4º protótipo do T-50 alça voo pela primeira vez em 12/12/12 |
O caça russo de 5ª geração, o T-50, começará os testes estatais de voo em março de 2013, afirmou ontem (23) o comandante da Força Aérea Russa, o general Viktor Bondarev.
Atualmente três protótipos do T-50 estão realizando voos de teste no aeródromo de Zhukovsky, perto de Moscou, o quarto protótipo é submetido a ensaios de teste de fábrica e quinto protótipo está em processo de aprovação de fábrica, disse o comandante.
Todos os protótipos do T-50 voarão em março do ano que vem para a cidade russa de Akhtubinsk, região de Astrakhan, lugar esse que será levado a cabo os testes estatais, disse o comandante.
Até o final de 2013, serão 8 protótipos do T-50 construídos e envolvidos nos testes estatais em Akhtubinsk.
"Nós completaremos os testes dentro de 2-2,5 anos e entre 2015 ou inicio de 2016 é esperada a produção em série desses caças e vamos começar a recebê-los e repassá-los para nossas unidades de combate", disse o comandante.
Na semana passada, a fabricante do T-50 anunciou que tinha conduzido o primeiro voo do quarto protótipo do T-50 (T-50-4), voo esse que durou 40 minutos nos céus de Komsomolsk-on-Amur, Sibéria.
O T-50 é um caça de superioridade aérea, com peso de decolagem de mais de 30 toneladas e de dimensões medianas, semelhantes as medidas do caça Su-27. Seu desenho desfruta da tecnologia de baixa detecção (stealth).
Comparado aos caças de geração anterior, o T-50 tem muitas características únicas e conjuga funções de ataque e de caça, ou seja, é um caça multi-função. Ele está equipado com uma aviônica moderna, o que reduz o trabalho do piloto, sendo assim, o piloto pode se concentrar no comprimento das tarefas táticas.
O T-50 pode alçar voo e aterrizar em pistas de 300-400 metros. Será capaz de voar a uma distância de 5.500 km, pode ser reabastecido em voo e pode desenvolver uma velocidade de 2,500 km/h (Mach 2+). O T-50 poderá portar até oito mísseis R-77 ou duas bombas guiadas de 1.500 quilos, assim como dois mísseis de longo alcance Novator K-100, que é capaz de abater aeronaves de alerta antecipado e controle de voo (AWACS) a uma distância de 400 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário