Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

EUA militariza o espaço e pode mudar a 'cara' da guerra


Washington se recusou a apoiar uma resolução para colocar fim a militarização do espaço durante a última Assembleia Geral da ONU 

Os Estados Unidos estão dando passas até a militarização do espaço e isso mudaria a cara da guerra em um futuro próximo, advertiu em declarações a Russia Today o membro da Academia de Ciências de Engenharia russa, Yury Zaytsev.

Durante os três últimos anos, os EUA publicaram direções táticas obre o uso de força no espaço, enquanto os sistemas que se pode utilizar como arma na órbita estão passado por rigorosos testes, disse Zaytsev.

Em documento publicado em outubro passado, o Departamento de Defesa dos EUA, afirmou que suas atividades relacionados com o espaço estão projetadas para “manter e melhorar as vantagens de segurança nacional que oferece a utilização do espaço”.

O acadêmico destacou que o plano americano de militarizar o cosmos pode incluir o uso de armas nucleares com as tradicionais, o que poderia consequências dramáticas para a guerra como conceito. Durante a Assembleia Geral da ONU deste ano, os EUA se negaram a apoiar uma resolução para colocar fim a militarização do espaço.

Na votação do documento intitulado “Prevenção da Corrida Armamentista do Espaço”, 169 membros incluindo a Federação Russa, se pronunciaram a favor do projeto de resolução que declara que a “exploração e utilização do espaço serão para fins pacíficos e levada a cabo em beneficio econômico e cientifico”. Não obstante, os EUA e Israel se abstiveram durante a votação, deixando o documento sem poder real.

O cientista russo recordou a comoção que causou nos EUA a destruição exitosa de um satélite meteorológico por parte da China em 2007. “Os americanos estavam assustados com os testes dos chineses de armas antissatélite”, disse Zaytsev. “É muito possível que o país norte-americano logo inicie negociações sobre sistemas de luta contra satélite”.

Zaytsev também sublinhou que os EUA e seus aliados podem tratar de regular a atividade especial em beneficio próprio. “Os EUA e a UE estão trabalhando em um projeto de normas de conduta no espaço exterior”, explica. “Este documento pode regular a atividade espacial para os interesses dos EUA e seus aliados e pode descriminar outros Estados, incluído a Rússia.

Noam Chomsky: A militarização da ciência e do espaço

14 comentários:

  1. Eu acho que militarizar o espaço é desnecessário e dispendioso, é como se quisessem uma nova corrida armamentista, e obviamente o Michel tb nao deve concordar com isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não concordo nem com a guerra convencional, imagine a guerra espacial.

      Excluir
  2. Uniao Sovietica sempre teve anos na frente dos Yankes nisso
    A estacao espacial MIR Sovietica era so um dos brinquedinhos que os Sovieticos tinhao pra por no espaco se Militarizacao do Espaco cresce se ,
    Hoje so e tira da gaveta e aprimora , Progrma espacial Yanke pode ter algumas inovacoes, porem os Russo tao bem afrente em projetos do que os Yankes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não creio que os russos estejam tão a frente assim dos americanos. Se estivesse não veríamos declarações como a de Yury Zaytsev. Veja que a Rússia tem os melhores mísseis balísticos do mundo e nunca foi atrás dois EUA para redução do arsenal estratégico, os americanos que foram atrás dos russos. Mas ainda sim, os russos tem a melhor defesa aeroespacial do mundo. E a Rússia tem projetos promissores. Mas creio que os americanos esteja um pouco a frente dos russos hoje nessa área.

      Excluir
  3. -
    -
    tem que militarizar sim..
    -
    satelite de comunicação.. GPS... são armas...que tem uso civil...
    -
    evoluimos tecnologicamente mais rapido quando o fator ..armas.. esta envolvido.
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até aonde eu sei, as telecomunicações não é uma ciência militar. Aliás, a Arma de Telecomunicações vem bem depois de sua aplicação civil. Era possível fazer satélites de comunicação, GPS e outras coisas sem pensar nas guerras, cidadão. Mas uma vez você prova o quão é um debatedor sério.

      Excluir
    2. -
      -
      caro .. editor do blog..
      -
      satélites artificiais ... devem a "guerra fria"... seu atual estagio de desenvolvimento...
      -
      pesquise melhor Sabugosa..rs...sic.. Michel.
      -
      XTREME

      Excluir
    3. Você não entendeu o que eu quis dizer, não vou perder meu tempo mais com você.

      Só vou lhe dizer uma coisa: Eu estou cansado do seu "senso de humor" abusivo, por isso eu não vou tolerar mais isso.

      Eu não quero ver mais "rs; kkkk; sic" ou coisas do gênero.

      A próxima gracinhas que você fizer, a próxima vez que você fizer brincadeiras com meu nome, me chamar de Sabugosa, você terá o direito de comentar aqui cerceado.

      Quem avisa amigo é, já dizia minha vó.

      Excluir
  4. Polyus

    contava com minas nucleares, um canhão laser, camuflagem Stealth para evitar sua detecção e era pintado de negro. A estação media 37 metros de comprimento por 4.1 metros de diâmetro e pesava cerca de 80 toneladas.

    fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Polyus

    em materia do espaço os russos tem doutorado.

    COMO UM ANTIGO DITADO POPULAR.
    enguanto os EUA pranta o milho
    os russos ja estao com o fuba pronto.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Russos ou soviéticos? Não se esqueça da contribuição ucraniana para a URSS. Depois da queda da URSS a Rússia caiu muito em pesquisas espaciais, isso é fato.

      Excluir
  5. Os yanques estão a frente dos russos na corrida espacial sim, é só olhar as últimas viagens dos astronautas americanos, sempre na frente do foguete russo, mais precisamente na ponta do foguete quando são enviados a estação espacial internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem está levando os astronautas americanos para o espaço agora? Os russos! Não há mais corrida espacial no momento, na minha visão. O que eu vejo é uma colaboração mutua nessa área.

      Excluir
  6. "..O acadêmico destacou que o plano americano de militarizar o cosmos pode incluir o uso de armas nucleares com as tradicionais, o que poderia consequências dramáticas para a guerra como conceito. Durante a Assembleia Geral da ONU deste ano, os EUA se negaram a apoiar uma resolução para colocar fim a militarização do espaço..."=== Esse é o país q fala de paz .Mas, age de forma contraria , ou seja às ações dos mesmo falam + q suas palvras.Já assistimos a um filme onde a extinta URSS tinha um satélite cheio de míseis nucleares... como digo sempre:Ñ são confiáveis .Sds.

    ResponderExcluir