O Ministério da Defesa de Israel ordenou a construção de uma nova família veículos blindados de infantaria, a qual deverá ser adaptada para combater em zonas urbanas sem deixar de fabricar veículos “convencionais”.
A nova família de veículos blindados, chamada de Rakiya (Horizonte), será desenvolvida às bases do MBT Merkava Mk.4, o principal veículo blindado do Exército de Israel, e com o uso de várias tecnologias que foram usadas na construção do citado MBT.
Se estima que os novos veículos estejam operacionais em 2020, no entanto, fontes insistem que as a plataforma Rakiya não irá substituir Merkava Mk4 de 65 toneladas ou o veículo de transporte de pessoal pesado Namer, que continuará a ser fabricado até 2020 e manter-se-á em serviço para as próximas décadas.
Espera-se que os requisitos técnicos na nova família de blindados sejam aprovados em 2013, mas já foi apurado que a plataforma será sobre rodas, será 50% mais leve que o Merkava Mk.4 e manobrabilidade e velocidade superiores ao citado MBT. O Rakiya terá a sua proteção provinda de um sistema de defesa ativa e outro passivo.
O Rakiya estará dotado de um sistema de comunicação integrado a um sistema de controle digital. No entanto, não fora informado sobre o tipo de tecnologia que o Rakiya herdará do Merkava.
A licitação para o desenvolvimento do Rakiya é esperada para o final de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário