Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Militares reiteram importância estratégica de defesa da Nuclep


Mais do que uma grande indústria nacional, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) é hoje uma das mais importantes empresas dentro da estratégia de defesa brasileira. Essa visão não leva em consideração apenas a construção dos submarinos para a Marinha, porém, a ampliação do conteúdo local nos segmentos em que atua, reforçando a marca de excelência da indústria nacional e assumindo a sua posição como centro de referência profissional.

Essa ideia é compartilhada pelos militares do Instituto Militar de Engenharia (IME), do Exército, do Rio de Janeiro, e por integrantes da comitiva da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Guerra (Adesg), da Marinha, do Amazonas. Todos reiteraram a grandiosidade da empresa, não só na área industrial, com equipamentos de grande porte – alguns únicos no Brasil –, mas, principalmente, na construção de um novo país, que se pauta pela inovação e pelo desenvolvimento.

Foi de grande importância para nós, pois pudemos conhecer na prática o que temos apenas na teoria, nas salas do IME. O melhor é ter a oportunidade de visitar uma indústria da importância da Nuclep, que representa tanto para a defesa do país – frisou o capitão Gustavo Simão, professor do 5º ano do Curso de Engenharia Mecânica e de Materiais.

Durante a visita os alunos impressionaram-se com o torno vertical, capaz de trabalhar equipamentos com 500 toneladas e 16 metros de largura, um dos poucos no país com essa capacidade. Diante de equipamentos para a usina nuclear de Angra 3 e dos cascos dos submarinos, eles admitiram que o projeto é mais grandioso do que imaginavam e que apenas uma empresa do porte da Nuclep conseguiria desenvolver os equipamentos necessários para reforçar o selo Brasil de qualidade técnica.

O diretor industrial, Liberal Zanelatto, ressaltou aos integrantes da Adesg que empresas como a Nuclep são o orgulho da Nação, já que desenvolvem conteúdo nacional em áreas estratégicas para o país, como nuclear, naval e offshore, principalmente agora, com a descoberta dos campos do pré-sal. Ele reiterou ao comandante de Mar e Guerra, Dauster Sá Ribas Gonçalves, delegado da Adesg-AM, que a empresa responde com qualidade a todos os desafios apresentados pelo governo brasileiro.

Essa é uma empresa única, não apenas pela grandiosidade de seus equipamentos, mas pela visão inovadora que busca a cada dia. Temos consciência de nossa responsabilidade perante o mundo, símbolo que somos do Brasil preparado a responder com qualidade a todos os desafios que se imponham à nossa indústria – ressaltou Liberal.

A questão da qualidade é permanente na empresa. Esse ano, além de passar pela recertificação do selo ASME III, da Associação de Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos, essencial para a produção e certificação de equipamentos e componentes nucleares, a Nuclep teve na última semana a indicação para a recertificação do selo ISO: 9001. Em 2013 já está programada a recertificação ASME 8, voltada para a produção de vasos de pressão e caldeiras.

4 comentários:

  1. Essa industria irá produzir quais tipos de equipamentos? Uma outra dúvida, eu ouvi dizer que o Brasil possui um obus nacional, mais não encontrei nada á respeito, o Brasil produz ou já produziu algum obus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Engesa produziu certa vez o obuseiro EE-T1 Osório AP GHN-45 de 155mm.

      Excluir
  2. Nossos militares estão mt certos, e essa empresa significa n independência , em termos de combustivel, p os futuros subsNucks(espero um número de 6 em d 10 anos). do sucatemento de n FAs. Parabéns. Sds.

    ResponderExcluir