Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

China invade espaço do Japão

Chinesa arrasta uma bandeira japonesa em protestos 

Com um passado conturbado e mal resolvido, depois de séculos de conflitos, chineses e japoneses escreveram ontem um novo capítulo sobre a tensa disputa territorial das ilhas conhecidas como Senkaku, pelo Japão, e Diaoyu, pela China — o arquipélago é reivindicado pelos dois países. Por volta das 11h de ontem (zero hora em Brasília), um avião bimotor chinês Harbin Y-12 sobrevoou o espaço aéreo perto da ilha de Uotsuri, provocando protestos do governo japonês, que considerou o incidente “extremamente lamentável”.

Em contrapartida, o porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, qualificou a atitude como “perfeitamente normal”, já que as ilhas pertenceriam ao país há séculos. “O sobrevoo das ilhas Diaoyu por aviões de vigilância marítima chineses é perfeitamente normal. A China pede ao Japão que pare com suas atividades ilegais nas águas e no espaço aéreo das ilhas Diaoyu”, completou Hong. Curiosamente, a invasão chinesa ao espaço aéreo japonês aconteceu no mesmo dia que marca o 75º aniversário do massacre de Nanquim, símbolo de humilhação na história da China, quando dezenas de milhares de civis e militares chineses foram mortos por tropas japonesas.

O incidente ganhou ares de tensão quando um barco de patrulha japonês exigiu a retirada dos chineses. A tripulação do avião, no entanto, não se intimidou: “Estamos no espaço aéreo chinês”, responderam, segundo a Guarda Costeira. Em resposta, os japoneses enviaram oito caças F-15 ao local, informou o porta-voz do governo, Osamu Fujimura, que não explicitou se houve incidentes entre as aeronaves dos dois países. De acordo com os arquivos históricos do Ministério da Defesa do Japão, esta foi a primeira vez que um avião da China violou o espaço aéreo japonês. Tóquio garante que identificou, desde 1959, ao menos 34 invasões — 33 por aviões russos (ou soviéticos) e uma por Taiwan.

Essa não foi a primeira polêmica envolvendo a disputa pelas ilhas neste ano. Em setembro, milhares de estudantes chineses foram às ruas de várias cidades para protestar contra a decisão japonesa de nacionalizar as ilhas, que antes eram propriedade particular. Ainda no mesmo mês, navios japoneses e taiuaneses dispararam canhões de água uns contra os outros. Taiwan, que também reivindica o arquipélago, havia enviado quando 40 barcos pesqueiros e 12 navios de patrulha em áreas próximas às ilhas. Preocupado com mais confrontos, o premiê japonês, Yoshihiko Noda, pediu vigilância às áreas próximas a Senkaku, administrada pela prefeitura da ilha de Okinawa.

10 comentários:

  1. "..Com um passado conturbado e mal resolvido, depois de séculos de conflitos, chineses e japoneses escreveram ontem um novo capítulo sobre a tensa disputa territorial das ilhas conhecidas como Senkaku, pelo Japão, e Diaoyu, pela China — o arquipélago é reivindicado pelos dois países. Por volta das 11h de ontem (zero hora em Brasília), um avião bimotor chinês Harbin Y-12 sobrevoou o espaço aéreo perto da ilha de Uotsuri, provocando protestos do governo japonês, que considerou o incidente “extremamente lamentável”.==== Os Chineses ñ esqueceram às inúmera invasões , da II WW e os prostíbulos,as mulheres Sinos eram obrigadas a se prostituírem p manter o moral dos Soldados Niponicos...ainda tem mt coisa p serem resolvidas, e mal resolvidas. Quem viver verá.Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estes chineses de m...! continuarem a agir assim, eles vão ver do que os japoneses são capazes! Ou eles acham que em todos estes anos que a China vem crescendo econômica e militarmente os japoneses não se prepararam adquadamente para uma futura guerra contra a China? E a julgar pelo que ocorreu no passado, a vantagem já é dos japoneses: ferro na maior ditadura do mundo!

      Excluir
    2. O Japão nunca deixou de se armar, ingênuo é aquele que crê no termo "Forças de Auto-Defesa do Japão". No entanto, a China está mais avançada que o Japão em projetos militares de grande envergadura e em armas estratégicas. Apesar do Japão tem excelentes Forças Armadas, tal país não pode nem sonhar em provocar a poderosa China.

      Excluir
    3. Todavia, Michel, um combate que se têm por objetivo as ilhas Senkaku, mobilizaria, principalmente, força aérea e marinha e, nesse quesito, o Japão é superior à China.

      Excluir
    4. Você tem certeza que a Força Aérea e Marinha Japonesa é superior a chinesa?

      Pra começo de conversa, a China não depende de ninguém para construir suas aeronaves de combate.

      O Japão não tem um radar AESA em seus caças e não está desenvolvendo nenhum pelo que eu sei, a China, em contrapartida, já está em testes avançados com seu radar AESA. A China tem um míssil BVR superior ao japonês.

      No mar, a China tem vantagem, sobretudo porque tem mísseis mais poderosos e armas de dissuasão, o Japão não.

      Excluir
  2. PURA BESTEIRA...FALA-SE EM FOÇA NAVAL.MAS SE A GUERRA FICAR FEIA MESMO E FOR UMA GUERRA TOTAL,BASTA UMA BOMBA NUCLEAR SUJA CHINESA E ENTÃO.......PARA ONDE OS JAPAS VÃO CORRER?
    IVAM O TERRÍVEL

    ResponderExcluir
  3. Olha, pelo que já li, a China, na época que foi invadida pelo Japão, havia uma instabilidade política, gerando assim duas guerras, uma civil para decidir o poder e domínio da política chinesa e a de contra o Japão, e a China venceu, certo que com as duas BNs, lançadas pelos americanos ajudou...

    ResponderExcluir
  4. Pro Anonymous que chamou a China de chineses merda, é um verdadeiro bobo alegre, é a única palavra sutil que se tem para alguém que fala disso do país q tem o maior crescimento econômico de todos os tempos, só isso que o mal informado que usou do nick Anonymous ignora. A China venceria o Japão em uma guerra facilmente, a China bastaria começar a bombardear ás metrópoles japoneses com seus mísseis e o governo do Japão iria recuar e abrir mão das ilhas, o que são essas ilhas comparados a todas ás perdas econômicas que poderia sofrer com mísseis caindo sobre Tóquio, Osaca e mais outros grandes cidades? Gostos pessoas fazem ás pessoas falarem muita merda por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra coisa não vamos comparar o Japão do auge imperial dele, com o Japão das últimas décadas e não vamos comparar a China do passado com a poderosa China do presente, guerra entre eles do passado não representa rigorosamente nada, seria igual querer dizer que Espanha e Portugal hoje com o fraco poder deles fosse dominar a America Latina toda só porque fez isso a séculos atrás, quem vive de passado é museu, o que vale é o presente, e o presente a China é mais forte que o Japão e isso é um fato indiscutível.

      Excluir