Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Rússia retomará o desenvolvimento de um laser de combate aerotransportado

Beriev A-60

O Ministério da Defesa da Rússia ordenou que o complexo militar industrial do país retomasse a criação de lasers militares, os quais deverão ser capazes de destruir aeronaves, satélites e mísseis balísticos inimigos.

Segundo o jornal russo “Izvestia”, o desenvolvimento desse tipo de arma estará a cargo das empresas Almaz-Antey, Taganrog Beriev Aircraft Scientific and Technical Complex (TANTK) e Himpromavtomatika. Os trabalhos começarão em 2013.

De acordo com uma fonte, a Beriev já retomou os trabalhos de modernização da aeronave de testes de um canhão a laser Beriev A-60, aeronaves essa que é baseada na aeronave de transporte Ilyushin Il-76MD. Durante a União Soviética, duas aeronaves foram criadas para os testes de canhão de laser, porém apenas uma “sobreviveu”. A aeronave sobrevivente foi construída em 1991, e a mesma ficou por muito tempo guardada em um aeródromo perto de Taganrog.

Laser foram montados no Beriev A-60 para experiências de desorientação de mísseis e satélites de vigilância. Os trabalhos foram suspensos em 2011 devido à falta de financiamento. O equipamento utilizado no Beriev A-60 foi desmontado. Fontes dão quando que o projeto será retomado e está previsto a montagem de um laser mais potente Beriev A-60.

Além disso, o Beriev A-60 será todo remodelado, uma vez que não realiza operações há mais de dois anos. A Beriev espera atualizar o Beriev A-60 durante o ano de 2013, enquanto isso a Almaz-Antey irá redefinir novas unidades do sistema de laser 1LK222, o qual será desenvolvido em conjunto com a empresa Himpromavtomatika. Segundo essas empresas, a versão terrestre do laser já está pronta.

O sistema será submetido em 2013 para estudar o seu funcionamento em condições de diferentes pressões atmosféricas, temperaturas e sobrecarga. Ao mesmo tempo,  os engenheiros indicam que todavia não há previsão que tipo de aeronave transportará esse tipo de arma: se é um avião de transporte militar ou um bombardeiro modificado para este fim.

Além de fontes de energia potentes e fiáveis, a criação de um laser de combate aerotransportado capaz de destruir grandes objetos voadores requereria o desenvolvimento de um sistema de alvos de precisão e de retenção do  feixe de laser no alvo, assim como o alcance do feixe, já que a sua potência não garantirá a destruição de um objeto a grande distância.

Leia também: Rússia criará uma arma de laser para rechaçar os aviões de reconhecimento inimigos 

6 comentários:

  1. -
    -
    ou eles possuem algo "realmente novo" ou sera mais para desenvolver tecnologia...como arma é questionável..
    -
    os EUA a décadas estão desenvolvendo o mesmo (arma laser(químico) aerotransportada) e ate o momento...digamos que o sistema de fixação do feixe laser no alvo é o calcanhar de aquiles.
    -
    no vácuo(espaço) seria uma beleza tais armas......mais na atmosfera os gases que a compõe..prejudicam e muito o feixe de laser (seria algo similar a dar um tiro fora d'água para acertar algo dentro d'água...e no caso..o feixe tem que ser mantido no alvo(em movimento) por um determinado tempo para o destruir).
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra constar: Os EUA não estão mais desenvolvendo o seu laser de combate aerotransportado. O programa do YAL-1 Airborne Laser foi cancelado.

      Excluir
  2. Esse projeto de laser como arma vem desde a URSS, sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post deixa isso mais do que claro.

      Excluir
    2. Mais propriamente os estudos começaram em finais dos anos setenta e o primeiro voo foi em 1981. Michel, soube que os russos russos desenvolveram um veiculo terrestre com lasers. Sabe qual é? Vi um video dele até.

      Excluir
    3. Eu conheço 3: um é o 1K17 Szhatie, o outro é o KDHR-1H "Dal", o outro é o SLK 1Q11 "Stiletto" e o outro é o SLK "Sanguine".

      Excluir