Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Força Aérea Iraniana tentou derrubar UAV americano em águas internacionais, afirma Pentágono

Acima um MQ-1A Predator (versão armada do do Predator)

Um caça de ataque iraniano disparou recentemente pelo menos duas vezes contra uma aeronave não-tripulada (UAV por sua sigla em inglês) americana de vigilância, a qual realizava uma missão de reconhecimento em espaço aéreo internacional, sobre o Golfo Pérsico, revelou o Pentágono nesta quinta-feira (08), acrescentando que a aeronave retornou à sua base ilesa.

Os disparos no Golfo acorreu antes das 05:00 EDT do dia 1º de novembro e foi sem precentes, disse George Little, secretário de imprensa do Pentágono.

O Pentágono não revelou o ocorrido antes porque os militares não discutem sobre missões de vigilância sigilosas, mas Little concordou responder algumas perguntas depois que alguns meios noticiosos deram tal furo de reportagem.

Little disse que UAV estava cerca de 16 milhas da costa iraniana, quando um caça de ataque de fabricação russa Su-25 Frogfoot interceptou o UAV a abriu fogo. Ele disse que essa foi a primeira vez que um UAV americano tivera sigo alvo de alguma aeronave em espaço aéreo internacional sobre o Golfo.

“Nossas aeronaves nunca estiveram em espaço aéreo iraniano (o que o RQ-170 Sentinel fazia então em espaço aéreo iraniano, Mr. Little?). Elas sempre voaram em espaço aéreo internacional”, disse Little a repórteres. “Os EUA comunicou os iranianos que vamos continuar com os voos de vigilância sobre águas internacionais sobre do Golfo Pérsico, de acordo com a prática de longa data e nosso compromisso com a segurança da região”.

Segundo o Pentágono, o Su-25 iraniano fez pelo menos duas passagem em baixa velocidade perto do UAV e abriu fogo várias vezes.

Little disse que uma vez que o Predator se viu sob fogo, ele começou a se deslocar para longe do caça iraniano, o qual continuou a persegui-lo por um bom período antes de deixa-lo em paz para retornar à sua base. O caça iraniano não seguiu o UAV por todo percurso de volta para a sua base, disse Little que se recusou a especificar qual base abrigava o UAV.

Ele disse que não havia outro avião dos EUA próximo que pudesse responder ao ataque, e acrescentou que os EUA acredita que o Irã estava tentando atirar o avião para derrubá-lo.

7 comentários:

  1. Isto me parece mais com tiros de advertência. Agora fiquei com uma dúvida, os radares que os americanos tem na região não pegaram o Su-25 chegando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza os radares americanos detectaram a aeronaves iraniana, mas não se esqueça que os americanos não tinham nada a temer ou correr, haja vista que o Predator estava em águas internacionais. Não se esqueça que o UAV americano estava a 25 km da costa iraniana, que o Su-25 tem velocidade máxima de 950 km/h, enquanto o Predator tem velocidade máxima de 217 km/h. Pra mim, a IRIAF tentou realmente derrubar o Predator, algo que já fizera algumas vezes com outros UAVs inimigos. Acontece que apesar do Su-25 ter capacidade de abater aeronaves, esse caça não apropriado para interceptação aérea.

      Excluir
  2. Acho que também foi tiro de advertência. Se SU-25 quisesse derrubar, teria derrubado. OS EUA adoram fazer drama. Eles violam a soberania de muitos países e ainda se fazem vítimas. Não é primeira vez que os EUA invadiram o espaço aéreo Iraniano.


    Bruno MMA

    ResponderExcluir
  3. Pobre Ovelinha do XTREME .
    deve ta a caminho Hospital kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Infor. eu acho q esse uav nao estava em aguas internacionais. oq vc pensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só falo embasado em fatos. Enquanto o governo iraniano não negar essa informação, eu fico com a palavra dos americanos por questões obvias.

      Excluir
  5. Os Persas ñ estão de bobeira, estão esperando o pior e td os seus caças estão no ar....eles ñ são o sudão o certoa país da AS...sds.

    ResponderExcluir