Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Britânicos e franceses já trabalham no desenvolvimento do UAV franco-britânico


BAE Systems Mantis

A Grã-Bretanha e a França deverão assinar um acordo para o desenvolvimento de uma aeronave não-tripulada (UAV por sua sigla em inglês) de alta tecnologia baseado "Mantis", UAV altamente secreto desenvolvido pela BAE Systems, em Lancashire.

O avião, capaz de atacar desde altas altitudes, depois de viajar grandes distâncias, será projetado pela BAE e Dassault Aviation.

A empresa francesa, fabricante do caça multifuncional Rafale, foi vencedora de uma concorrência para o fornecimento de novos caças para a Força Aérea Indiana. O caça francês sagrou-se vencedor ao desbancar o Typhoon, que é fabricado pelo um conglomerado de empresas europeias, dentre elas a BAE Systems e a Cassidian.

A aguardado acordo de £1 bilhão é visto como altamente significante. O acordo não só será o primeiro fruto do Tratado de Defesa e Cooperação franco-britânico, que foi assinado no inicio de 2011, mas também confirma que os aviões não-tripulados, como Typhoon, serão substituídos durante algumas décadas.

A Coligação e o Ministério da Defesa acreditam que agora os UAV e os bombardeiros são o caminho a seguir.

Stefan Zoller, diretor executivo da maior empresa de defesa da Europa, a Cassidian, disse semana passada: “Os veículos aéreos não-tripulados são o futuro da aviação militar. Como seguirá o Eurofighter? Será definitivamente não-tripulado e os sistemas aéreos já estão sendo apresentados hoje. Todo mundo na indústria está se preparando para os novos sistemas.

Zoller disse que Cassidian tinha investido cerca de £ 500 milhões em projetos da aviação de não-tripulados.

Ele admitiu que apenas uma futura cooperação entre os países europeus e alguns países emergentes avançados poderia elevar os enormes investimentos que são necessários.

Leia também: BAE e Dassault trabalharão juntas no desenvolvimento de veículo aéreo não-tripulado

Nenhum comentário:

Postar um comentário