Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Relatório do Exército Americano conclui que o Talibã realmente abateu o CH-47 Chinook em agosto

Dois CH-47 Chinook

Uma investigação do Exército Americano concluiu que o helicóptero CH-47 Chinook americano abatido na madrugada do dia 6 de agosto de 2011, na província de Wardak, sobre o Vilarejo de Tangi, foi realmente derrubado por uma granada disparada por uma arma anti-tanque que os talibãs estavam de pose, afastando assim a hipótese de falha humana e ou mecânica.

O informe se tornou público hoje, e teve o general Jeffrey Colt como encarregado da investigação. Ele assegura que helicóptero não foi alvo de emboscada, mas sim resultado de um elevado estado de alerta em que se encontravam os talibãs depois de três horas e meia de operações aéreas no vale de Tangi, na província de Wardak.

Colt também fez questão de ressaltar o profissionalismo e o preparo dos pilotos do CH-47 Chinook e que tinham muitas horas de vôo em combate em suas costas.

A tragédia teve grande repercussão no cenário mundial, isso porque 38 ocupantes da aeronave perderam suas respectivas vidas, dos quais 25 dos mortos eram membros do renomado grupo de elite da Marina Americana, o Seals. O grupo tinha ganhado fama internacional um mês antes do ocidente, uma vez que tinham conseguido matar ninguém menos que Osama Bin Laden, até então o líder da Al-Qaeda.

Os talibãs sabiam bem o que faziam. Cada noite no Afeganistão se levam a cabo numerosas operacionais especiais, entre 15 a 20, segundo a ISAF, parecidas com a operação do último dia 2 de maio, em Abottabad, Paquistão, que resultou na morte de Osama Bin Laden. Essas missões, conhecidas como “kill or capture” (morte ou captura) são realizadas por grupos de operações especiais. Quando os talibãs apontar os lança-granadas para o CH-47 Chinook, eles sabiam perfeitamente que abordo do helicóptero viajam companheiros daqueles que participara da Operação Gerônimo, que acabou com o inimigo nº1 dos EUA.

Leia o documento detalhando a queda do CH-47 Chinook clicando aqui.

Leia também: Talibã abate um CH-47 Chinook; 38 soldados da ISAF morrem
                        A ISAF desconhece se o Talibã opera armas terra-ar  

2 comentários:

  1. Precisava tanta investigação para confirmar que o Chinook foi derrubado por foguete do Talibans?

    ResponderExcluir
  2. Sim, precisava. Isso é praxe no meio militar.

    ResponderExcluir