Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Navio "Kommuna" chega aos 100 anos de serviço na Armada Russa


O Kommuna é o navio a mais tempo em serviço no mundo

O navio de salvamento “Kommuna” da Frota russa do Mar Negro, colocado em serviço nos tempos do Czar, completou 100 anos na última segunda-feira.

“Hoje foi içada solenemente a bandeira a bordo do navio em ocasião do centenário do batimento de quilha em São Petersburgo”, declarou o porta-voz da Frota do Mar Negro, o capitão de navio Vyacheslav Trujachov.

O porta-voz comentou que o nome original do navio era “Volkhov” e que o mesmo foi posto em quilha a exatamente 100 anos, em 12 de novembro de 1912. Um ano depois foi lançado e em julho de 1915 incorporado à Frota do Báltico.

Como navio de salvamento, foi utilizado pela primeira vez em 1917 para resgatar o submarino AG-15 afundado perto das ilhas Aland, situada entre a Finlândia e a Suécia.

“Durante a Primeira Guerra Mundial, participou do resgate de um submarino inglês e sua tripulação recebeu agradecimentos do Governo Britânico”, destacou o porta-voz.

Nos anos de Segunda Guerra Mundial, o navio prestou serviço à Frota do Báltico e foi utilizado pela Frota do Mar Negro na Ucrânia, particularmente para reparação de submarinos.

“Em 1967 foi repassado da base naval de Kronstadt (Golfo da Finlândia) para Sevastopol, no Mar Negro”, disse o porta-voz.

O Kommuna é um catamarã. Depois da modernização, ele leva os mais sofisticados equipamentos de salvamento, incluindo o robô “Pantera Plus”, e segue participando dos trabalhos de resgate submarino.

O navio desloca 3.100 toneladas, mede 81 metros de cumprimento. Desenvolve uma velocidade máxima de 8,5 nós e sua autonomia de navegação é de 4.000 milhas náuticas.

6 comentários:

  1. Parabéns, se fosse aki no BRASIL teria sido vendido como sucata, vide o NAE MG (A-11)poderia ser utilizado como porta Hellis...Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem vem que não tem. Eu estou cansado dos seus comentários pejorativos sobre a República Federativa do Brasil. O Minas Gerais tinha que sair de operação por motivos óbvios. A Rússia já aposentou muitos navios e submarinos em excelentes condições por falta de verba. Não se esqueça disso.

      Excluir
    2. O monitor encouraçado Parnaíba teve sua quilha batida em 1936 é o mais antigo vaso de nossa marinha de guerra, claro que já passou por varias reformas e atualizações, mas continua prestando bons serviços à flotilha do Mato Grosso.

      Excluir
  2. Ñ estou falando mal . estou mostrando o pq poderia ser, até o sub do sub secretário da ONU já disse q está prá lá de mal ekipados militar/ ....e se vc olhar o invetário das n FAs verá q é verdade às palavras deste sr. Só 5 subs meia boas p + 8,5 milhões de costa; 56 F-5M de (mlerda) e a Venezuela de SU 30M, ñ dá nem pra saída....pense.Eu kero ver o me BRASIL melhor ekipado. Conforme eu digo sempre: Se a vítima está armada(ñ precisa ser bem armada ) o predador dorme com fome...e p ontem.Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, você não está falando com nenhum iletrado em assuntos militares. Você poderia parar de falar sempre as mesmas coisas? Eu sei que nossas Forças Armadas estão sucateadas, mas não irei ficar falando isso toda hora. Os nossos F-5M estão mais atualizados que os Su-30MKV que a Venezuela comprou da Rússia. Não sei se você sabe, mas os caças Su-30MKV da Venezuela eram para ser da China. A China não os quis porque não estavam com um bom controle de qualidade. Os caças venezuelanos tem radares obsoletos e não tem capacidade BVR. Como pode um caça a guerra Vietnã ser melhor que os caças venezuelanos?

      Excluir
  3. O Chaves trocou "6" por 1/2 dúzia...falou...sds.

    ResponderExcluir