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segunda-feira, 14 de março de 2011

BAE e Dassault trabalharão juntas no desenvolvimento de veículo aéreo não-tripulado

UCAV BAE Mantis servirá de plataforma para o desenvolvimento do UAV franco-inglês
A perspectiva do desenvolvimento de um avião não-tripulado franco-inglês para espionagem, detecção de ameaças e lançamento de mísseis para missões apoio aéreo aproximado (CAS - Close Air Suport) surgiu nessa segunda-feira após as empresas BAE e Dassault terem aprofundado a cooperação no desenvolvimento de aeronaves não-tripuladas

A empresa britânica BAE Systems e a francesa Dassault Aviation anunciaram nessa segunda-feira que assinaram um memorando de entendimento, que visa a cooperação exclusiva no desenvolvimento de uma aeronave não-tripulada, a qual operará em altitudes entre 10,000 pés (3048 metros) a 30,000 pés e que poderá ficar no ar por até 50 horas consecutivas. Além de França e Inglaterra, o UAV terá como público alvo as potências da Europa Ocidental.

Aeronaves desse tipo podem ser levadas ao campo de batalha para rastrear ameaças e às vezes são dotadas de armas. A Europa trabalha há muito tempo sem sucesso na escolha do substituto do UAV MQ-1 Predator, um UAV americano fabricado pela empresa General Atomics e que foi amplamente usado no Afeganistão e Iraque.

A empresa BAE Systems é parceira no programa Eurofighter e a Dassault é construtora do caça Rafale, ambas empresas são concorrentes no mercado de aeronaves militares, mas agora irão cooperação na aérea de veículos aéreos não-tripulados graças a assinatura de um importante pacto de defesa assinado pela França e Inglaterra em novembro do ano passado.

A aeronave não-tripulada a ser desenvolvida pela duas empresas será baseada no UCAV Mantis, desenvolvido pela BAE Systems e que fez seu primeiro vôo em novembro de 2009. O BAE Mantis é um UAV turboélice e pode ser armado com alguns tipos de mísseis.

O parceria será a maior entre os dois países no âmbito da indústria bélica em 40 anos. O último grande projeto entre os dois países fora o programa que deu origem ao caça de ataque ao solo Jaguar.

As empresas BAE e Dassault competem entre si em uma concorrência do grupo EADS que visa a construção do UAV Talarion.

Os gastos globais com aeronaves não-tripuladas deverá totalizar US$ 103,5 bilhões entre 2011 e 2020, segundo dados do Teal Group. Mais de três quartos desses UAVs deverão ser dos EUA, enquanto somente 10% da Europa.

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