, se eu não me engano, visava somente o financiamento do PAK-FA T-50 por parte do Brasil. Com isso o Brasil poderia comparar a versão do T-50 por um preço menor do que será oferecido a terceiros países.

      Hora a Dilma indica que pode abrir uma nova concorrência, hora parece que não. É muito cedo para falar sobre isso. Só sei que os russos e a Eurofighter tentam a todo custo voltar à concorrência. Mas acho que vamos mesmo é de Rafale, o que seria a melhor opção.

      Excluir