A corveta Steregushchiy (acima) é o navio insígnia da classe Steregushchiy (Project 20382 Tigr é o nome de exportação) |
O estaleiro russo Severnaya Verf, situado em São Petersburgo, Rússia, entregará em uma cerimônia amanhã, sexta-feira, a segunda corveta invisível para a Armada Russa.
A corveta Soobrazitelny, a segunda do Projeto 20380 (classe Steregushchy) foi prohetada pelo Escritório Central de Projetos Navais da Almaz.
“A corveta tem características inovadoras no desenho seu casco, armamento, comunicações e eletrônicas”, disse o estaleiro em comunicado.
A primeira corveta do Projeto 20380 foi a corveta Steregushchy, que foi colocada em serviço na Frota Russa do Báltico em outubro de 2008, outras duas corvetas dessa classe, a Boyky e a Stoyky, estão em construção atualmente.
A classe Steregushchy é destinada a destruir navios inimigos de superfície, submarinos e aviões, e fornecer apoio de artilharia para o desembarque em praias. As corvetas dessa classe utilizam avançada tecnologia “stealth”, o que reduz a assinatura do navio aos radares secundários, bem como acústicos, infravermelhos, magnéticos e visual.
A Rússia planeja construir até 30 navios dessa classe para garantir a proteção de suas águas costeiras, bem como proteger as rotas de seu petróleo e gás, especialmente no Mar Negro e no Mar Báltico.
Leia também: Rússia construirá duas corvetas da classe Tigr para a Argélia
quem teria coragem de entrar no mar russo para ameaçar a produção ou carregamento do gas russo? acho q ninguem
ResponderExcluir